Na democracia você pode tentar mudar o governante corrupto. Na ditadura, seja ou não militar, não. Se o ditador for um sujeito bonzinho, o que eu duvido, ainda daria para suportá-lo. Se o ditador alem de corrupto for sanguinário, aí você está lascado, porque não têm meios pacíficos para tirá-lo do cargo.
Pelo sim ou pelo não, a democracia é mais viável, mesmo sendo o ser humano sujeito à corrupção, uma praga existente em toda e qualquer comunidade humana através da História. Mas, onde você tem mais medidas sociais e menos desigualdade, a corrupção é menor, e os meios de coibila, mais eficientes.
2006-07-12 13:55:32
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
Nenum tipo de ditadura seria melhor que a democracia. O que é necessário é agente nos comportarmos como cidadãos consciente.
2006-07-18 18:26:29
·
answer #2
·
answered by li_veda 5
·
0⤊
0⤋
nenhuma ditadura, seja ela militar ou não é melhor do que a democracia.
vote direito, vote consciente, vote com maturidade e verá
MUDA BRASIL - VOTO CONSCIENTE - ORIENTE O SEU VOTO
2006-07-17 19:21:50
·
answer #3
·
answered by lourenço l 4
·
0⤊
0⤋
Relevando os atos de violência ocorridos em épocas Ditadoras, o Militarismo ainda é aceitável, sendo que a democracia nos dá "certo livre arbítrio", porém existem milhares de pessoas com fome e sofrendo maus tratos pelo próximo, já no Militarismo todos são obrigados a se respeitarem, o que ocasiona uma ordem completa, ensinando o que é realmente organização política!
2006-07-15 19:00:16
·
answer #4
·
answered by sayonara_oc 2
·
0⤊
0⤋
A questão não é exatamente o Regime Politico, analise melhor a 40 anos qual era o comportamento social das pessoas? será que erá somente por causa da Ditadura?
Quanto a não conhecer ninguém que fala mal é simples virá e mexe é noticiado fatos sobre torturas, homicidios, etc...
A democracia é muito melhor em muitos aspectos, econômicos, sociais... a falha é mais na questão moral...
Sendo bem claro o problema da democracia é o mal eleitor!
2006-07-13 01:20:31
·
answer #5
·
answered by Sergio Lopes 2
·
0⤊
0⤋
Devemos parar e pensamos antes de darmos uma resposta para não servimos de chacota da nossa ignorância política.
O que e bom ou ruim, só com deveres, ou com direitos e deveres, isto os que falam bem da ditadura militar não sabem responder, porque será, viviam de ilusões, sonhos. acreditavam que ter um reajuste de salário anual de 100%, era bom, mas a inflação de mais de 40% ao mês, enquantos meses comeria este reajuste, quem fala bem, tem este argumento como maior e melhor desempenho deste governo, são hoje os nossos analfabetos políticos, que não sabe, que são apenas membros de curais eleitorais.
Na democracia podemos tentar sempre concerta o errado, em um regime duro e frio, não.
Na ditadura militar também tínhamos ladrões, só que não podia, dizer, basta estudar a divida brasileira, e ira descobrir.
Quanto a forma de se governa este pais, seria a do parlamentarismo (tenho esta convicção, com o voto facultativo), ao qual muitos neste pais, tem medo.
2006-07-12 22:30:36
·
answer #6
·
answered by WR 3
·
0⤊
0⤋
Para início de conversa, eu não sei a sua idade, mas se você estudou ou conhece alguém que tenha estudado no tempo da ditadura poderá comprovar que a EDUCAÇÃO não era melhor, simplesmente existiam Escolas e havia Educação, o que hoje não existe. Você podia mandar seus filhos para a Escola e sabia que haveria aula e não GREVE. As escolas públicas não reprovam mais, até a 8ª série. Isto, somente porque o Governo "democrático" está de olho no dinheiro mandado pela UNESCO. A regra é "quanto mais gente na escola mais dinheiro entra", não importa a que preço.
HOSPITAIS - Responda a essa pergunta: você vê algum político procurando atendimento nos hospitais públicos? Se a sua resposta for não, saberá sobre a qualdidade deste serviço.
SALÁRIOS: Trabalho desde 1982, mas de 1986 para cá só vejo o poder aquisitivo do meu salário diminuir. A "estabilidade" da moeda brasileira tem somente 12 anos, antes disso foram 18 anos de hiper-inflação. Por exemplo, compare os aumentos das tarifas públicas com o aumento do seu salário.
GLOBALIZAÇÃO: A promessa era de que os empregos aumentariam, que os salários melhorariam. De fato foram criados milhares de postos de emprego, a custa de outros que foram extintos mas os salários não melhoraram, tudo porque não houve investimento em educação.
INVESTIMENTOS: Este governo "democrático" simplesmente não investe em pesquisa, desvia o dinheiro da saúde (vc sabe quanto o Brasil arrecada com a Contribuição PERMANENTE Movimentação Financeira (CPMF)?), privatiza estradas, mas continua cobrando o IPVA e vc ainda paga por estacionar na rua!
Tem muito mais para escrever...
2006-07-12 21:58:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Claro que não! Tudo o que esta acontecendo agora é consequência da falta de sensibilidade dos generais presidentes que ficaram no poder de 64 a 85. O Delfim Neto, czar da economia durante o período ditatorial, dizia: "vamos fazer o bolo econômico inchar para reparti-lo depois. o bolo cresceu e nenhuma migalha foi dada ao povo. Médici, o mais carrasco dos presidentes de farda, dizia "a economia vai bem, mas o povo vai mal". Isso sem falar nas torturas, nos desaparecimentos de pessoas, na censura. Na Ditadura não existiria este Yahoo Respostas. Qualquer crítica ao governo era censurada. Não precisamos de autoritarismo: precisamos de autoridades.
2006-07-12 21:29:50
·
answer #8
·
answered by RENAN 2
·
0⤊
0⤋
Nos ainda vivemos em ditadura....ditadura camuflada....diferenca eh que so a midia e os bandidos ganharam forca.....que vantagem o povo leva.....
2006-07-12 21:06:41
·
answer #9
·
answered by thuthukinho_43 6
·
0⤊
0⤋
Isso depende muito. Se vermos a nossa história, e a de outros países, a ditadura militar se mostrou muito eficiente em aspectos como corrupção, evolução do país, educação, entre outros itens. Eu realmente apoio uma ditadura.
Contudo, temos que observar o outro lado da moeda. Não existe mais um "Getúlio Vargas", embora muitos o esculachem, eu o acho o maior de todos os tempos. Vou responder o porquê.
Ele criou e desenvolveu as estradas brasileiras, sendo que, quando ele se suicidou, 26% das estradas eram asfaltadas (e eram asfaltos novos, perfeitos). Reformulou a educação. Redigiu pelo menos 90% das leis trabalhistas que hoje conhecemos (como as férias e o 13º salário, que antes não existiam), entre milhares de outras coisas. Claro, teve a parte "ruim" disto: foram executadas milhares de pessoas no antigo DOI-CODI. Contudo, ninguém falou que muitos destes eram espiões, estupradores, assassinos, sequestradores, corruptos e toda aquela casta de gente que está nos presídios, superlotando o sistema carcerário e consumindo o dinheiro dos nossos impostos. Se tu foste estuprada, mulher, tenha em mente que o seu estuprador está sendo sustentado com o TEU dinheiro, quando tu pagas teus impostos. Se tu, meu velho, perdeu tua filha porque alguém a matou, tenha em mente que estás pagando pra que ele fique numa boa. E estamos pagando muito, mas muito caro mesmo.
Por estas e outras, eu defendo uma ditadura, desde que o ditador seja inteligente e coerente, assim como foi Getúlio Vargas e outros tantos.
Esta é minha posição sobre este assunto. Se alguém quiser conversar a respeito, manda um mail pra mim: cybertecnology2005@yahoo.com.br. Um abraço a todos.
2006-07-12 21:06:11
·
answer #10
·
answered by Elias 1
·
0⤊
0⤋