O Esperanto sofre, infelizmente, de uma falta de estudo pedagógico e de incentivo monetário para que se realize como língua verdadeiramente internacional. Mente, com total falta de decoro, quem diz que o Esperanto é fácil. Não é! Estão aí os quatro acusativos, os correlativos e o monte de sufixos e prefixos que o aluno deve decorar.A própria UNESCO, que diz tanto apoiá-lo, não coloca as mensagens de "Feliz Natal" e "Próspero Ano Novo" em seus cartões. Ao contrário, estes trazem escritos essas mesmas mensagens em vários idiomas, mas não o Esperanto.
Participe do Projeto NESTO!
Aprenda Esperanto! Ensine Esperanto!
E ajude a crescer a comunidade esperantista através do mundo. Em pouco mais de um ano já atingimos mais de 60 paises e mais de 2000 alunos.
O projeto NESTO usa simbolicamente o nome "ninho", como simbolo de nascimento para novos esperantistas. Unimos professores e alunos, através da internet, oferecemos professores de alto nível aos alunos, de acordo com a língua natal do aluno.A idéia básica do projeto é ensinar Esperanto, desenvolvendo e disseminando o sentimento de democracia lingüística entre as pessoas. Com isso, pretendemos auxiliar a criação de núcleos esperantistas locais e regionais, que tenham como base a interação dos professores e alunos.
2006-07-12 17:23:27
·
answer #1
·
answered by ALFREDO D 5
·
0⤊
1⤋
Desculpe... só falo o nosso português, inglês e javanês.
2006-07-22 15:45:59
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
ola .
tenho amigos esperantista q divulgam pelo boca a boca, falam se cominicam com pessoas de diversos lugares do planeta,,... e aprenderam com cursos gratuitos.
2006-07-13 09:26:50
·
answer #3
·
answered by Milton 2
·
0⤊
0⤋
Divulgar o Esperanto é algo que faço diariamente, pode acreditar, pelos seguintes meios:
1- INTERNET, através de artigos que publico no "WIKIPÉDIA";
por e-mail, quando alguém me procura para saber sobre o idioma; através da divulgação de músicas esperantistas, a partir de arquivos que baixo da internet, em sites como o www.musicexpress.com.br ; através de cartas que envio às redaçoes de jornais eletronicos e sites de notícias que disponibilizam seus conteúdos em Esperanto;
2- No meu trabalho, despertando a atenção de meus colegas para o uso do Esperanto e sua importância prática;
3- Auxiliando e dando cursos do idioma;
4- Mantendo contato com esperantistas de todas as partes do mundo;
Pra finalizar, gostaria apenas de retificar algumas coisas:
1- Todos tem o direito de criticar, mas criticar sem conhecimento de causa é simplesmente uma aberração intelectual abominável. Portanto a opinião de pessoas que dizem que ninguém se ocupa com a divulgação do Esperanto ou que você tem que procurar muitissimo para achar um outro esperantista é tão desprovida de senso quanto dizer que a Terra gira ao redor da lua e o sol está incrustado no céu da Terra!
2- Para quem ainda não sabe e não quer mais incorrer nas duas asneiras que lemos acima, aí vão alguns dados:
Existem atualmente mais de 30 rádios que transmitem sua programação totalmente em Esperanto; os Papas fazem suas saudações em Esperanto;Existem mais de 150.000.000 de links possíveis quando a palavra ESPERANTO é digitada no GOOGLE;existem mais de 50.000 obras literárias escritas ou traduzidas para o Esperanto; Existe centenas de Universidades no mundo todo, inclusive Brasil, que disponibilizam a seus alunos o curso de Esperanto.... etc....
Um abraço.
2006-07-12 17:31:49
·
answer #4
·
answered by Dagoton 1
·
0⤊
0⤋
hauhauhauhauhauhauhauhauhauhuha
eu axu q eh u ingles
vc pod ir pa qlqr lugar nu mundu i sempi vai axar algm q fali ingles
agora jah esperantu vc vai tr q procurar mtuuuu + encontrar algm q fali...
hauhuiahuahuahuahuha
2006-07-12 17:02:19
·
answer #5
·
answered by l0k1nh4 4
·
0⤊
0⤋
Minha querida;hoje em dia, duvido que alguém o faça!
2006-07-12 16:53:57
·
answer #6
·
answered by pauloventuraases 3
·
0⤊
0⤋