English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-13 17:35:49 · 11 respostas · perguntado por Prof. Afonso Ribeiro - Terapeuta 3 em Ciências Sociais Sociologia

11 respostas

É longa a explicação, mas espero que satisfaça sua curiosidade!
A Universidade de Paris que começou a conceder a honraria somente aos diplomados em Direito, chamando-os de DOCTORES CANONUM ET DECRETALIUM, por volta do século XII. Eram estudiosos do Direito, e quando ocorreu a fusão deste com o Direito Canônico, passaram a chamar os diplomados de DOCTORES UTRUISQUE JURIS.
Percebe-se daí, que, pelas suas origens, o título de Doutor é honraria legítima e originária dos Advogados ou Juristas, e não de qualquer outra profissão. Os próprios Juízes, uns duzentos anos mais tarde, protestaram (eles também recebiam o título de Doutor tanto das Faculdades Jurídicas como das de Teologia) contra os médicos que na época se apoderavam do título, reservado aos homens que reservam as ciências do espírito, à frente das quais cintila a do Direito!
Não é sem razão que a BÍBLIA – livro de Sabedoria – se refere aos DOUTORES DA LEI, referindo-se aos jurisconsultos que interpretavam a Lei de Moisés, e PHISICUM aos curandeiros e médicos da época.
Sendo essa honraria autêntica por tradição dos Advogados e Juristas, entende-se que a mesma só poderia ser estendida aos diplomados por Escola Superior, após a defesa da tese doutoral. Agora, o bacharel em Direito, que efetivamente milita e exerce a profissão de Advogado, por direito lhe é atribuída a qualidade de Doutor. Se não vejamos: O Dicionário de Tecnologia Jurídica de Pedro Nune, coloca muito bem a matéria.
Eis o verbete: BACHAREL EM DIREITO - Primeiro grau acadêmico, conferido a quem se forma numa Faculdade de Direito. O portador deste título, que exerce o ofício de Advogado, goza do privilégio de DOUTOR.
O decano dos advogados de Campinas – Dr. João Ribeiro Nogueira – pesquisador incansável, lembra muito bem em artigo publicado no "Correio Popular" de 3 de agosto de 1971, um alvará régio editado por D. Maria I, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em Direito, passaram a ter o direito ao tratamento de DOUTORES! Ora, todos sabem que uma lei só perde sua vigência quando revogada por outra lei. Assim, está plenamente em vigor no Brasil esse alvará que outorgou o título de DOUTOR aos advogados! Não consta nesse alvará legal, que tenha sido estendido a nenhuma outra profissão! E tanto isto é verdade, que à época, um rábula, de notável saber jurídico e grande honrabilidade, obteve também a honraria, por exercer a profissão, mas foi necessário um alvará régio especial, sendo doutorado por decreto legislativo, pois não era advogado diplomado em Faculdade de Direito.
A lei está em vigor, assim como tantas outras da época do Império, que não foram revogadas, como o nosso Código Comercial de 1850, em partes.
Por tradição e por direito, somos Doutores. E não poderia também ser de outra forma, uma vez que, exercendo a profissão de Advogado, o bacharel em Direito, está constantemente defendendo teses perante Juízos e Tribunais, que, julgando procedentes suas razões, estarão de um modo ou outro, aprovando suas teses, sobre os mais variados ramos do Direito. E o que se dizer do Advogado perante o Tribunal de Júri, Tribunais Superiores, Auditorias? Não sustenta diária e publicamente suas teses?
Os motivos são inúmeros, como você viu. Eu sou Advogada, e pela lei, isso é um direito que todo Advogado possui. Se outras profissões também o fazem, devem igualmente lutar para que esse título seja outorgado a eles também.
Não é pretensão do Advogado, está na lei!

2006-07-13 17:51:47 · answer #1 · answered by danielainvernizzi 2 · 7 2

Porque os que não são doutores são hipócritas!!!

2006-07-13 17:45:02 · answer #2 · answered by pauloventuraases 3 · 1 0

Vamos enterrar tudo isso com um só golpe?!

A Lei de 11 de agosto de 1827, responsável pela criação dos cursos jurídicos no Brasil, em seu nono artigo diz com todas as letras: "Os que frequentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovação, conseguirão o grau de Bachareis formados. Haverá tambem o grau de Doutor, que será conferido àqueles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos que devem formar-se, e só os que o obtiverem poderão ser escolhidos para Lentes".

Traduzindo o óbvio. A) Conclusão do curso de cinco anos: Bacharel. B) Cumprimento dos requisitos especificados nos Estatutos: Doutor. C) Obtenção do título de Doutor: candidatura a Lente (hoje Livre-Docente, pré-requisito para ser Professor Titular). Entendamos de vez: os Estatutos são das respectivas Faculdades de Direito existentes naqueles tempos (São Paulo, Olinda e Recife). A Ordem dos Advogados do Brasil só veio a existir com seus Estatutos (que não são acadêmicos) nos anos trinta.

Senhores.

Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc.

A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.

Falo com sossego.

2016-08-26 01:44:04 · answer #3 · answered by romildo jorge 2 · 0 0

Porque médicos são chamados de "doutores" se não tem doutorado?

2006-07-13 22:50:50 · answer #4 · answered by HeRbiE 3 · 0 0

Meu querido, é pelo mesmo motivo que todos os médicos que não têm doutorado são chamados também de "Doutores" Ok?

2006-07-13 17:54:24 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Doutor que faz doutorado.
Mestre que faz mestrado.

2014-06-03 03:27:23 · answer #6 · answered by Flávio 2 · 1 2

Pela lógica do idioma, doutor é o especialista que conhece e estuda uma DOUTRINA (conjunto complexo de conhecimentos, princípios e leis).

Nesse sentido amplo, são doutores os advogados, os teólogos, catequistas e outros. Os médicos poderiam sê-lo.

Em sentido estrito, o doutor deve ter cursado um doutorado válido e tê-lo aprovado. Pode ser ele um PhD (Philosophical Doctor ) ou MD (Medical Doctor).

Muito boa a resposta acima, de Daniela Invernizzi. Própria de uma doutora, dominadora da doutrina de sua profissão (ainda que não seja PhD).

2006-07-13 18:04:23 · answer #7 · answered by Francisco V 6 · 1 2

Dizem que é a continuação de um costume antigo. Na verdade ele deve ser chamado de doutor sempre que estiver no exercício da sua profissão.
Se alguém souber de outras respostas melhores, por favor, responda, pois eu ´também tenho minhas dúvidas.

2006-07-13 17:46:06 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Pura pompa besta herdada do formato antigo das faculdades.

2006-07-13 17:44:05 · answer #9 · answered by Luvfoxxx 1 · 1 2

Qualquer um no brasil que tm um pouco de dinheiro eh chamado de Doutor. Delegado, fisioterapeuta,, leitora de baralhos, benzedor, macumbeiro:[Dr fritz], m que mente eh doutor em mentiras. Um que cria galinhas eh o Dr do galinheiro.
Vc eh doutor, tambem, nao sei do que pois nao li tu perfil. Ms veja o que vc faz de melhor. Isso. Voce eh Doutor nisso.
E como os advogados sao Bandidos com crdenciais alem de doutores, sao considerado Advogado do diabo.

2006-07-13 23:57:26 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 3

fedest.com, questions and answers