Sou contra, separacão racial não é a solução para o racismo.
temos é que dar condições para que negros e brancos tenham as mesmas condições de entrar numa universidade pública.
2006-07-10 01:31:00
·
answer #1
·
answered by Alexandre Costa 1
·
3⤊
3⤋
Sou contra.
Quem realmente precisa de incentivos pra entrar na universidade são os pobres, não necessáriamente negros ou indios.
A carencia, a miseria, a ignorancia não escolhe a cor da pele. Aqui no Brasil temos muitos negros ricos ou de classe media; e muitos brancos pobres ou miseráveis. Que não tem acesso a boas escolas, cursinhos, material didatico, informatica e outros recursos para que ele possa ter chances de concorrer a vagas nas universidades publicas e gratuitas.
2006-07-09 23:30:56
·
answer #2
·
answered by kincasnet 3
·
1⤊
0⤋
Sou contra. A própria iniciativa já é indicio de racismo. todos somos iguais.
2006-07-10 00:26:58
·
answer #3
·
answered by cfl 2
·
0⤊
0⤋
Sou a favor, pois as cotas para Negros e negras e Indígenas nesse país visa reparar historicamente a exclusão imposta por pelo racismo em nossa sociedade. Cabe lembrar que negros e negras foram impedidos de frequenterem as escolas por lei e essa estrutura histórica é apresenta por Tais Pereira de Freitas, do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão (Nupe) da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) Em pesquisa sobre o preconceito racial e a escola, a pesquisadora, constatou que, para o "progresso" do sistema escravista, a educação dos escravos e africanos era indesejada e proibida. Em 1837, foi sancionada no Rio de Janeiro a lei que destinava a regular o direito à instrução pública primária, que determinava:
"Art. 3: São proibidos de freqüentar as escolas públicas:
Parágrafo 1 - Todas as pessoas que padecem de moléstias contagiosas;
Parágrafo 2 - Os escravos e os pretos africanos, ainda que livres ou libertos."
Com a abolição começa a ser pensada a inclusão do negro na escola, mas não como forma de garantir a igualdade e sim como forma de controle e adestramento para o trabalho. Hoje, a taxa de analfabetismo entre a população negra é de 22%. Apenas 18% dos negros têm acesso à universidade e somente 2,3% concluem o curso superior. Os níveis oficiais de desemprego dos negros estão estimados em 11%, para homens, e 16,5%, para mulheres. Cerca de 34% da população negra vive abaixo da linha da pobreza.
E considerando que o racismo tem sido um fator de influência e/ou determinação do lugar do indivíduo na sociedade, definindo seu acesso, maior ou menor, à riqueza, escolaridade, moradia, bens públicos, serviço de saúde, informação, entre outros. Cotas se faz necessária.
2006-07-09 23:54:14
·
answer #4
·
answered by Sankofa 1
·
0⤊
0⤋
Essa é a coisa mais absurda dos últimos absurdos. Por que igualar os negros aos índios? O negro está perfeitamente integrado à nossa sociedade há muitos anos, não precisando desses favores idiotas. É preciso corrigir esse erro, com urgência.
2006-07-09 23:49:29
·
answer #5
·
answered by Guri 6
·
0⤊
0⤋
Contra. A lei de cotas contraria a constituição. Em países em que ela é adotada, como os EUA por exemplo, ela criou (ainda mais é claro ) a discriminação de pessoas por causa da cor da pele. sei que temos problemas de preconceito aqui no Brasil mas não podemos transformar em lei a segregação de pessoas. Temos de dar oportunidades de formação básica iguais e aí sim podemos ajudar as classes menos favorecidas.
2006-07-09 23:47:32
·
answer #6
·
answered by Professor Henrique 1
·
0⤊
0⤋
A Constituiçao Brasileira diz que "Todos sao iguais perante a Lei", entao com tais cotas estaria favorecendo um lado e prejudicando outra. Dizem que na Bahia existe mais negros do que Brancos e como fica entao as cotas por la?
Estas cotas deveriam ser distribuidas aos mais necessitados nao importando sua cor, credo ou religiao, e assim o governo estaria dando uma melhor contribuiçao a sociedade.
EU SOU COMPLETAMENTE CONTRA A ESTAS COTAS NAS UNIVERSIDADES.
2006-07-09 23:42:43
·
answer #7
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Contra. O nível das universidades federais certamente vai cair. Ademais, se igualando com as particulares (na média), as federais vão deixar de ser interessantes para classe média.
2006-07-09 23:41:31
·
answer #8
·
answered by Maurício 1
·
0⤊
0⤋
Acredito que as cotas, estão assinando atestados de inteligencia menor para negros e índios, por este motivo sou totalmente contra, pois eles são inteligentes como qualquer outra raça. Penso que as cotas, são uma forma de preconceito.
2006-07-09 23:38:20
·
answer #9
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
0⤊
0⤋
Em particular sou contra as cotas.
Ao meu ver, isto estimula a discriminação, colocando em duvida a capacidade do favorecido em estar prestando uma universidade.
Numa nação onde, supostamente, se luta por igualdade social, seria melhor que o governo possibilitasse, aos menos favorecidos financeiramente, educação de qualidade, ocasionando assim uma disputa leal por uma vaga em uma universidade.
2006-07-09 23:33:18
·
answer #10
·
answered by C E 3
·
0⤊
0⤋