English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se fosse assim, com certeza a realidade atual seria muito diferente.

Na minha opinião melhoraria.

2006-07-13 05:37:32 · 7 respostas · perguntado por Vinnicius 2 em Governo e Política Militares

7 respostas

Entre as tantas opiniões pertinentes aqui deixadas por outros particiantes, cabe destacar que o Exército não sabe fazer papel de polícia, como também não tem nos seus quadros pessoal com formação jurídica voltado para a interpretação de leis como delegados de polícia. Sempre que as Forças Armadas são alvos de ações criminosas, sempre recorrem ao auxílio das polícias. Só que deixar isto vir a público e dar o braço a torcer soa como desmoralização.

Exército ou Forças Armadas em geral devem ser utilizados para aquilo que foram criados. Se Exército tivesse que ir para as ruas, pra quê então existir polícia? Será que o mundo todo está errado? Além do mais, soldados, graduados e oficiais não estão preparados MESMO para confrontos urbanos e na maioria das vezes ficam perdidinhos em situações de combate com criminosos, até mesmo porque não estão acostumados com a geografia da maioria das favelas. Isso quando não vão acompanhados de policiais de verdade ou até mesmo não são resgatados. Lembremos também que um recruta mal sabe pegar numa arma e até os militares mais experientes não têm uma intimidade diária com o armamento. As próprias Forças Armadas de nosso país vêm sendo ano após ano desmanteladas e não têm nem roupa e nem comida para os militares nos quartéis. Os armamentos estão sucateados ou funcionando precariamente, navios e aeronaves estão sendo aposentados por falta de condições de mantê-los. O que poderia e deveria ser feito é desconcentrar as unidades militares que estão no Rio de Janeiro e São Paulo (mais da metade do efetivo estão nesses estados) e redistribuí-las pelas fronteiras; mexer na constituição para que o Exército tome conta e fiscalize essas fronteiras, coibindo a entrada de armas e drogas; da mesma forma, a Marinha deveria ganhar poder de fiscalizar e patrulhar os portos e rios, assim como a Aeronáutica atuar da mesma maneira nos aeroportos. Atualmente nossas Forças Armada não têm competência legal para este tipo de ações, que são atribuições da Polícia Federal. Vejamos: a Polícia Federal tem a obrigação de fiscalizar e policiar portos, aeroportos e fronteiras, mas não tem efetivo para isto. As Forças Armadas têm um efetivo grande, mas não têm poder legal para isto. Se a lei fosse mudada neste sentido, a Polícia Federal ficaria menos sobrecarregada para fazer papel de polícia que é investigar os crimes de âmbitos federal. E falando em segurança pública, o que precisa são os governos (e a população) tomar vergonha na cara e entender que sem investir na seleção, na preparação e na remuneração de policiais, jamais teremos um serviço de qualidade. É possível um serviço de qualidade sem servidores de qualidade? Se você não tornar a carreira policial atraente para as pessoas preparadas (pagando bem), quem irá querer ser policial? Somente quem está desempregado ou ganhando muito menos na iniciativa privada. Ou então tem que ter muita vocação para seguir uma carreira mal paga, desprestigiada e que não dá a mesma certeza que a maioria das profissões onde o cidadão sonha em chegar aos trinta ou trinta e cinco anos depois e se aposentar. O cara não sabe nem se vai estar vivo no dia seguinte! E se chegar vivo trinta anos depois? Será que não estará aleijado numa cama? Precisamos começar a arrumar a casa (o Brasil) pelos governantes e pelas leis.

2006-07-13 14:22:27 · answer #1 · answered by Feliz 2011!!! 3 · 1 0

O exercito é uma fachada meu amigo... no Brasil eles nem conseguem defender suas próprias armas...

2006-07-15 22:41:51 · answer #2 · answered by Veneno 3 · 0 0

Na minha opinião esse pessoal deveria ter uma atividade que não fosse apenas fazer educação física, com excessão os de fronteira, patrulha aérea e marítima.

2006-07-14 03:41:19 · answer #3 · answered by li_veda 5 · 0 0

Isso só aconteceria se o Brasil entrasse em guerra com outro país, segundo as leis.
A missão constitucional do Exército, entre outras, é defender a nação contra agressões estrangeiras. Já a da PF é investigação e captura de criminosos. Isso na esfera federal. Nos Estados, a Polícia Civil realiza a investigação (pelo menos deveria...) e manda os casos pra Justiça. As PM realizam policiamento ostensivo.
Como pode ver, as missões são bem diferentes, e seria muito complicado pro Exército comandar isso tudo.

2006-07-13 05:54:34 · answer #4 · answered by CapCaverna 2 · 0 0

Recentemente o Exercito comandou todas as forças, havia alguma ordem nas ruas entretanto voce e eu nao tinhamos direito algum em virtude o AI5.
Em regimes ditatoriais como o que o Brasil viveu até 1987 o exército ao invés de permancer na posição para a qual foi concebido tomou o poder e fez o que bem entendeu. Sites como esse seriam proibidos, alias boa parta da web brasileira nao existiria.

A separação das forças é necessaria para a harmonia do Estado de Direito. A União possui sua força que é a Policia Federal e as Centrais de Inteligencia, Os Estados Federativos possuem a sua que são a Policia Militar e a Civil, e por fim os Municípios possuem a Guarda Municipal.

As tres forças Militares, Exercito, Marinha e Aeronautica não interferem nessa construção por serem forças destinadas a potenção do País e da União.


Acredite, se o exercito voltasse ao poder a sua vida e a minha seriam terriveis, talves ate tivessemos segurança pra andar nas ruas porem so teriamos essa vantagem pois não existem direitos civis em Ditaduras Militares.

2006-07-13 05:51:38 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

exercito nas ruas constantemente? tanques de guerra, helicopteros, caminhoes, homens fortemente armados... isso soa mais como uma cena de guerra do que com o que planejamos e sonhamos como ideal de vida feliz e saudavel. devemos nos mobilizar e nos concentrar em procurar outras solucoes.

2006-07-13 05:44:40 · answer #6 · answered by renata san 1 · 0 0

Bela pergunta , mas enquanto não fizerem a reforma do judiciário vai continuar essa bagunça, pois essa leis só favorecem os bandidos e políticos...

Um abraço!!

2006-07-13 05:42:07 · answer #7 · answered by PC 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers