Pois existe uma força chamada "comparação" que está em quase tudo o que fazemos.
Um sentimento que causa repulsa somente de ser pronunciado seu nome é a inveja, geralmente ligado a pessoas horríveis, de quem queremos nos afastar, repudiamos e discutimos os malefícios dela, mas na verdade, o mundo todo e todas as pessoas têm inveja, mas ela é tão sutil que raramente percebemos que sentimos. Veja:
O que é a inveja? É admiração! Sim, um sentimento muito bom, e que pode nos trazer outros sentimentos sublimes como respeito, compaixão, amizade, alegria etc. Mas assim você me pergunta, quer dizer que a inveja é bom? Eu direi não! Não é bom e, aliás, é péssima, pois a inveja é sim admiração, mas a admiração com comparação!
Entenda que nossa sociedade é baseada na comparação, na escola somos medidos em provas, comparando nossas respostas com as já obtidas por alguém e depois ainda compráramos entre nós, os alunos.
Quando se trata de algo como matemática tudo bem, pois as respostas são exatas (embora existam mais de uma forma para chegar a um resultado), mas quando se julga a compreensão de um texto, ou quando se falam paralelos entre socialismo e comunismo, podemos discordar e entender de outra forma, mas nos obrigamos a pensar como nossos professores, pois eles nos compararão com eles mesmos para aprovar ou não nossa passagem.
E fica pior a cada dia de nossa vida, uma mãe comprara um filho com outro, compara o filho com o filho da vizinha, nos comparamos com os personagens da tv, comparamos nosso carro com o do artista rico, comparamos nossa vida com a dos profetas. Estamos sempre comparando e é quase impossível não fazer comparações hoje em dia, pois se tornou uma forma pela qual o mundo gira.
Reflita agora por uns instantes o quanto somos obrigados a comparar, e o quanto nos comparam a nós nossos amigos, parentes e colegas de trabalho.
Funcionário do mês, estrelinhas no caderno, notas de provas, medalhas, troféus...
Seleção de empregados, escolha de uma escola, escolha de uma profissão etc...
Saiba que sempre que há comparação há inveja, ela pode ser sutil e não ser sentida como a conhecemos, mas mina nossas forças e sabe como?
Pois fazemos para nós mesmos modelos perfeitos, tomamos como meta algo que alguém alcançou, se alcançamos ficamos felizes por alguns momentos e procuramos outras metas, podemos nos desenvolver muito dessa forma, mas será que seremos realmente Alegres? Somente você pode responder e escolher que caminho tomar.
Agora e quando não conseguimos alcançar a meta que traçamos? E se a meta for realmente inatingível? Assim, nos frustramos, sentimos culpa por não ter conseguido, nos minimizamos, nos inferiorizamos, sofremos ou até mesmo fazemos sacrifícios enormes para conseguir o que almejamos, mesmo que tenhamos que sacrificar nossa alegria.
Uma solução, já que não é possível acabar com a comparação, é usá-la a nosso favor: usando a autocomparação, nos conduzimos por nossas conquistas e não a dos outros, ficamos felizes por estar melhor que ontem e saber que amanha estaremos melhor que hoje, não importa se estaremos mais do que o vizinho ou menos que o primo, estaremos comemorando cada mínimo passo em nossa evolução, e fazendo isso estaremos incentivando incessantemente a fazermos cada vez melhor, melhor do que já fizemos e não melhor do que ninguém.
Posse ser trabalhoso, passar da visão externa do “eles”, para o “eu”, mas será uma vitória recompensadora para sua alma, e poderá desfrutar do sentimento de admiração, e escolherá mais livremente o que seguir, as metas a serem traçados, os empregos a procurar etc.
Reflita sobre você mesmo, sobre as escolhas que fez, não esconda nada de você mesmo, e principalmente não se engane. Compreenda o que é hoje e o que foi ontem, veja onde pode melhorar e onde pode ser incentivado ainda mais, pratique a autocomparação, faça isso por você e só por você.
Encerrando: um conto muito antigo:
Um mestre muito sábio e prodigioso estava nos momentos finais de sua vida terrena, porem demonstrava medo da morte, e seus discípulos o interrogaram sobre o motivo do temor:
- Mestre! O que temes tu, que já fez grandes obras como Moisés e que foi tão sábio como Salomão!
O sábio respondeu então:
- Não me preocupo se fui mais ou menos que esse ou aquele. Temo que Deus me pergunte: Tu foste tu mesmo?
2006-07-10 07:23:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Deve ser por causa das muitas novidades de aparecem todo dia devido ao avanço da tecnologia, além da mídia muito forte.
2006-07-10 08:49:30
·
answer #2
·
answered by renaldo r 1
·
0⤊
0⤋
Porque é gostoso consumir!
Existe coisa melhor do que consumir?!
Comprar coisas bonitas, gostosas, úteis!
Comprar o último cd do seu artista preferido, o livro do escritor que você mais gosta, aquela peça que você sempre sonhou para decorar a sua casa, um pacote de viagem prá Troncoso, aquele sapato ou jóia que você babou ao ver na vitrine!...
E por aí vai!
Já imaginou a chatice que seria se ao invés do capitalismo fosse
o socialismo?!
Todo mundo igual, consumindo só o básico, só o essencial?!
Acho que é por ai!
2006-07-10 07:34:19
·
answer #3
·
answered by Gibi 6
·
0⤊
0⤋
Olá Masose. O Mundo esta se degenerando passo a passo, caindo em entropia, pois a humanidade não sabe o próprio objetivo da vida e se perdem em consumos, em poses, em status pensando que isso é algo necessário que é o apice do viver, e no entanto está se degenerando mais e mais no abismo que se encontra.
Nós temos a solução, alias temos a saída que eu que aqui te escrevo a vivo e comprovo testificando profundamente que há uma luz que não é por esse tunel do consumismo que a humanidade vai que a encontraremos, mas sim está na vivencia destes livros que oferecemos de graça a todas as pessoas.
Baixe voce estes maravilhosos livros e passe a estuda-los ou melhor a vive-los como eu os vivo e estou na felicidade e muito longe do consumismo.
http://www.4shared.com/dir/570758/ea2fb616/sharing.html.
Se voce quiser também entre nos grupos no yahoo http://br.groups.yahoo.com/group/A_AP/
&
http://br.groups.yahoo.com/group/revolucaodaconsciencia/
A Sua Resposta pode ser muito mais ampla, por isso quero que voce faça uma Leitura nos livros para que voce amplie sua compreensão e possamos dar seguimento a nosso dialogo, ok?
Muito Obrigado
Moder Activo
2006-07-10 07:34:18
·
answer #4
·
answered by Moder 1
·
0⤊
0⤋
Não gosto de ser Freudiano mas digo que ja é do ser humano querer mais e mais. Digo do ser humano porque "dominamos" o planeta, porque na verdade é um instinto natural de qualquer ser querer sempre mais. Seu cachorro vai sempre receber sempre comida nos horarios certo e mesmo assim ele enterra o osso que não consegue comer, porque? porque le que mais....
O mundo hoje é consumista porque é todos, desde os primordios (cara sempre quis usar essa palavra) o homem sempre quer mais.
e vc concorda???
Ps: Acho que viajei na resposta mais ta blz. rsrsrs
2006-07-10 07:31:23
·
answer #5
·
answered by kimperdido 4
·
0⤊
0⤋
Por causa da apelação da mídia.
2006-07-10 07:23:51
·
answer #6
·
answered by nalvasol 3
·
0⤊
0⤋
Tudo gira em torno da produção e consumo.
Já reparou quantas coisas vc já comprou ou tem em casa que nunca usou ou não serve para nada?
Realmente o papel da propaganda nisso é enorme.
A cada novela ou seriado de sucesso surgem modinhas... nós vamos lá correndo comprar para não ficar atrás, não é verdade?
Afirmo que a concientização do consumo está muito longe de acontecer, já imaginou qtas árvores são derrubadas para construir um mobiliário da moda, ou para as folhas de sulfite que sempre jogamos fora quando são rasuradas?
A propaganda é nossa grande inimiga ou amiga, deveríamos saber diferenciar!
2006-07-10 07:22:19
·
answer #7
·
answered by Esteves 3
·
0⤊
0⤋
Nos falta personalidade para mostrarmos quem somos, sem precisar de coisas materiais e aparentes para nos dar confiança perante outros que já fazem assim, logo, sempre tem um querendo mais do que aquilo que nós temos e a reciprocidade é válida. Como diz o Raulzito" pois quando eu quero, todos querem, quando eu quero, todo mundo pede mais, ou pede bis."
2006-07-10 07:20:54
·
answer #8
·
answered by Pedro 3
·
0⤊
0⤋
porque vivemos uma economia capitalista, uma sociedade globalizada onde o apelo para o consumo e muito grande
2006-07-10 07:18:12
·
answer #9
·
answered by cibelelobato 1
·
0⤊
0⤋
Mídia!
Ela leva ao topo e também te derruba, ela planta padrões de comportamento e beleza e porque não staqtus social também?
A mídia é que nos impões todos os valores que temos, ou pelo menos a maioria deles.
Pessoas de personalidade não se deixam seguir por esses padrões.
O consumismo é um padrão, assim como o quadrado mágico, a magreza das modelos, tudo!
2006-07-10 07:16:41
·
answer #10
·
answered by Re Levson 3
·
0⤊
0⤋