English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho uma pessoa conhecida que descobriu que esta com AIDS, que pegou em uma transfusão de sangue, esta com receio de contar para sua noiva, pois ela poderia pensar que ele se contaminou em contato com alguma mulher, o que vc.faria, acabava o relacionamento sem contar ou então contaria e perderia a pessoa quem voce ama por ter sido sincero ????
Ps.: sou homem e estou fazendo esta pergunta pois estou vendo que este amigo esta com problemas, não sou gay, estou apenas querendo ajudar um amigo que esta passando por esta dificuldade, OK !!!!!!


FABIO FRANÇA

2006-07-10 06:44:43 · 10 respostas · perguntado por ? 4 em Família e Relacionamentos Solteiros e Namorando

10 respostas

Eu moro nos EUA, e meu professor de ginastica me disse que era positivo. Hoje ninguem morre mais com Aids, tem remedios que controla e agora seu amigo tem o maior trunfo na mao pra saber se eh amor ou interesse [de cama ou outro] que esta com ele. Deve contar, quem sabe nao foi la a tranmissora? Poruqe tambem os sangues sao bem testados hoje em dia. Ele vai conta, se ela apelar ele a culpa. Pode ser que ela esteja com a mesma ideia. de contar pra ele que eh soropositiva e ele por m fim na relacao. Se fosse o homem que eu amo [e que nao me quer] eu ficaria ate o ultimo dos meus ]ou dos dele] dias juntos. vai dar certo, fale pro seu amigo que isso nao eh a sentenca, tenho 5 aos aqui e nao eh vergonha ter essa enfermidade. o unico problema sao os ignorantes de plantao, ai que nao cuidam da vida deles e ocupam 24hs para cuidar da nossa. boa sorte

2006-07-11 05:09:23 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Que pergunta tosca...como o cara OUSA pensar em não contar?
Isso é um crime!

2006-07-10 18:28:41 · answer #2 · answered by Chatoso 3 · 1 0

Seria melhor contar ,pois uma verdade dita com amor dói menos.

2006-07-10 08:13:42 · answer #3 · answered by salmo 6 · 1 0

Já que ele pegou por transfusão não tem que ter medo de perder a noiva.
Ele deve contar sim, por uma questão de amor mesmo à própria noiva!
Se ele deixar clara as coisas, e se ela o amar de verdade, vai dar o apoio que ele precisa.


"Quando as pessoas aprenderão que num relacionamento o casal torna-se um e tem que dividir todas as coisas?????????????"

2006-07-10 07:13:01 · answer #4 · answered by Re Levson 3 · 1 0

Tem a obrigação de contar independente de qualquer coisa!!

Não é uma questão de amor, sinceridade ou confiança!! É uma questão de vida!

O cara prefere viver com seu grande amor e ve-lo morrer de AIDS ou perder a pessoa amada mas, saber que ela está viva e se cuidando?

Me desculpe se estou sendo radical mas, seria muito egoísmo não contar!!!

2006-07-10 07:01:27 · answer #5 · answered by andre_pastor 2 · 1 0

Concerteza eu contaria pois só assim poderiamos enfrentar juntos.

2006-07-10 06:51:37 · answer #6 · answered by M@ggy B@ixinh@ 3 · 1 0

Tem que contar.... se ele não contar aí sim vai parecer que pegou de outra mulher

2006-07-10 06:48:08 · answer #7 · answered by mach 2 · 1 0

Olá Fábio,

Acho que esta pergunta que você formulou é realmente muito séria e que merece receber uma abordagem imparcial à partir de 2 enfoques:

No enfoque da razão...

Há motivos de sobra para que seu amigo seja honesto, responsável e transparente com a sua noiva pelos seguintes motivos:

01 - A contaminação numa transfusão é uma fatalidade.
02 - Quem não deve não teme.
03 - Quem ama cuida.
04 - AIDS tem cura se tratada com os necessários cuidados, além disso os remédios podem ser fornecidos pelo SUS.

Se o risco de estar com AIDS é somente dele e não dela também, acho que o enfoque racional é suficiente para que ele tenha todo o direito e também o dever de ser sincero com ela e lhe contar tudo sozinho, ficando este assunto entre os dois apenas.

Contudo, se houver o risco de que ela possa também ser portadora desta doença, penso que o enfoque a seguir precise também ser avaliado.

No enfoque emocional...

Entendo perfeitamente a dúvida do seu amigo pois há algo no mundo muito pior do que a AIDS. É uma terrível doença espiritual chamada PRECONCEITO...

Esta terrível doença social faz com que um ser humano deixe de ser tratado como PESSOA e passe a ser rotulado como uma COISA.

Entendo perfeitamente os receios do seu amigo. Mesmo havendo hoje processos terapêuticos e remédios capazes para lidar com este grave problema, o custo psicológico de ser tratado como alguém que tem AIDS é muito grande e fragiliza as pessoas.

Há algo que considero muito importante haver para enfrentar uma situação como essa: AMIGOS VERDADEIROS.

Apesar de ser uma notícia muito difícil de transmitir, ela torna-se muito mais fácil num ambiente cercado por amigos verdadeiros e autênticos.

Pessoas para as quais seu casal de amigos tem real significado e com quem possam contar para o que der e vier.

Seu amigo fez algo muito importante, dividiu este fardo com você pois é pesado demais para carregar sozinho.

Um casal precisaria ter uma estrutura emocional excepcional, além de muito respeito e confiança mútua para dividir um notícia dessas sem mais ninguém.

É muito difícil conseguir transmiti-la só, mesmo para a pessoa a quem se ama, pois não basta querer fazê-lo, é necessário oferecer a ela todos os cuidados, apoio psicológico e carinho possíveis, não apenas o do noivo, com quem pode num primeiro momento ficar até desconsertada sem saber o que dizer ou como reagir.

Qualquer pessoa que recebe um choque psicológico muito grande sem ter com quem dividir pode ficar muito abalado.

Numa hora dessas é preciso ter amigos repartindo o fardo, pois deles ninguém será vítima de preconceito e não estará sozinha tendo ombro e colo.

Considere uma honra ter sido lembrado primeiramente por seu amigo. Ele precisa de vários e bons amigos para superar um momento tão difícil como este.

Não sei se você pode se considerar um grande amigo também da noiva dele. Acho importante que quando esta notícia for dada o ambiente seja compartilhado com o maior número possível de amigos leais e sinceros do casal.

Para que outras pessoas mais próximas da família da noiva dele saibam e possam dividir este fardo, acho importante que o seu amigo procure informá-las num local por ele escolhido, cercado de outras pessoas que possam endossar suas palavras sobre o que ocorreu, como testemunhas, mostrando que está procurando agir da forma mais honesta e responsável com todos num momento tão difícil e que precisa contar com o apoio de verdadeiros amigos para não causar um choque muito grande e desnecessário a pessoa que ama.

Estude a possibilidade de contar neste evento com a presença de um médico ou psicólogo esclarecido para explicar o problema de forma mais isenta e imparcial, transmitindo mais segurança quanto ao tratamento terapêutico, sendo ele convocado como um amigo para tranquilizar e dar maior apoio psicológico.

Principalmente, é necessário ter fé, carinho, afeto e respeito quando assistimos a alguém que amamos.

Por favor, troque opiniões com todos os amigos leais e profissionais de saúde e psicologia que estiverem ao alcance de vocês.

As sugestões que apresentei não são baseadas na minha experiência neste assunto, apenas em minha intuição, interessada de alguma forma em poder ajudar e apontar alternativas para uma situação tão desafiadora como esta.

Um psicólogo que tenha experiência em situações semelhantes poderá dar melhores e maiores conselhos, como também médicos experientes no assunto.

Pode ter certeza que a FORMA como uma notícia dessas será dada indica o tamanho do carinho e da consideração que temos pela pessoa que amamos.

Para ela, temos que dar não apenas o máximo de nós, mas o máximo de todos os seus sinceros amigos.

Não conheço refrigério mais poderoso para a alma do que o carinho de amizades sinceras em momentos tão difíceis.

Ficarei torcendo pela felicidade de todos vocês e pela superação deste desafio.

Um grande abraço !!!

2006-07-11 19:32:47 · answer #8 · answered by Peregrino 6 · 0 0

Mais é obvio q sim.
Principalmente se for no caso de transfusão! E tb para o tratamento ser mais eficiente quando tratado desde o início!
Pra essas coisas q tem aver com saúde ñ se deve ter receio de hipótese alguma amigo!
Mesmo q a reação da noiva seja de desconfiança, incompeensão por alguma forma ou algum outro motivo, deve-se contar sim, eu juro q se fosse comigo eu contaria sem dúvida, tanto em relação ao sentimento pela pessoa e assim preservar a saúde dela!
Sinceridade acima de tudo e tb lealdade pra pessoa amada compeender! Espero q tenha sido por tranfusão mesmo, pq se foi por traição aí é imperdoável!
Mas sempre, sempre conte o q está acontecendo.
Caso a noiva compreender a situação, q ele continue vivendo normalmente e ir atras do tratamento! Qto mais cedo, melhor!
Mas q ele conte a verdade e seja feliz ao lado da noiva e q ele nunca se esqueça: SEMPRE, SEMPRE usando PRESERVATIVO com ela ok?

E q ele ñ desanime! Tenham fé!
E se apegue em DEUS tb rezando muito!
Um abraço p/ vc e seu amigo!

2006-07-10 07:09:31 · answer #9 · answered by Ny 5 · 0 0

naum sei.

2006-07-10 06:47:41 · answer #10 · answered by jhonatinha 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers