Bem, as chances não são as melhores, mas não é uma resposta simples. Também não significa que é impossível entrar na USP ou UNICAMP.
O ensino público atual sobreu queda de qualidade devido ao sistema de progressão continuada, criado há alguns anos atrás, logo o vestibulando que tem seus estudos de nível médio e fundamental concluídos através do ensino público tem uma dificuldade maior em passar no vestibular, mas as chances podem aumentar dependendo do tipo de curso superior a ser escolhido.
Na USP por exemplo, existem cursos extremamente concorridos, com um vestibular difícil de passar até para quem fez os melhores cursinhos pré-vestibular, como medicina, publicidade, engenharia e ciências da computação. Em contrapartida, cursos com uma menor concorrência e maior número de vagas são mais fáceis e as chances dos candidatos aumentam. Exemplos de cursos com menor concorrência são cursos nas áreas de humanas, como letras, cursos em licenciatura de matemática, etc.
No site da Fuvest existe muita informação, estatísticas, notas de corte e outras dicas que podem ajudar o vestibulando na escolha.
Uma grande dica aos que querem entrar na USP mas têm medo dos cursos mais concorridos é fazer o vestibular para um curso menos concorrido e, após entrar na USP, depois de seis meses ou um ano, tentar pedir a transferência de curso para o desejado. Aparentemente essa é uma saída válida, pois há muitas desistências mesmo nos cursos mais concorridos!!!
As pessoas, algumas delas pelo menos acabam saindo no primeiro ou segundo semestres, literalmente abandonando o curso, seja ele medicina, direito ou qualquer outro curso super concorrido. Isso é um fato. Nessa idade o jovem está descobrindo coisas e pode descobrir que acabou de passar em um vestibular super concorrido para uma área que ele não gosta realmente, daí abandona o curso.
2006-07-12 01:23:15
·
answer #1
·
answered by zenop 2
·
0⤊
0⤋
Você já ouviu falar na estória da bicicleta de 1 milhão de dólares que os americanos produziram para competir numa das olimpíadas. O americano ficou em sexto numa competição de oito. Então não tem nada a ver se você não fez cursinho ou não estudou em uma escola particular. Você é o que você é.
2006-07-12 08:08:05
·
answer #2
·
answered by Pércoles 2
·
1⤊
0⤋
Você é quem faz a chance. Não importa se estudo num Palas ou num barraco. Não pense que instituição garante sucesso, o que garante sucesso é seu esforço. Até porque as redes federais de faculdade não tem aula,e muitos saem formados depois de anos estudando sozinhos, e sem professor.
2006-07-12 11:57:03
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá
Faço-te uma pergunta sobre a sua peergunta: Quem é esse aluno? Qual o perfil dele? Se for um aluno interessado, que tenha um computador em casa, uma familia estruturada e acesso a intenet continuo (Banda larga), esse aluno tem 100% de chance de passar como qualquer outro aluno, a cada quebra desses requisitos, suas chances diminuem, mas acredito que a pior das quebras seria no quesito interesse, ai as chances seeriam 0,000000000000000000000000000000001% talvez.
Um abraço
Lucas
2006-07-12 09:34:08
·
answer #4
·
answered by Lucas L 3
·
0⤊
0⤋
Tudo depende do seu histórico escolar. Se foi um aluno dedicado, ter estudado em escola pública não comprometerá o seu futuro profissional, pelo contrário, o seu esforço será reconhecido.
Acredito nas escolas públicas, afinal , vim de lá. Hoje sou jornalista, e não tive dificuldade alguma pra alcançar meus objetivos.
2006-07-12 09:33:04
·
answer #5
·
answered by monica g 1
·
0⤊
0⤋
Essa pergunta é bastante importante. Dependerá muito de como você se saiu durante todo o tempo de seus estudos. Se você se empenhou o máximo e obteve as melhores notas, certamente que sua chance aumenta para entrar na Universidade pública. A grande barreira em tal concurso é a quantidade de pessoas que disputarão uma vaga com você. Talvez muitos vestibulando estarão em igualdade de condições com você. O que fará a grande diferença será seu máximo de esforço na recapitulação de matérias já estudadas por você, meses antes do vestibular. Vá em frente, não desista nunca e galgarás a vitória! Persista!.
2006-07-12 09:15:40
·
answer #6
·
answered by ilouveira 1
·
0⤊
0⤋
As chances são muitas, para isso a pessoa deve em primeiro lugar QUERER , depois estudar bastante, optar pelas sistema de cotas e só
2006-07-12 08:23:02
·
answer #7
·
answered by garota 2
·
0⤊
0⤋
100%.cotas veio para acabar com a auto-estima,com a ética e com o respeito as pessoas.quem quer passar deve estudar e se esforçar,entaum,faça isso.
2006-07-12 08:07:30
·
answer #8
·
answered by berardeus 2
·
0⤊
0⤋
Sinceramente, é muito dificil a não ser que tenha sido um aluno super esforçado e que tenha estudado muito. Infelizmente o ensino das escola publicos não conseguem superar o ensino super eficiente de uma escola particular. Sem falar nos cursinho que treinam seus estudantes para acertar o maior numero de questoes na prova.
Digo isso por que estou sofrendo isso agora. Se eu for prestar Usp ou UNICAMP por ser de minha cidade, teria que concerteza perder um ano inteiro de cursinho para reforça tudo o que aprendi mal.
È muito complicado, mas é a vida!
2006-07-12 08:05:23
·
answer #9
·
answered by Ellen Sonhadora 3
·
0⤊
0⤋
A mesma que qualquer ser humano tem.
O importante não é a escola que voce estudou, e sim o grau do seu interesse pelos estudos.
Se voce pensar que esta em desvantagem porque estudou numa escola publica, começou errado.
2006-07-12 08:05:06
·
answer #10
·
answered by ***** 3
·
0⤊
0⤋