Faça o seguinte:
1º - Ignore muitas das bobeibas que escreveram aqui.
2º - Contrate um bibliotecário. Profissional realmente qualificado para o assunto.
Assim vc vai contribuir para o crescimento de uma cultura de biblioteca que falta no Brasil e sobra em paises desenvolvidos.
2006-07-13 13:25:58
·
answer #1
·
answered by Roger 2
·
2⤊
0⤋
Se você quiser realmente um trabalho bem feito contrate um bibliotecário ou faça faculdade de Biblioteconomia.
2006-07-18 12:25:35
·
answer #2
·
answered by erica_austen 5
·
1⤊
0⤋
Uma rara pergunta;Possa eu responder ou ao menos insinuar o que se passa entre um sentido de organização.Vejamos a seguinte pergunta:_Como organizar uma Biblioteca?_Possa eu responder da seguinte maneira,lhe revelando a ti como se organiza a tua vida;Ser um breve e rápido entender de como organizar uma biblioteca,pois sua vida passa por rápidos conceitos sem que possa o notar,Veja sempre a frente e tente perceber de que isto ser experiência e não frutos jogados fora.
Uma Organização deve ser feita em plena atitude leve e disposta a mudar o que se passa pelos lados em que tente mudar,possa a começar por agora e tentar organizar com um pedaço de papel e um lápis cada ato de tua vida.
2006-07-14 08:20:09
·
answer #3
·
answered by Levvy Gusttavo 2
·
1⤊
0⤋
Não é simples assim, caso contrário não haveria nível superior em Biblioteconomia!E é lei uma bibliotecária exercer tal função no caso de instituições! Se o seu acervo fosse pessoal você desconsideraria o que foi ressaltado!
Beijos
2006-07-13 10:20:30
·
answer #4
·
answered by Adriana Conceição 1
·
1⤊
0⤋
Como montar, administrar e utilizar uma biblioteca?
Orientações para utilização do acervo bibliográfico encaminhado pela AAPAS
INTRODUÃÃO
Dentre os projetos especiais desenvolvidos pela Alfabetização Solidária (Alfasol), destaca-se o de Incentivo à Leitura. Nele, são preparadas e executadas ações como a articulação com outras instituições, visando a parceria para inclusão dos municÃpios da Alfasol em projetos de implantação de bibliotecas, a realização de campanhas para doação dos livros, a triagem do material doado e a composição do acervo.
Como forma de incentivar o hábito da leitura na comunidade, os municÃpios parceiros recebem um conjunto de livros variados. São obras de ficção, referência, literatura infantil, entre outros gêneros, que podem ser acrescidos ao acervo da Biblioteca Municipal, caso o municÃpio possua uma. Os livros também podem ser disponibilizados numa sala com livre acesso à comunidade, desde que tenha um controle mÃnimo de empréstimo e devolução.
Com a doação dos referidos tÃtulos, a Alfasol pretende motivar a implementação de ações relacionadas à leitura, pois o hábito de ler revela-se como uma oportunidade de acúmulo de conhecimento, no intuito de formar um aluno/leitor mais consciente e capacitado para as exigências escolares e da vida prática.
O acervo oferecido também auxilia os alfabetizadores no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico, como por exemplo a elaboração das aulas e do seu desenvolvimento pessoal.
Para melhor utilização dos livros, a Alfabetização Solidária elaborou este documento, visando facilitar a organização e manuseio do acervo bibliográfico no municÃpio.
Sugere-se também a realização de contato com a Instituição de Ensino Superior parceira do municÃpio, para desenvolver um trabalho conjunto ao longo dos módulos e para garantir o acesso dos alfabetizadores, alfabetizandos e da comunidade em geral aos acervos.
INSTALAÃÃO DO ESPAÃO/BIBLIOTECA
1. Local adequado (como deve ser a sala)
a- A sala não pode ser úmida;
b- A iluminação deve ser farta;
c- Sala bem ventilada;
d- Recomenda-se que a sala tenha mesas e cadeiras, para que os alfabetizadores, alfabetizandos e a comunidade em geral possam estudar e ler, sozinhos ou em grupo.
2. Funcionamento da biblioteca/sala
Para que a biblioteca/sala tenha um bom funcionamento no que se refere a organização dos livros , faz-se necessário:
a- Registrá-los
Os livros devem ficar à disposição dos professores, alunos e da comunidade em geral, mas sempre retornar à biblioteca. Sendo assim, é preciso que a pessoa responsável pela biblioteca/sala saiba que livros fazem parte do acervo. Para ter este controle a primeira medida é fazer o registro de todos os livros que existem na biblioteca e de todos que vierem a fazer parte do acervo.
A princÃpio, pode-se utilizar um caderno especialmente preparado para esse fim ou um fichário; o mesmo deve conter colunas onde são anotados os dados mais importantes, como por exemplo nome do autor e obra. Ressalta-se que um registro no mÃnimo deve conter um número de entrada para cada livro chamado “número de tombo”, seguido do nome do livro e do autor e data de entrada.
Os livros que este municÃpio recebeu ou receberá deverão ter tombamento explÃcito e a utilização dos mesmos não é exclusividade dos alunos e alfabetizadores da Alfabetização Solidária.
b- Classificá-los
A classificação é utilizada para reunir os livros na estante. Uma das formas mais simples é classificar os livros em grupos e em cores. Em grupos de acordo com seu gênero: ficção, poesia, prosa... Exemplo de classificação de obras segundo seu gênero: Angústia (Graciliano Ramos) - ficção-prosa; Poesia Completa (Jorge de Lima) – ficção-poesia; Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Junior) – não ficção; Atlas Atual de Geografia (Vicenzo Raffaele Bochicchio) – obras de referência.
Cada livro também deve ter uma etiqueta de identificação contendo o nome do grupo ao qual faz parte, o nome do autor e também deve ter cor, para que a mesma indique o grupo ao qual pertence o livro, isto facilitará a localização do livro na estante.
3. Regras para empréstimo do acervo
Para que o livro possa ser emprestado, a biblioteca precisa ter um mÃnimo de controle. A princÃpio o livro precisa ser preparado para empréstimo. Recomenda-se que se elabore um cartão de empréstimo. Este cartão deve ter a identificação do livro (tÃtulo, autor e número de classificação). Sugere-se que deixe espaço para anotações básicas de controle de empréstimo, exemplo: nome da pessoa que retirou o livro e datas de retirada e devolução. Na última folha do livro, cole um cartão para anotar a data em que o livro deve ser devolvido e guarde o cartão de empréstimo em um fichário ou caixa de empréstimo.
Caso o número de pessoas que retiram os livros seja grande, é bom que se faça a inscrição dos usuários.
4. Cuidados que se deve ter com o acervo
a- Vire a página dos livros pelo meio (nunca molhe os dedos para virar as páginas, pois pode manchar o papel);
b- Não risque, escreva ou faça qualquer tipo de marca nos livros;
c- Não dobre as folhas nem use clipes para marcar as páginas;
d- Não arranque as folhas do livro;
e- Limpe, periodicamente, os livros com um pano seco tirando toda a poeira;
f- Não manuseie os livros com as mãos sujas;
g- Somente utilize cola para conserto dos livros.
5. Soluções para alguns problemas (adaptações que podem ser realizadas)
Se seu municÃpio não possui as condições ideais para instalação do espaço/biblioteca, recomenda-se alguma adaptação:
Problema: Não existe espaço exclusivo para instalação da biblioteca/sala
Solução: Coloque uma estante em uma sala de aula, na secretaria do colégio ou até mesmo em uma sala da prefeitura, o importante é que os alfabetizadores, alfabetizandos e a comunidade em geral tenha acesso aos livros.
Problema: Não existem estantes para colocar o acervo.
Solução 1:Monte uma estante utilizando tábuas e tijolos. Na falta dos tijolos, utilize cordas e tábuas de madeira. Perfure cada tábua em suas extremidades, para passar as cordas.
Solução 2: Também podem ser utilizadoos caixotes para colocar os livros, os mesmos devem ser empilhados uns sobre os outros.
Problema: Não existe luz elétrica no espaço reservado para colocar o acervo.
Solução: Coloque as mesas e cadeiras o mais próximo das janelas.
6. Estratégias de motivação para leitura
Sugere-se que se mobilize os alfabetizadores para que estes desenvolvam as estratégias abaixo com os alfabetizandos em sala de aula.
a- Oficina de Leitura
A oficina tem por objetivo a reunião de alunos que passam um determinado perÃodo lendo livros, revistas, jornais e depois desenvolvem textos, trabalhos baseados na leitura que foi feita.
b - Varal de poesias
Configura-se em um varal mesmo, são colocados um ou mais cordões esticados e com auxÃlio de pregadores de roupas são fixados poemas, poesias, textos produzidos pelos alunos. O varal chama mais atenção que o mural.
c - Dramatização/ Teatro/ Representação
O objetivo é colocar o texto em ação. à uma maneira de despertar o interesse para leitura no que se refere a determinado autor ou tipo de literatura.
d- Debates
As notÃcias e os temas atuais podem ser debatidos em sala de aula. O debate pode ativar o interesse pela leitura de um bom livro.
e- DDia de Leitura
Trata-se de um dia reservado para leitura, com brincadeiras e jogos elaborados e desenvolvidos a partir dos textos lidos.
OBSERVAÃÃO:
Lembre-se: “lugar de livro é na mão de aluno/leitor e não na estante”.
CONCLUSÃO
As orientações e sugestões de como organizar e manusear o acervo ora apresentadas, vêm ressaltar que não basta enviar os livros para o municÃpio, é preciso colocá-los nas mãos dos leitores, que são: alfabetizadores, alfabetizandos e a comunidade em geral. Também se faz necessário intervir com estratégias de motivação para leitura, permitindo que o diálogo se estabeleça não só entre leitores - autores - textos, mas também entre leitores (alfabetizandos) e professores (alfabetizadores) da classe.
O ato de ler implica necessariamente um diálogo com o mundo e com o envio do acervo aos municÃpios parceiros, a Alfabetização Solidária trabalha proporcionando a ampliação da visão de mundo daqueles que têm acesso aos livros, permitindo assim, uma maior conscientização dos mesmos para o exercÃcio de sua cidadania.
2006-07-13 07:30:43
·
answer #5
·
answered by Cant 5
·
1⤊
0⤋
Quanto ao ambiente agradável, você mesma, pode criar. A dificuldade maior, está na catalogação e localização do material. Acho que se você tiver um computador e um bom programador de micro, você pode desenvolver um sistema, visto que tem que ter uma relação entre, livro, obra, autor, assunto, localização, datas, editora, etc.
Com uma palavra chave, você resolve. Isto é, qualquer dado que você colocar no campo específico criado para isso, estará localizado e melhor identificado o material. Não dá para dizer tudo, mas acho que é um caminho. Manualmente, fica difícil montar uma biblioteca.
2006-07-14 03:58:13
·
answer #6
·
answered by Patetão 5
·
0⤊
0⤋
Procure separar por autores, coleções, e os variados, fica melhor (visualmente falando) a separação por tamanhos.
2006-07-13 17:50:16
·
answer #7
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Nas prateleiras, a organização pelo assunto é a melhor, pois permite que quem não tem nenhum título ou autor em mente possa buscar livremente o assunto ou estilo que prefere.
É importante que os livros estejam catalogados de forma que se possa encontrar também por autor ou título em um índice (se for informatizado, melhor ainda!).
Os marcadores nas estantes podem estar simbolizando o assunto ou estilo, por exemplo, ciência teria um desenho de um microscópio ou béquer borbulhando, e quanto mais colorido melhor!
lugares confortáveis para leitura e um sistema de segurança como um local para deixar mochilas do lado de fora são importantes (alunos não são anjinhos...).
2006-07-13 12:59:52
·
answer #8
·
answered by Lica 1
·
0⤊
0⤋
Uma questão de administração pois deve começar separando
as categorias entre didáticos e livros literários , depois é uma questão de organizar os autores ,melhor organizar de forma histórica ,isso vai ajudar nos pedidos dos alunos ,
Seria muito importante numera-los pois é a administração de ninguém roubar nenhum livro não é verdade .
Cobre uma pequena multa a quem devolver livros pós o tempo marcado.
Isso fará com que eles respeitem a biblioteca,
Eventos na biblioteca são fundamentais para um bom funcionamento ,
Não resista ,monte essa biblioteca,é muito legal
beijos
2006-07-13 12:55:08
·
answer #9
·
answered by rocktri 2
·
0⤊
0⤋
eles usam um modelo chamado ddr inventado por um alema, cujo nome me foge a memoria agora!
2006-07-13 10:58:45
·
answer #10
·
answered by josesegundo2 2
·
0⤊
0⤋