O Natal é a festividade que comemora o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Segundo os crentes, o nascimento do Messias (ou Cristo) estava já previsto no Antigo Testamento. A data convencionada para sua celebração foi o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.
É um acontecimento religioso e socialmente muito importante para as religiões cristãs, juntamente com a Páscoa. Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. É encarado universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, a fraternidade e solidariedade ente os homens.
Nas línguas latinas. o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Nas línguas anglo-saxónicas o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua germânica, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".
Lendo a explicação acima,percebemos que Natal antigamente podia ter algum significado, porém hoje para mim é mero comercio.
2006-07-15 06:14:17
·
answer #1
·
answered by janssenwicca 2
·
1⤊
1⤋
aos tres reis magos que presentearam Jesus qd ele nasceu,portanto agnt presenteia as pessoas demonstrando que todos podemos "renascer".
2006-07-16 07:50:12
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antigüidade o ouro era o presente para um rei, o olíbano (incenso) para um religioso representando a espiritualidade e a mirra para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade). Estes presentes confirmam o caráter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento que aquela criança pobre que acabara de nascer haveria de se tornar um grande líder mundial e o salvador do mundo.
2006-07-15 08:41:40
·
answer #3
·
answered by Aprendiz_Eterno 3
·
0⤊
0⤋
Falarei de Natal como um todo e dos presentes de Natal também.
O Natal como conhecemos, de Jesus, só tem o nome. Deveria ser uma época para relembrarmos Jesus, mas, os homens transformaram a data em um comércio desenfreado, tanto para se dar presentes quanto para comprar pernis, perus, chesters, etc...
O Natal é uma soma de tradições de diversos povos e de diversas épocas, vejamos as origens dessas tradições que fazem o Natal atual em detrimento ao Natal verdadeiro (o nascimento de Jesus - não só o nascimento físico, mas principalmente o nascimento espiritual em cada um de nós.)
1) A CEIA DE NATAL
- Desde antes de Cristo, o meio do inverno (hemisfério norte)era e é o momento de celebrações em todo o mundo. Os antigos europeus celebravam a luz e o retorno do Sol, após meses de inverno rigoroso. Na Escandinávia, essa celebração ocorria no dia 21 de dezembro, o solstício de inverno. Em reconhecimento ao retorno do Sol, pais e filhos traziam grandes toras de madeira, que incendiavam. Os nórdicos acreditavam que cada fagulha representava um novo porco ou gado que iria nascer durante o ano seguinte. Nesta época o ano a maior parte o gado já havia sido abatida (para não ter que ser alimentado durante o inverno e para muitos era a única época do ano para conseguir carne fresca) e além disso,a maior parte do vinho e da cerveja feita ao longo do ano já estava fermentada e pronta para o consumo.
2) ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES
- A versão mais aceita é que a árvore de Natal é de origem germânica. No tempo de S. Bonifácio, foi adotada para substituir os sacrifícios ao Carvalho sagrado de Odin. Neste carvalho eram colocados presentes, para que as crianças pegassem (tal qual acontece hoje).Como a Igreja católica não conseguiu acabar com esse culto pagão, substituiu-a pela árvore de Natal e manteve os presentes.
3) O 25 DE DEZEMBRO COMO DATA DE NATAL
- Em Roma, os invernos não eram tão rigorosos quanto no norte europeu, existia a Saturnália (em honra a Saturno,deus da agricultura). A Saturnália era um tempo de fartura, onde comida e bebida eram disponíveis. Também no solstício de inverno, os romanos observavam a Juvenália, honrando as crianças de Roma e celebrando o nascimento de Mitra, deus do Sol, no dia 25 de dezembro. Mitra, era um deus infantil e para os romanos era o dia mais sagrado do ano.
- E Jesus, afinal, nasceu nesta data? Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno (era inverno nesta data, como vimos).No século, os oficiais da Igreja decidiram instituir o nascimento de Jesus como um feriado, mas havia um problema: a Bíblia não menciona a data do seu nascimento. Apesar de algumas evidências de que Jesus nasceu na primavera, o Papa Julius I escolheu a data de 25 de dezembro, pois assim absorviam as tradições pagãs da Saturnália. Deste modo, a igreja católica fabricou um data de nascimento e transformou a tradição germanica em árvore de Natal (mantendo os presentes, só justificando que era por causa dos presentes dos Reis Magos) e absorveu também a festa dos nórdicos (chamada Yule) mantendo a comilança.
- E hoje, o Natal não tem nada (se é que teve algum dia) a ver com o nascimento de Jesus, pois se transformou numa data comercial, com Papai Noel, nessa sociedade consumista, sendo mais lembrado que Jesus, infelizmente.
O importante não é quando Jesus nasceu, mas quando Jesus nasceu dentro de nós.
Muita Paz
2006-07-13 02:21:29
·
answer #4
·
answered by Jorge Murta 6
·
0⤊
0⤋
Olá!
Eu não tenho muita certeza, mas eu acredito que seja porque os Três Reis Magos presentearam Jesus no dia de seu nascimento. Portanto, levamos a "tradição" pra frente.
Beijos!
2006-07-12 06:21:37
·
answer #5
·
answered by denise 1
·
0⤊
0⤋
Usam o nascimento de jesus para algo comercial...afinal a igreja eh comercial
2006-07-11 09:33:09
·
answer #6
·
answered by Clara MAIDEN 2
·
0⤊
0⤋
Devido a visita dos Reis Magos, levaram presentes para Jesus quando ELE nasceu ! (ouro, mirra, etc...)
2006-07-11 09:16:24
·
answer #7
·
answered by Bonemar 1
·
0⤊
0⤋