English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não seria um paradoxo atribuir valor a uma causa, considerando-se a diferença de poder monetário entre as pessoas? Serviços como justiça, batizado e enterro não deveriam ser gratuitos para garantir a igualdade entre as pessoas?

2006-07-12 12:20:46 · 4 respostas · perguntado por soseiquenadasei 1 em Ciências Sociais Sociologia

4 respostas

Olha, vou te dizer....

Ao que me conste (não sou advogado) o "Valor da Causa" tem, entre outras coisas, definir o que se pretende, não importando se o autor da ação é rico ou pobre.

O valor da causa é, muitas vezes simbólico, apenas para efeitos de custas judiciais, honorários advocatícios, etc., principalmente se o autor está sob o Pálio da Justiça Gratuita (Lei Federal n.º 1.060/1950, art. 12).

Não é a justiça que te diz qual o valor da causa e sim você.

Se, por exemplo, resolve entrar com uma ação trabalhista contra tua ex-empresa, o valor da causa será, nada-mais-nada-menos o valor que você (ou teu advogado) considera ser o valor do teu acerto.

Por outro lado, numa ação de indenização por danos morais e materiais, o valor da causa PODE SER o que você considera justo. Então, você PODE PEDIR 100 salários mínimos a título de danos morais e, os danos materiais, você prova, com os documentos comprobatórios das tuas despesas em virtude do que se pretende ser indenizado.

E aí, a meu ver, vem a questão mais importante. O enriquecimento ilícito. O sujeito pede uma quantia astronômica por conta de um pequeno dano...

Entendeu? Espero que sim, porque até eu mesmo fiquei em dúvida, he he he.

Gostei da pergunta. Tocou num assunto interessante e diferente do que vemos dia-a-dia aqui no Yahoo.

Sobre batizados e enterros, também acho que deveriam ser gratuitos, porque a justiça, ao que me conste, já é.

Abraço.
P.S. Os advogados que me desculpem se falei alguma besteira.

2006-07-12 12:52:00 · answer #1 · answered by PaiDePrimeiraViagem 3 · 0 0

bem colocado meu amigo, outra que deveria ser de graça, mas é cobrada pelos cartórios na maior cara de pau: O REGISTRO DE NASCIMENTO, e agora com o enterro, as funerárias disputam a tapa os defuntos estão em algum lugar público.

2006-07-16 19:48:31 · answer #2 · answered by iskaprapeskapaku 2 · 0 0

Realmente, também já me perguntei isso... lembro ter ficado indignada quando descobri que é preciso pagar para ser enterrado... e se a pessoa não tem dinheiro nem pra comer, vai ter que pagar para morrer? Outra coisa que me deixou pensando foi o fato de os cemitérios, pelo menos aqui na minha região serem de religiões específicas só podendo ser enterradas lá pessoas praticantes da religião...

2006-07-12 19:41:07 · answer #3 · answered by Jujjynha 2 · 0 0

Seu pensamento é coerente e justo, e concordo com sua posição.

Grande Abraço! ANNA DOMINGAS

2006-07-12 19:27:49 · answer #4 · answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers