English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Procuro malucos que como eu acreditam que não estamos sós no Universo.

2006-07-14 01:47:59 · 6 respostas · perguntado por sabena206 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

6 respostas

Vou ponderar alguma coisa, mesmo sem ser o "maluco" que Você procura... :-)

Primeiro, não tem sentido perguntar se estamos "sozinhos". O Universo é, sempre esteve aí, sempre vai estar, em seus ciclos dinâmicos de construção e reconstrução. De modo que nós apenas estamos, pois o Universo não se cientifica de nossa existência, apenas agregou condições para que surgíssemos dentro dele, num jogo de "acidentalidades". Conseqüentemente, não tem sentido falar em "desperdício" de espaço. Que enorme presunção é esta, de que nós (incluindo todos os bichos e plantas) preenchemos algum espaço? O espaço é apenas espaço, a matéria ocupa uma parcela infinitesimal do espaço, de modo que ele já está bem "desperdiçado". Se tomarmos apenas o plano orbital do nosso sistema solar, nem 0,1% do espaço é ocupado por algum tipo de matéria. Pior: as massas galácticas estão SE AFASTANDO umas das outras, em certas regiões até mesmo em velocidades próximas à da luz! Bota rarefação nisto!

E nós... ora, nós, apenas um fenômeno cósmico dentre tantos outros, que só consegue ser interessante para nós mesmos.

Segundo, para haver observação, é preciso interação, e não há nenhuma condição de o que quer que seja nos observar, ou nos fazer "companhia", no Universo, pois, ou é vazio de "vida" (como a entendemos) ou tem tipos de vida completamente incompatíveis e não passíveis de interação conosco. Se isto se traduz em "solidão", bem, estamos sós. Feliz ou infelizmente. Pode ser triste, mas pode ser ótimo também. Sabe lá o que poderia aparecer para nos azucrinar...

Terceiro, a história de que há tantas estrelas, dentre elas tantas com planetas, dentres estes, tantos similares à Terra etc., chegando-se a um número de planetas possívelmente habitados, é só isso mesmo: possibilidade e probabilidade.

Quarto, este mesmo raciocínio pode ser aplicado em qualquer escala: qual a chance de haver uma galáxia habitada, dentre as milhões avistados? Maior do que haver um só planeta. Mas, e daí? Mesmo, invertendo a tese, que haja "alguém" por aí, as distâncias astronômicas inviabilizam contatos diretos. Como já disse outro respondente: se não estamos sós, certamente estamos a sós. Do ponto de vista informacional, é como se estivéssemos sós.

Saudações, irmão na solidão!

2006-07-14 03:04:14 · answer #1 · answered by THC1138 2 · 2 0

espero q nao

2006-07-14 01:57:55 · answer #2 · answered by wendell a 7 · 0 0

Querida Sabena,


Você acha que realmente, com tantos outros planeta, sistemas, galáxias e um Universo que ninguém tem noção do seu tamanho´, somente o planeta TERRA é habitado?! Seria um desperdício enorrrrmes com certeza!!


Um abraço,
=]

2006-07-14 01:51:57 · answer #3 · answered by Viví 2 · 0 0

sim porque solidão é algo terrivel para humanidade.

2006-07-14 01:50:26 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Eu também acho que não estamos sozinhos, será que Deus criou o universo e só deu vida a terra???

é uma boa pergunta né??

2006-07-14 01:50:05 · answer #5 · answered by Igor 4 · 0 0

sozinhos não sei... mas a sós é bem provável.

2006-07-14 01:49:31 · answer #6 · answered by Sergio Simao 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers