English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

acho que a mentira está relacionada com a insegurança, falta de amor próprio... e muitas vezes essas duas coisas estão relacionadas com a depressão, que pode ser uma doença relacionada com deficiência hormonal, problemas neurológicos ou ainda caiusada por fatores externos como a falta de amor próprio e etc, se tornando o problema uma bola de neve: sou deprimida pq sou insegura e sou insegura pq sou deprimida...

2006-07-14 01:06:19 · answer #1 · answered by suica_07 3 · 0 0

Pode ser uma doença, chamada mitomania, cujos sintomas são estudados a fundo pela Medicina Legal. Muito resumidamente, quando for o caso, trata-se de um desequilíbrio psíquico, no qual o enfermo, naturalmente, chega até mesmo a acreditar nas próprias mentiras; e também não pode viver em paz sem elas.
Todavia, às mais das vezes, a mentira não passa de descaramento (ex.: políticos).
Por fim, há certas mentiras que não se enquadram em nenhuma das duas espécies acima aludidas. São mentirinhas necessárias e inofensivas, que fazem parte de nosso cotidiano, e sem as quais nosso relacionamento com as pessoas seria insuportável. Exemplificativamente, imagine a visita, que ficou duas semanas hospedado em sua casa, rematando em despedida: "desculpe-me qualquer coisa". A bem da verdade, você poderia dizer: "foi um incômodo dos diabos, mas eu lhe desculpo, desde que seja a última vez que você apareça por aqui; afinal, minha casa não é estalagem". Ora, isso nos tornaria misantropos, indefectivelmente; daí a necessidade de pequenas mentiras, desde que estas não prejudiquem a outrem.

2006-07-19 13:44:31 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Em determinado grau ela pode sim, ser considerada uma doença. Chega a um ponto que a pessoa mentirosa passa a realmente acreditar no que fala, dando ênfase e até buscando um meio de comprovar o que diz!Ela tem consciencia que é mentira, mas tem algo que a faz acreidtar nisso e por conta disso vai levando adiante...entram muitas vezes em contradição, mas mesmo assim não sentem vergonha. Passa a ser algo incontrolável e no fim sofrem muito por isso, afinal trata-se de uma fantasia, de algo que realmente gostariam de ter ou de estar vivendo, mas sabem que não é o que acontece.

2006-07-14 08:30:49 · answer #3 · answered by pedrinha_arken 1 · 0 0

nem toda mentira e por falta de vergonha ( as vezes "e melhor" conta um mentira pra nao criar problema.....as vezes isso e doença sim.

2006-07-14 08:25:43 · answer #4 · answered by wendell a 7 · 0 0

Em muitos casos e sim uma DOENÇA, mais em outros ou melhor na grande MAIORIA e falta de VERGONHA NA CARA mesmo.. as vezes as pessoas vivem no mundo na LUA, e criam uma historia mesmo sabendo que ela não existe... Quem viu a grande familia ontem rasgou de rir do AUGUSTINHO sonhando com uma "AP" que nem esxistia mais o cara tava manteando a pose na mentira, fazendo altas viajens, vendo ate os moveis paraa cozinha, ilho da mãe,MUITO ENGRAÇADO!

2006-07-14 08:20:17 · answer #5 · answered by Luiz Alberto_Cascavel 1 · 0 0

Não a classificaria como doença, na maioria das vezes a utilizamos para nos proteger, se esquivar dos problemas. Mas às vezes usamos para proteger terceiros. Analisar a mentira é realmente muito complicado, mas tendo a dizer que é uma falta de vergonha porque a utilizamos por mera covardia

2006-07-14 08:16:17 · answer #6 · answered by oliver 2 · 0 0

Pede ser também um mecanismo de defesa que a pessoa usa ou também uma fulga da realidade.Mas é preciso ser trabalhado isso por que é algo muito sério.

2006-07-14 08:13:05 · answer #7 · answered by Cris 1 · 0 0

a mentira pode ser os dois pois,existem pessoas como por exemplo podemos ver no filme do jimcarey não sei se o nome está certo, mas sei que o filme fala sobre um homem que tinha uma vida estavel até que começou a usar a mentira e saiu muito mal,e então as vezes é doença sim mas a maioria das vezes é falta de vergonha na cara.

2006-07-14 08:06:47 · answer #8 · answered by carla eu e Deus.... 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers