English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porque um negro que nasceu e foi criado numa favela ao lado de um branco que frequentou a mesma escola e os pais de ambos trabalhavam no mesmo lugar ganhando o mesmo salario..pq o negro tem que entrar pela janela?Seriam os negros menos capazes intectualmente?

2006-07-11 05:55:45 · 10 respostas · perguntado por reizweg 2 em Ciências Sociais Sociologia

10 respostas

Não só é descriminatório como é tremendamente injusto pelos seguintes fatos: o branco (e o restante amarelo, indígena etc) terá que estudar muito mais que o negro; o negro será taxado de so ter sido aprovado na universidade ou num concurso pela cor da pele, levando aos docentes e discentes a discriminá-lo e os empregadores porem em dúvida sua capacidade. Mas, realmente, em vista de outros conceitos aqui e acima do meu, por que criar uma cota para negro?? Eles são menos capacitados intelectualmente que os outros para precisarem desse tipo de "esmola" da sociedade?

2006-07-11 06:11:23 · answer #1 · answered by Tarvos Trigaranos 4 · 0 2

Não enxergo dessa forma,a escravidão "acabou" segundo a historia em 1888,de lá pra cá só se passaram 118 anos,os escravos vieram para o Brasil em 1500,e viveram mais de 300 anos escravizado contra apenas 118 anos que estão livres,e o Brasil só tem 500 anos de civilização!!isso quer dizer que os negros tem mais da metade de sua existência aqui no Brasil sendo escravos(300 anos).Esse tempo não apagou as marcas que ainda são profundas desse preconceito que de forma indireta é mostrada até nas novelas.Então o sistema de cotas não é a solução mas é o que tem que ser feito para reduzir essa triste estatística de nossos negros

2006-07-11 07:24:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

o aparthaid começou assim.

2006-07-12 13:41:06 · answer #3 · answered by Galatea 6 · 0 0

concerteza acho isso discriminatorio até mesmo pelo fato de ser serem humanos e eles não são de outra especie e sim gente como qualquer hum.Deveres iguais a qualquer pessoa e raça.

2006-07-11 07:29:10 · answer #4 · answered by gatinha manhosa 2 · 0 0

Analisando profundamente, o que na verdade a população humilde precisa É DE OPORTUNIDADES, independentemente de cor, raça ou credo.
Concordo, realmente, que COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE é uma forma de instituir o racismo de modo subliminar, psicologicamente.
O que deve SER INSTITUÍDO É QUE SÓ TENHA ACESSO À UNIVERSIDADE GRATUITA O ALUNO (independente de raça, cor, credo) QUE NÃO TENHA CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA PAGAR A MENSALIDADE.
É claro que os JOVENS FILHOS DE CLASSE MÉDIA-ALTA ACIMA - COM CERTEZA - VÃO TER UMA BOA COLOCAÇÃO NO VESTIBULAR E VÃO TER GARANTIDAS SUAS VAGAS NA UNIVERSIDADE GRATUITA... Mas, os nossos JOVENS DE CLASSE MÉDIA-BAIXA, que estudaram em escolas públicas ou - se privadas - escolas de pouca relevância cultural - COMO VÃO CONCORRER com aqueles melhor preparados?
Bom, até prova em contrário, posso até mudar meu pensamento, MAS NEGRO OU BRANCO nasce e morre de igual modo e, perante DEUS, SOMOS AFINAL TODOS IGUAIS, diferindo, entretanto, PELO AMOR E RESPEITO QUE TEMOS UNS PELOS OUTROS... QUE PODE SER BRANCO, NEGRO, AMARELO, VERDE, AZUL, tanto faz, O AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS, assim nos ensinou o Senhor JESUS!

2006-07-11 07:02:43 · answer #5 · answered by Maria Gicele 2 · 0 0

isso e uma palhaçada ..com isso faz aumentar mais e mais a discriminação com os proprios negros, eles pensam q isso e bom pra eles mas na verdade os mais prejudicados com isso sao eles.

2006-07-11 06:55:59 · answer #6 · answered by wendell a 7 · 0 0

Eu acho sim pura discriminação. O negro que aceitar isso, nós, estaremos nos subjulgando a isso!!
Se é publico, por direito, tds essas vagas sao nossas. Acho que esse problema nao se resolve com cotas mas sim com uma reforma de base na educação!

2006-07-11 06:46:12 · answer #7 · answered by sarah 2 · 0 0

Não é esse o raciocínio meu amigo, é necessário uma visão macro da situação.....o humano de origem africana construiu esse país a custa da sua própria existência, e como se ainda não bastasse tudo isso foram largados a marginalidade após a libertação. Essa condição de excluído ao longo dos anos e o precoceito burro e ignorante que persiste ainda hoje na cabeça de muitos foram responsáveis pela presença predominante desse humano nas estatísticas mais cruéis da nossa sociedade. A cota nas faculdades é um mínimo, quase nada, do que pode ser feito, hoje, para nos redimir perante a esse povo que a custa do sacrifício tenta achar um espaço na nossa socidade.
Abraço

2006-07-11 06:08:25 · answer #8 · answered by Jose Faustino 2 · 0 0

não é somente discriminatório com os que não são negros, como é discrminação paara com os próprios! Isso é extremamente separação de raças! só pode ser feito uma separação por situação financeira. Imagine um caucasiano que nasceu e foi criado na favela, fica com menos vantagem do que um negro que foi criado em berço de ouro no Ipiranga! Isso é uma injustiça tremenda!!

2006-07-11 06:00:42 · answer #9 · answered by Raphael P 2 · 0 0

Na condição de negro posso responder que o sistema de cotas para negros é uma forma de justiça.

Os detratores dessa política devem lembrar que é dever do Estado promover as reais condições para que o "todos são iguais perante a Lei" passe do território do conto de fadas para a vida real. É preciso lembrar também que a população negra, no final da escravidão, foi sistematicamente impedida de ter condições de igualdade efetiva com o branco filho da elite. No período da república velha havia leis que impediam a população negra de usufruir certos direitos, não havia emprego "pra preto" e a negritude não tinha direito à moradia decente perto do local de trabalho.

Os filhos da elite branca tem, com isso, uma gama de privilégios que impedem que a igualdade da letra da Lei seja realidade efetiva. E já está devidamente comprovado que a educação só consegue cumprir o seu propósito inclusivo com o nível de ensino superior.

Então, vem a cota de vagas para negros para reparar a injustiça histórica: os mais qualificados e habilitados dos afrodescendentes tem uma cota de vagas que os permite conquistar uma vaga a qual lhes seria inacessível com a "igualdade" de mentira no cumprimento da fria letra da Lei.

E, por outro lado, os filhos da elite de hoje devem mesmo perder uma parte dos privilégios obtidos através do processo histórico que manteve a população negra na margem. Isso se chama JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-07-12 11:05:38 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers