A paciência, ao meu ver, é um estado de equilíbrio emocional tal que nada negativo, provindo do exterior, é suficientemente forte para abalar esse equilíbrio. É um saber, uma consciência superna, superior, transcendente, de que se está em paz consigo mesmo, de que não precisamos lutar contra o mundo para impormos nosso ponto de vista, pois estamos seguros dele, ele nos basta, responde, a contento, nossas indagações e aplaca nossos anseios. É não se perturbar com as críticas alheias. É estar-se seguro de que se faz o melhor, de que de ti transluz o que tens de melhor. Agir sempre de acordo com os ditames de tua consciência, sempre em prol da justiça, da probidade, da retidão. A paciência advem disso. De um estado superior de espírito.
Não admoestes tanto o vosso espírito quando errares, para que esse, condoído de si mesmo, não venha ensimesmar-se nas trevas do desespero. Conserves a serenidade, que é um atributo da paciência, construindo com teus erros o baluarte para o teu espírito, que te protegerá contra a tentação de cometeres, doravante, erros semelhantes, pois já sabes a conseqüência que deles advêm, pela própria experiência.
Não te acostumes a dizer: Erro, pois não sou perfeito. Para que esse discurso não venha a ser tônica em todos os momentos de deslize e para que ao mesmo não estejas afeito. Pense: O que seria do Céu se todos os anjos se resignassem quando se surpreendessem em erro e dissessem: Erro, pois não sou perfeito!!!????
Não faças alusão a comportamentos alheios em teus colóquios. Não é delicado urdir ilação do que levou alguém a agir de tal ou tal modo. Se assim o fizeres podes certo estar de que não estais tão longe de cometeres semelhantes atos ou piores. Pois o que te choca, o que te causa abominação a ponto de criticares é o que de algum modo lateja em ti mesmo e queres expulsar, dissipar, extirpar em teu próprio espírito. A paciência é a perseverança tranquila, extirpando, pouco a pouco, os vícios e defeitos da alma, sem se exasperar, sem se exaltar ou ficar demasiadamente preocupado por não ser perfeito em um aspecto, mas ter a calma para, paulatinamente, ir buriliando, ir se depurando, ir se aperfeiçoando.
2006-07-11 01:20:59
·
answer #1
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
1⤊
0⤋
Andar de vagar, sentir o cheiro da chuva ou das plantas que te cercam, acariciar um cachorro de quatro patas, olhar pro céu, admirar a vida. A vida é bela, precisamos descobrir essa verdade. Faça meditação, tire, pelo menos, 15 minutos do dia somente para você mesmo. Pense em você como uma peça fundamental da grande engrenagem da vida. Curta-se, leia um bom livro, assista a um filme, ouça uma música, abrace um amigo. Cultivando o seu bem estar toda a energia será movimentada a seu favor, alijando a irritação, o que há de mal no ambiente e nas pessoas. Sucesso, vale a pena tentar. Paz e bem...
2006-07-18 05:35:29
·
answer #2
·
answered by Bióloga capixaba 6
·
0⤊
0⤋
Paciência é treino, como qualquer outra virtude. No início vc se sente péssimo, depois vc vai adquirindo algumas técnicas para consegui-la. No fim torna-se um hábito. Vc então se sente vitorioso com a conquista. Um abraço. eliani
2006-07-17 17:19:12
·
answer #3
·
answered by Eliani 4
·
0⤊
0⤋
É muito fácil, basta não ter pressa!
2006-07-17 02:50:26
·
answer #4
·
answered by Antonio S 2
·
0⤊
0⤋
Chegando aos 40, a melhor fase da vida.
Você não se frustra por não ter atingido o êxtase.
Você sabe que a experiência dá + prazer que o final do jogo
2006-07-14 02:52:16
·
answer #5
·
answered by VideoAula, Livros em PDF 2
·
0⤊
0⤋
EXISTEM DUAS FORMULAS QUE SÃO BATATAS!
1ª SE SACRIFICANDO, E ATURANDO TUDO O QUANTO ESTE MUNDO TEM DE ERRADO, FAZENDO CARA DE RIZO, E ACREDITANDO QUE TUDO MUDARÁ UM DIA;
2ª MASCANDO CHICLETE;
2006-07-11 03:46:05
·
answer #6
·
answered by Aprendiz 2
·
0⤊
0⤋
é o árduo e constante exercício!
2006-07-11 01:33:22
·
answer #7
·
answered by Dino 5
·
0⤊
0⤋
Ficando milionario, não precisando te-la mais :)
2006-07-11 00:34:11
·
answer #8
·
answered by Renato 1
·
0⤊
0⤋
Paciência não se adquire, se desenvolve. Para desenvolver a quantidade que você tem, não seja ansioso, a inimiga da Paciência é a Ânsiedade.
Grato.
2006-07-10 20:18:23
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se apenas por um dia você pudesse contar todas as vezes que por impaciência você respondeu de forma indelicada as pessoas que estão no seu dia-a-dia e as magoou, você ficaria assustada ao descobrir que está afastando as pessoas. E tendo isso em mente você terá mais motivação para tentar controlar a si mesma.
Não é tarefa fácil e nem irá acontecer de um dia para outro.
Por tanto animo, não desista. Se segure firme na cadeira, morda a língua, conte até 50.
Tente fazer uma analise do seu dia todas as noites e caso você tenha se controlado pelo menos uma vez por dia ... comemore tal Vitória.
Até que um dia passará ser o seu comportamento normal.
Sucesso.
2006-07-10 20:01:08
·
answer #10
·
answered by siliprandi_radloff 1
·
0⤊
0⤋