são palavras, frases ou situações que sugerem duplo sentido.
2006-07-14 02:22:12
·
answer #1
·
answered by Adri 3
·
8⤊
2⤋
Ambiguidade do latim Ambigide = Duplo sentido
2006-07-14 02:23:01
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
6⤊
0⤋
De modo geral, esse termo se refere à propriedade de certos enunciados poderem ser interpretados de diferentes maneiras, sendo, pois, sinônimo de “pouco claro”. Para Lyons (1981) ambíguo é um sinal que codifica mais de uma mensagem. Tal ambigüidade pode provir de uma “imperfeição” do falante ou de uma “deficiência” do sistema da língua. Convém destacar, no entanto, que nem sempre a ambigüidade é um problema. Muitas vezes, corresponde a uma intenção clara e determinada do falante, como ocorre, com freqüência, em textos publicitários e humorísticos. A ambigüidade só deve, pois, ser evitada quando é involuntária. E aí reside o problema: como evitar aquilo de que não nos damos conta? Nesse ponto, importa, então, ressaltar o caráter dialógico da ambigüidade, ou seja, a ambigüidade se instaura sempre no interlocutor. Em outras palavras, ela só existe para o outro, já que, quando produzimos nossos textos, quando interagimos, sabemos o que estamos querendo dizer, transmitir. O outro, o nosso interlocutor é que pode não atingir, não perceber a nossa intenção, o nosso propósito. A ambigüidade pode ser polissêmica, ou estrutural. No primeiro caso, deve-se à possibilidade de os vocábulos apresentarem mais de um significado; no segundo, ela se prende a problemas de construção. A ambigüidade derivada da polissemia do vocábulo pode ser evitada pelo esclarecimento maior do contexto, ou pela substituição do vocábulo polissêmico por outro de sentido equivalente; já no caso da ambigüidade estrutural, as causas são muitas e as possibilidades de eliminá-la variam conforme o problema que a origina. Carneiro (2001) apresenta algumas possíveis causas da ambigüidade estrutural, quais sejam: a) a difícil distinção entre agente e paciente (Ex. a demissão do ministro causou impacto); b) o mau uso da coordenação ( Ex. Pedro e Maria vão desquitar-se.); c) a má colocação de palavras (Ex. A professora deixou a turma entusiasmada); d) o mau uso de pronomes relativos, geralmente com dois antecedentes expressos ( Ex. Encontrei a menina e o primo de que lhe falei.);e) a não distinção entre pronome relativo e conjunção integrante (Ex. O jogador falou com a secretária que mora perto daqui.); f) a indefinição de complementos (Ex. o pai quer o casamento logo, mas a filha não quer.); g) o mau uso das formas nominais (ex. O advogado encontrou o réu entrando no tribunal.) e h) o mau uso dos possessivos. Nesse trabalho, focalizaremos o problema da ambigüidade no emprego dos pronomes pessoais e possessivos, lembrando, com Benveniste (1982: 51), que os pronomes não constituem uma classe unitária, mas espécies diferentes de acordo com o modo de linguagem da qual eles são os signos, pertencendo uns à sintaxe da língua e outros ao que se convencionou chamar “ocorrências de discurso”, já que incluem, além dos signos, aqueles que os utilizam.
2006-07-14 02:42:08
·
answer #3
·
answered by Andressa 2
·
6⤊
1⤋
é falar,escrever ou ter atitutes sem um o sentido claro. na língua portuguesa há várias´fases: exemplo "meu coração por ti gela" agora repita rápido esta frase. taí a resposta!!!!!!!!!!!
2006-07-14 02:29:59
·
answer #4
·
answered by gibral79 2
·
4⤊
0⤋
Ambiguidade é quando vc diz ou escreve algo que não tem um sentido claro, pode ter duas ou mais interpretações. Vc pode ter escrito ou dito algo que ficou ambiguo por acaso, mas muitas vezer é proposital, como em piadas, ironia, malícila..
2006-07-14 02:26:27
·
answer #5
·
answered by Renata Sartori 2
·
4⤊
0⤋
Ambiguidade é incerteza. Algo que seja duvidoso é algo ambíguo, incerto.
2006-07-14 02:45:03
·
answer #6
·
answered by Star 2
·
3⤊
0⤋
falta de clareza indecisão
duplicidade de significados
2006-07-14 02:20:18
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
A função da ambigüidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. É uma figura de palavra e de construção. Embora funcione como recurso estilístico, a ambigüidade também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má colocação da palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da oração.
2006-07-14 02:19:41
·
answer #8
·
answered by ? 3
·
1⤊
0⤋
Falatr alguma coisa com mais de um sentido.
2006-07-14 02:21:56
·
answer #9
·
answered by marcelo_blade 2
·
1⤊
1⤋