Bem não sou especialista no assunto, mas me parece que a sua origem vem do baralho do Tarô. O jogo de Tarô tem um total de 78 cartas. Estas são divididas em duas categorias: Arcanos superiores e Arcanos Inferiores.
Os Arcanos Superiores são 22 cartas que representam o lado espitual da vida, tais como O Louco, A Morte, O Enforcado, A Lua, Os Enamorados entre outras. O jogo de baralho atual vem dos Arcanos Inferiores do Tarô que representam o lado material da vida. No baralho do Tarô, os Arcanos Inferiores são 56 cartas divididas em 4 nipes (ouros, copas, paus e espadas). São 14 cartas para cada naipe: de ás a dez, mais rei, rainha (não dama), valete e cavaleiro.
O naipe de ouros representa o elemento terra, o de copas representa a água; o de paus, o fogo; e o de espadas, o elemento ar. Que unidos formam o plano físico em que a humanidade vive.
O baralho atual herdou todas estas cartas do Tarô, menos o cavaleiro. E o Curinga vem do Arcano Superior O Louco.
Só a título de curiosidade, ouvi dizer que nas cortes européias do séc. XVIII, o baralho representava um jogo dinástico que traduzia as disputas hegemônicas daquela época. O naipe de Copas seria a casa do Bourbons que governaram a França até a Revolução de 1789. O de ouros, representava a Casa dos Stuarts que então regia a Inglaterra. O de Paus, a Casa dos Habsburgos da Áustria. E o de Espada, as Casa reais da Escandinávia. Assim, os nobres sumulavam nas mesas de baralho os embates da política externa daquela época.
2006-07-17 10:33:14
·
answer #1
·
answered by Max 3
·
0⤊
0⤋
bom como sua pergunta é bastante aberta em relação a especificação de que baralho se trata, posso dizer que se for as cartas de tarot eles surgiram como forma de divulgar um conhecimento e para que este não sucumbisse no tempo ou por inimigos que preferiam vendar as pessoas.
2006-07-13 16:26:04
·
answer #2
·
answered by cygano2001 2
·
0⤊
0⤋
Desconheço a origem do baralho, provavelmente é oriental.
Quanto aos naipes, eles reproduzem a transição da Sociedade Feudal para a a Sociedade Capitalista.
COPAS - representa o CLERO , já que o coração simboliza o Amor, mensagem por excelência do Cristianismo.
ESPADA - representa a NOBREZA, já que os cavaleiros nobres são antes de tudo guerreiros e a espada é a arma-símbolo desta condição.
OUROS - representa a BURGUESIA , simbolizando o ouro a riqueza.
PAUS - representa os camponeses, já que aparenta ser um instrumento de trabalho no campo.
2006-07-12 22:16:10
·
answer #3
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
0⤋
O "baralho", ou "cartas de jogar", deve ter sido inventado na China, por volta do século X a. C. Obviamente, em pouco se parecia com o baralho hoje utilizado. As cartas eram estreitas e longas, trazendo ideogramas que indicavam seu "valor".
Já para os naipes do baralho, uma interpretação interessante é a que encontrei no best-seller "O Código Da Vinci". No livro, o autor Dan Brown, afirma que os naipes do baralho moderno derivam do Tarô e seriam simbolos ligados ao "Santo Graal":
- Espadas - facas, simbolizando a lâmina e o "masculino".
- Copas - taças, simbolizando o cálice e o "feminino"
- Paus - cetros, a linhagem real, o bastão florescente
- Ouros - pentagramas, a "deusa" e o sagrado feminino
As cartas de tem valores de 1(o Ás, que também pode ser a última carta) até o 10, vindo em seguida as cartas com letras, o "J", valete, a "Q", dama e o "K", o rei. São divididas em 4 naipes, habitualmente conhecidos como paus e espadas (de cor preta, simbolizados por uma "arvore" e uma "espada" estilizada, respectivamente"), e ouros e copas ( um losango e um coração, respectivamente) de cor vermelha.
2006-07-12 21:18:23
·
answer #4
·
answered by jessy 2
·
0⤊
0⤋