Basta um só, desde que seja um grande tronco de árvore. Assim se faz a chamada piroga, utilizada no continente americano muito antes da chegada de Colombo. A tradicional técnica indígena consiste em escavar o tronco - geralmente utilizando fogo - até seu interior comportar uma ou mais pessoas. Outro modelo primitivo, o caiaque dos esquimós, nem madeira usa: apenas ossos de baleia, formando uma estrutura coberta com pele de foca. Já as canoas modernas são feitas com dezenas de tábuas de tamanhos diferentes. Mas, se a origem dessa embarcação se perde na história, a expressão que costuma ser dita em tom de ameaça - "Vou te mostrar com quantos paus se faz uma canoa!" - é relativamente recente. "Acredita-se que a frase original, utilizada em áreas rurais do Brasil, falava em cangalha, em vez de canoa", afirma o etimologista Deonísio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
A cangalha é um triângulo de madeira colocado no pescoço dos porcos, para que não atravessem cercas nem destruam plantações. "Em regiões ribeirinhas ou à beira-mar, essa peça pode ter sido substituída por pequenas canoas, o que explicaria a origem da expressão", diz Deonísio.
A origem da expressão: "Com quantos paus se faz uma canoa?"
Em primeiro lugar, a expressão original não falava de canoa, mas sim de CANGALHA, ou seja, "Com quantos paus se faz uma CANGALHA?", e aí vem a pergunta, que diabos é uma CANGALHA?!?!?!
Segundo os mais conceituados dicionários, CANGALHA significa:
1. Espécie de armação de madeira que se coloca no dorso da besta e em que se equilibra a carga;
2. Peça de três paus, unidos em triângulo, que se coloca no pescoço dos porcos e de outros animais, para que não possam atravessar as cercas que protegem as áreas cultivadas.
Daí podemos talvez tirar a conclusão de que 3 PAUS são necessários para se fazer uma cangalha.
De acordo com alguns estudiosos de filologia(*), a origem da expressão veio do nordeste brasileiro e que depois de algum tempo acabou sendo modificada ou até quem sabe evoluída para quantos paus se faz uma canoa e até com quantos paus se faz uma jangada.
(*) Filologia: conjunto de conhecimentos necessários para interpretar e conhecer um texto, que antigamente se ocupava em fixar e comentar os textos literários procurando extrair regras de uso linguístico e que, modernamente, estuda a língua, a literatura e todos os fenómenos culturais de um povo por meio dos seus textos escritos, distinguindo-se, no entanto, da linguística, na medida em que esta centra o seu interesse na língua, e aquela nos textos.
2006-07-09 15:47:08
·
answer #1
·
answered by nudacarol 3
·
9⤊
0⤋