Muitos pontos que formam o pensamento moderno foram arquitetados pelo Nietzsche, tá certo. Mas sem dúvida o ponto de partida do Nietzsche foi o Schopenhauer. Ele próprio admite o Schopenhauer como 'seu mestre'. A epistemologia schopenhaueriana é maravilhosa, ele é um grande leitor e crítico de Kant.
O principal ponto que liga os dois: O Schop. considera a coisa-em-si kantiana como Vontade, como se fosse uma força ou impulso instintivo nas coisas do mundo para que a ordem deste se mantenha. Nossa vantagem como homens, logo dotados de intelecto, é justamente o poder de reconhecer essa Coisa-em-si universal, e poder controlá-la (não sermos guiados pelo instinto, pelas vontades sexuais, violentas, etc). O que não me desceu no Schopenhauer é o fato de ele ser, num nível prático, determinista: Tudo que fazemos é determinação de nossa natureza e genes, que acima de tudo é a atuação da vontade sobre nós. A questão parece ser contraditória com o que ele considerou a respeito da Vontade e nossa capacidade, através da razão (Vernunft) de nós a contornarmos, pra entender isso eu aconselho que você leia o Livro 1 do "Mundo como vontade e representação" e um bocado de Kant ("Crítica da razão pura")
O Nietzsche transforma a vontade schopenhaueriana em 'potência', mas não arrisco muito em falar sobre isso pois ainda estou estudando Schopenhauer, não estudei Nietzsche tão a funda pra te afirmar algo :)
Se você tiver interesse em estudar o Schopenhauer, minhas dicas são as seguintes:
* antes de tudo ler Kant
* começar com 'O Livro arbítrio' do Schopenhauer, livro de leitura fácil e curtinho (150 páginas)
* Mundo como vontade e representação + apêndice
* + complementos que ele lançou posteriormente, que saiu pela Martin Claret sob o nome "A Morte, Metafísica do amor, O sofrimento do mundo".
Espero ter ajudado, divirta-se e desmarque todos seus compromissos pro próximo semestre se for ler Schopenhauer, pois o velho perturba.
2006-07-12 11:48:51
·
answer #1
·
answered by tinacalysto 2
·
5⤊
1⤋
Nietzsche, por que ele desperta em seus leitores a vontade de viver, de realizar, de ser sujeito ativo de sua própria vida. Enquanto Schopenhauer considera os instintos inferiores à racionalização, Nietzsche corajosamente eleva os instintos, colocando que são eles os responsáveis por tudo de digno, bom, belo e justo que o homem pode criar, por que são a realidade em oposição ao ideal. Penso que Nietzsche estava certo quando colocou que as ideologias são oriundas da fraqueza e da covardia, ao passo que as ações impulsionadas pelo desejo de fazer valer a sua própria vontade elevam o homem à categoria de senhor do mundo, isto é o que ele chamou de "vontade de potência."
2006-07-12 17:33:24
·
answer #2
·
answered by Ana M 4
·
2⤊
0⤋
o meu preferido é spinosa. vc conhece? quando conhecer vai se apaixonar.
2006-07-12 11:31:01
·
answer #3
·
answered by tom de azul 4
·
0⤊
0⤋
Foram dois filósofos do século passado. Nietzsche escreveu uma tese sobre Deus. Com o título ''Deus não existe.'' Deve ter
sido revoltante para a Igreja católica.
Schopenhauer, lamento, eu nunca li, aliás nem li Nietzsche.
Schopenhauer deve ter sido melhor pelas suas experiências vividas e questionadas sobre os conflitos dos homens.
2006-07-12 11:34:56
·
answer #4
·
answered by aninha 6
·
0⤊
1⤋