English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Está aqui um tema que é muito discutido nas universidades e normalmente não se chega a um consenso da resposta, e o que vocês acham, há filosofia no Brasil ou temos que melhorar muito para produzi-la ??

2006-07-11 05:50:30 · 8 respostas · perguntado por Mary Winchester 2 em Artes e Humanidades Filosofia

8 respostas

Se formos analisar sua pergunta no sentido de que cada país possui seu estilo de vida, seu conjunto de doutrinas, suas Leis, culturas e tudo mais que diferencia sua gente de outros povos, naquilo que determina a personalidade de cada indivíduo, suas crenças, sua literatura, suas artes enfim, podemos dizer que o Brasil tem sua Filosofia, sim, Agora não se pode afirmar é que seja uma Filosofia determinante para mudar a face do mundo ou para referendar novas alternativas no conhecimento da alma. Porque no momento em que se subtrai do indivíduo o direito de pensar com a própria cabeça, não apenas estamos matando a Filosofia, como principalmente estamos sucateando todo um país. Essa é uma questão bastante complexa, que demandaria exaustivos estudos e teses e que, portanto, não pode ser levantada nem respondida de forma tão simplista. Posso dizer, porém, que o nosso país tem grandes Pensadores, literatos e poetas. (Max Brun)

2006-07-11 06:44:21 · answer #1 · answered by Literatura 4 · 2 0

“APRESENTAÇÃO DO BRASIL”

Lançamento permanente para toda a Via Láctea
e-book para download livre no site http://roniefilosofia.wix.com/ronie#!livros/c1qo4

“Apresentação do Brasil” é um livro escrito com o objetivo de alterar o ponto de vista a partir do qual temos analisado o Brasil até o presente. O que ele pretende é possibilitar o abandono do discurso da carência e do subdesenvolvimento, aquele em que o Brasil não passa de um projeto mal sucedido de modernização. De certa forma, se trata de adotar uma perspectiva mais próxima de nossas próprias características, sem resvalar para algum tipo de nacionalismo que só veria virtudes onde antes só víamos defeitos. Por isso, se trata de uma apresentação do Brasil que tenta não fazer juízos de valor, mas que possibilita uma nova compreensão unitária e orgânica do país. O que se apresenta é um Brasil visto por olhos mais brasileiros do que europeus.

2015-07-09 04:22:20 · answer #2 · answered by Ronie 2 · 0 0

Porque Brasileiro é burro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-07-16 16:46:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Talvez porque a gde parte da população ñ se interesse pelo assunto

2006-07-14 04:42:59 · answer #4 · answered by roseira 4 · 0 0

Apesar de existir muita gente inteligente no nosso país, pouco se dá importância a elas. Primeiramente deveríamos de falar o português e sim a lingua brasiléira, pois os portugues não filosofam como agente.

2006-07-11 07:29:32 · answer #5 · answered by santonome 2 · 0 0

Sabe eu já me perguntei muito isto, pois todos os textos filosoficos que leio são traduzidos, acho que por muitas pessoas não serem reconhecidas não tem suas idéias vistas, muitos não ligam se quer para ter suas proprias teorias, filosofias um jeito único de ser e de pensar, agora mesmo a imaturidade e a preguiça de pensar é maior. Como ainda tenho 13 anos e penso em ser uma escritora e se Deus quizer eu serei, penso que por conviver, com um mundo igual as pessoas não pensam diferente pensam sempre em melhorar e nunca ou quase nunca em criar, porque praticamente as pessoas que pensam demais são incompreendidas incompreenciveis e por existir essa palavra elas não saem do lugar com o medo de não serem bem sucedidos ou de não serem compreendidos.

2006-07-11 06:47:08 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Encontrei o texto abaixo no meu arquivo, creio que vale a leitura:

JC e-mail 2387, de 16 de Outubro de 2003.
Das dificuldades de Filosofar no Brasil

Academia Brasileira de Filosofia quer organizar a produção no país

Helena Aragão escreve para o 'Jornal do Brasil':

Mapear a produção filosófica do Brasil é tarefa complexa. Pressupõe a busca de um material espalhado por bibliotecas, Universidades e gavetas de pesquisadores.

A missão está sendo tomada como uma das principais bandeiras da Academia Brasileira de Filosofia.

Apesar de criada há 14 anos, a instituição, que sempre teve abrigos provisórios, acaba de inaugurar sua sede definitiva em um casarão da Lapa doado pela União e seus membros querem colocar mãos à obra.

Internamente, a ABF tem estatuto parecido com o da Academia Brasileira de Letras, com 60 membros vitalícios, entre eles os filósofos Benedito Nunes e Sérgio Paulo Rouanet.

Mas o presidente João Ricardo Moderno explica que a principal missão da instituição é com o público. A idéia é oferecer cursos e tentar popularizar a discussão sobre a filosofia brasileira.

'Queremos um entra-e-sai de pessoas para tirar essa aura de inacessível que a filosofia tem. Há toda uma produção intelectual que precisa ser levantada. Assim como na literatura, na filosofia também podem ser encontrados traços brasileiros, tanto na língua quanto nos aspectos culturais', defende Moderno, que é doutor em Filosofia pela Sorbonne, na França, e está à frente da ABF há oito anos.

A afirmação de Moderno não é consenso no meio acadêmico. O próprio termo ''filosofia brasileira'' costuma gerar debates.

'Acho o termo pretensioso. Não há um pensamento brasileiro originário que o justifique', afirma Paulo Ghiraldelli, autor de Filosofia e história da Educação Brasileira (Ed. Manole) e presidente do Centro de Estudo em filosofia americana, localizado em Marília, SP.

Para o professor de filosofia Leandro Konder, que leciona no Depto. de Educação da PUC-RJ, a filosofia brasileira ainda pode vir a existir:

'Se existe cultura brasileira, há um modo de filosofar nacional. Mas isso só vai gerar filosofia brasileira no momento em que se formularem idéias de interesse universal, que tenham relevância também fora da nossa realidade', afirma.

Até hoje, a organização do material filosófico produzido no Brasil vinha sendo realizada em poucas instituições, como o Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro, em Salvador, dirigido pelo filósofo Antônio Paim, autor do livro 'História das idéias filosóficas no Brasil' (Ed. Grijalbo/Edusp).

Membro da Academia, o ex-professor da PUC e da UFRJ diz que as Universidades poderiam ser mais participativas.

'A Universidade não quer falar disso, trata a filosofia brasileira como esoterismo. É importante dar destaque a pensadores brasileiros como Sílvio Romero, e contemporâneos como Miguel Reale', diz ele.

Para o presidente da Academia Brasileira de Filosofia, é necessário haver uma mudança no pensamento de quem coordena os cursos.

'A maior parte de nossas faculdades está colonizada. São dominadas por professores que não fazem pontes com a realidade em que vivem. Parece até que não se consideram brasileiros', reclama Moderno.

O interesse escasso pela filosofia brasileira dentro das Universidades dificulta a renovação de pesquisadores sobre o tema.

'Só tive uma disciplina na faculdade sobre Brasil. Entre os alunos, havia dificuldade de entender o que seria uma filosofia nacional', conta o estudante Alexandre dos Santos, que conclui o curso de Filosofia na UFRJ.

Há casos de faculdades que chegaram a cancelar a disciplina Filosofia no Brasil. Na PUC-Rio, ela foi extinta porque não havia professores do corpo docente que desenvolvessem pesquisas sobre o tema.

Na UFMG, o cancelamento foi justificado por um excesso de matérias na grade curricular. A solução temporária foi dada Paulo Margutti, professor do Depto. de Lógica. Ele formou um grupo de estudos sobre a filosofia no Brasil.

'Tive acesso a um estudo recente que dizia que cerca de 50% dos cursos de filosofia do país não têm disciplinas sobre o Brasil. E justamente nesta metade se localizam os cursos de pós-graduação mais fortes do país', afirma Paulo Margutti.

A ABF espera contribuir para que a filosofia brasileira volte a ganhar força nas salas de aula e os debates entre pesquisadores.

'Se reunirmos esforços, ninguém mais vai questionar a existência de um pensamento filosófico brasileiro', garante Moderno, que espera organizar ainda este ano uma edição do Encontro dos Professores e Pesquisadores de Filosofia Brasileira no Rio.
(Jornal do Brasil, 16/10)
-----------------------------------------------
Particularmente, penso em filosofia como algo sem outra pátria que não o conhecimento.
Um abraço.

2006-07-11 06:31:32 · answer #7 · answered by Franco4000 4 · 0 0

A única filosofia q há no Brasil é: "Deixar tudo para a última hora"

2006-07-11 05:52:13 · answer #8 · answered by Thi-thi 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers