English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

Penso que os colegas que afirmam que não deveriam existir as cotas deveriam refletir um pouco mais. Pensem comigo: o ideal realmente seria que todos tivessem o acesso a uma boa educação básica para assim competir de igual pra igual num vestibular, porém, isso não aconteceu até hoje e a situação é de urgência, os pobres, negros e índios nunca tiveram vez e a política de cotas é uma maneira de dar a eles essa oportunidade. Claro que paralelo a isso deve-se investir ferreamente na qualidade da educação básica, aí no futurõ não se precisará mais de cotas... mas no momento, fa-se necessário, deixemos de utopia, as grandes mudanças só acontecem se for na marra! E cá pra nós: tenho certeza que os contemplados por essa política serão profissionais muito mais humanos... e como precisamos da humanização de nossos profissionais!!!

2006-07-13 11:01:41 · answer #1 · answered by N�a A 3 · 2 1

Isto é uma forma de políticos demagogos unir o útil ao agradável. Ao mesmo tempo em que conseguem chamar a atenção com uma falsa preocupação em relação as desigualdades, adiam a responsabilidade deles de investir na educação fundamental e de ensino médio. Igualdade é educação de qualidade no ensino básico para que quando o cidadão chegue a idade adulta possa ter condições de competir com qualquer um. Quando você cria cotas, ou seja, separa, está discriminando (discriminar = separar). O concurso é uma forma de exercício da democracia, onde todos disputam vagas de forma igual. O preparo de cada um pode ser diferente, mais o nível de dificuldade é colocado de forma igual para todos. Neste país onde "cota" virou moda, por que será que esses mesmos políticos não estabelecem cotas para as vagas deles, seja para negros ou para mulheres? Já disse que sou contra, mas que tal quando eles vierem com esse tipo de demagogia alguém propor um número de cotas também para vereadores, deputados e senadores?

Quanto a criar métodos para se aproveitar alunos oriundo sde escolas públicas, aí sim poderia ser uma boa idéia, pois abrangeria pessoas de qualquer cor e também estimularia o aluno a ter um bom desempenho nas escolas de 2º grau.

2006-07-12 13:25:20 · answer #2 · answered by Feliz 2011!!! 3 · 0 0

A polêmica das cotas acaba tirando o nosso foco daquilo que de fato é crítico no nosso país em termos de educação pública, que é o ensino fundamental e médio. Há muito tempo as universidades públicas são a elite das universidades no país, e é natural que haja mais candidatos que vagas. Devido ao fato de o ensino fundamental e médio ter sido sucateado ao longo dos anos ocorre que, ao menos nos cursos mais concorridos, a maior parte dos alunos que ingressam são oriundos de famílias mais abastadas. Infelizmente, as pessoas que ingressam nas universidades públicas via cota, e que não teriam condição de ingressar pelo vestibular normal, produzem o efeito de nivelamento por baixo, ou seja, o ensino superior, por uma falha do ensino fundamental e médio, passa a afrouxar os requisitos para ingresso. Isso em longo prazo só criará os seguintes efeitos: preconceito, pois hoje em dia um médico, engenheiro, advogado, dentre outros, negro, que se forma em uma universidade pública passou pelo crivo dos concorridos vestibulares, enquanto que daqui alguns anos não se saberá se o profissional em questão utilizou das cotas ou não, o que colocará em questionamento a capacidade do mesmo. E em segundo lugar, as cotas afetarão o nível dos ingressos em universidades públicas, que se aproximarão cada vez mais das universidades de fundo de quintal.
Não dá pra matar uma praga que está na raiz da árvore podando e cuidando das folhas. Se o problema está na raiz, deve-se atacar a raiz.

2006-07-12 03:39:06 · answer #3 · answered by Roger That! 2 · 0 0

Quem precisa de cotas para entrar para a Universidade são os pobres de qualquer raça.
Os negros que me desculpem mas quem começou esta história de escravidão foram os bisavós deles mesmos.
Agora tem que fazer força como todo mundo para subir na vida. Se aqui no Brasil só os negros estivessem em desvantagem. Mas não. Todos os brasileiros, sejam brancos, azuis ou amarelos, se têm vontade e competência para estudar, têm direito às cotas.
Aliás, para que cotas? Universidade devia ser gratuita, por mérito, para todos.

2006-07-12 03:24:59 · answer #4 · answered by Silvana M 3 · 0 0

Aqueles que á favor deveriam repensar a sua opinião, as cotas marginalizam os futuros acadêmicos, e castram os direitos daqueles que lutam ingressar numa faculdade por seus méritos, e não pela sua cor.
As cotas seriam justas para aqueles que tem um histórico escolar na rede publica, afinal negros e brancos freqüentam a mesma escola, e não podem ser diferenciados através de cotas, por isso sou contra as cotas, elas não beneficiam ninguém ao contrario ela MANCHAM a vida do futuro profissional.

2006-07-12 03:18:55 · answer #5 · answered by marcos a 3 · 0 0

Nao deveria existir.

2006-07-12 02:26:37 · answer #6 · answered by brasil19701994 6 · 0 0

Sou contra.
Cotas para negros, índios, pobres, .... só vem provar que somos um país racista. E que temos um governo que não dar valor para a educação de nosso povo.
se tivéssemos uma educação digna não precisaria de cotas por que todos teriam as mesmas condições de estudar, trabalhar, de segurança, de lazer, enfim, viver dignamente.
Um abraço

2006-07-12 02:18:48 · answer #7 · answered by Augusto 3 · 0 0

Eu sou totalmente contra.Isso tá na cara que é o governo tampando o sol com a peneira.Imagina uma pessoa que não tem base alguma passando no vestibular!Nunca vai se formar na faculdade so colando mesmo!Fora que o preconceito aumenta mais pois é o mesmo que dizer que só os brancos são capazes de passar sem auxílio nenhum.Como se os negros não fossem tão capazes como os brancos.Isso é ridículo!

2006-07-12 02:18:22 · answer #8 · answered by alinefer 1 · 0 0

Ridiculo!!!!!!!!!! No Brasil infelizmente a discriminação é com os brancos , amarelos , indios ... A cor das pessoas não influencia em nada ... pelo menos aki no Brasil ( um país multi étnico)
Vagas para todos !!!!!!!!!!!!! Negros não são os únicos com necessidades , não são mais bonitos , não são os únicos com problemas!!!!!!!!!!!!!!!!Quem estuda passa ... quem não ... que procure votar melhor nessas eleições para que se conssiga um ensino de qualidade que é o que falta realmente nesse país!!!!!!!!!! E p dar risada ou chorar essa ***** de governo com propostas absurdas ...?!?!?!

2006-07-12 02:04:54 · answer #9 · answered by Guilherme B 1 · 0 0

Um erro. O que o governo está tentando fazer, apesar de louvável (tentar garantir a igualdade de condições), é uma afronta à todas as raças. Ao mesmo tempo que o governo comete racismo por "estar trabalhando em rpol dos mesnos favorecidos", ele acusa a sociedade brasileira de ser racista. Não nego que há, sempre existiu e provavelmente sempre irá existir esse racismo em nossa sociedade, mas julgar que toda sociedade o é, antes de tudo, é uma vergonha nacional, como muitas outras que nosso presidente nos vem fazendo passar.

2006-07-12 02:03:04 · answer #10 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers