A fórmula se não me engano é CH2 ( CH3x ) OH - P - CH2 ( CH3x ) OH, isto para cima e para baixo do P também por ele fazer 4 ligações.
CH2 ( CH3x ) OH - Lípideo, o CH3x varia por isto o x.
A membrana plásmatica apresenta um modelo mosaico fluido, ao qual é constituído por fosfolipides e proteínas ( Transporte, receptores, etc ) intercaladas, além dos fosfolípedes nos animais ainda existe uma grande quantidade de colesterol, quanto mais colesterol mais rigída é a membrana, nos fungos existe grande quantidade de ergosterol, daí os anti-fungicos. Nas bactérias gram-positivas além da membrana lipídica a maior constituição é de um membrana de peptídeos glicanos.
Os fosfolipídios agregam-se naturalmente formando uma camada dupla na qual as porções não-polares, hidrofóbicas, constituídas por ácidos graxos, estão voltadas para dentro da membrana, a região polar formada pelo grupo fosfato, fica na parte externa da membrana, sendo assim hidrossolúvel o que facilita a entrada de água que é polar na célula.
2006-07-13 02:11:09
·
answer #1
·
answered by julio_cesabh@yahoo.com.br 3
·
2⤊
0⤋
Os fosfolipídios das membranas plasmáticas bacterianas consistem de ácidos graxos saturados ou monossaturados - nunca poliinsaturados - e não contêm esteróis.
Os fosfolipídios agregam-se naturalmente formando uma camada dupla na qual as porções não-polares, hidrofóbicas, constituídas por ácidos graxos, estão voltadas para dentro da membrana. A membrana fosfolipídica envolve e delimita a célula. A região não-polar da membrana evita a difusão da maioria das moléculas para dentro e para fora da bactéria.
2006-07-12 22:39:15
·
answer #2
·
answered by jessy 2
·
0⤊
0⤋