No jornal O Estado de São Paulo desse domingo (09/07) foi publicada uma reportagem sobre isso. A educação pública passa por um acelerado processo de deterioração nas últimas décadas. Os fracos recursos disponíveis e os baixos salários desestimulam os professores. Além disso, falta melhor qualificação dos professores. Segundo a reportagem, boa parte da atual geração de professores estudou já nesse sistema decadente, e, com isso, estão muito mal preparados para dar aula, eles têm um qualificação muito baixa. Somando isso aos fatores que citei acima, a qualidade das aulas dimuinui muito, o que contribui para a formação de uma geração muito mal qualificada, com dificuldades de leitura e sem senso crítico.
2006-07-09 15:33:12
·
answer #1
·
answered by Luis Alfredo Barbosa 6
·
0⤊
0⤋
Minha mulher é professora de História, em escola pública. Eu acho que posso responder em nome dela.
1. Ela é extremamente mal paga;
2. Ela é extremamente desrespeitada, tanto pelos alunos como pelo "patrão", que é o Estado;
3. Se um aluno não estuda, ela não pode dar bomba no cara. Tem de passar todo mundo;
4. Ela tem alunos, na oitava série, que mal sabem ler e escrever, porque foram passados, sem saber nada;
5. estc., etc., etc...
Ora, o magistério é uma entrega total. Haja vontade de se entregar totalmente a essa sucata de educação que o governo está dando ao nosso país.
2006-07-09 17:06:31
·
answer #2
·
answered by Xiquim 4
·
1⤊
0⤋
Creio que o problema principal é foco que se dá a educação. O que realmente o jovem ou melhor o que os Pais do jovem quer realizar com a educação de seus filhos. Conheço casos que a principal motivação dos jovens ao ir para a escola é a merenda pois não tem o que comer em casa. Já jovens mais abastados vão à escola por pressão dos pais e não com o objetivo de adquirir conhecimento que deveria ser uma mola propussora do ser humano. Bom, uma maneira simples seria educar as crianças de maneira melhor e estou vendo que isso está acontecendo.
2006-07-09 17:25:22
·
answer #3
·
answered by Professor Henrique 1
·
0⤊
0⤋
Acho que o problema começa na família dos alunos, que já não se preocupam em educar seus filhos, dando-lhes o necessário preparo para entrar na escola.
2006-07-09 15:59:15
·
answer #4
·
answered by rosario contadora de sonhos 1
·
0⤊
0⤋
1- porque não se investe em educação. 2- ninguém gosta de trabalhar sem reconhecimento 3- ensinar pra quem não quer aprender é duro 4- Visão dos nossos políticos! : QUANTO MAIS TAPADO É UM INDIVÍDUO; MAIS FÁCIL DE ENGANA-LO !
2006-07-09 15:46:16
·
answer #5
·
answered by pauloventuraases 3
·
0⤊
0⤋
A nossa política de educação é fraca,não porque nossos professores estão desestimula dos,porque as novas tecnologias estão desviando o jovem da educação formal.
O jovem está cada vez mais ligado as tecnologias,para que seja aplicada um tipo de interesse de conhecimento no jovem é preciso muito mais de que conversas e explicações teóricas.
Este interesse pela emissão de conhecimento tem que vir apartir de um planejamento do professor, em como guiar determinados assuntos, para que seja bem recebido e explicado.
O conhecimento a gente adquire pela vontade de fazer e a curiosidade de ver como é, e pelo que já passamos.
2006-07-09 15:43:43
·
answer #6
·
answered by fabio 1
·
0⤊
0⤋
bom, pelo visto você é uma professora e reparamos também que vc já entrou para o grupo dos desinteressados e desestimulados... uma grande pena...
Mas acho interessante que você mesma responda: quais barreiras você encontra no dia-a-dia no exercicio de sua profissao? Qual a opiniao de seus colegas professores a respeito disso? Ou mesmo, na formação acadêmica, vocês são, em algum momento, orientados sobre esse desafio??
Eu poderia simplesmente dar uma resposta fácil, daquelas que ouvimos muito por aí, como por exemplo: "se um ex-operário chega a ser presidente do país, pq eu tenho que estudar??" (subentende-se que a pessoa nao quer chegar ao mesmo lugar de Lula, mas mesmo assim estará satisfeita)... ou até a resposta do tipo: "o governo não investe em educação"... ou: "pq o governo teria interesse em educar um povo, para que daqui a 10 ou 20 anos, quando este estiver em idade adulta, se revolte contra o primeiro ??"...
Todos nós sabemos, todos percebemos que educação é a chave do desenvolvimento para qualquer país. Vemos isso com países com a China e Índia, que a 20 ou 15 anos atrás iniciaram uma grande revolução na área educacional em seus países, e hoje possuem previsões muito prósperas para o futuro...
Mas então... pq ainda teimamos em descartar os investimentos em educação?? Pq desviamos verba da educação para outras áreas (incluindo as suas próprias contas bancárias) quando sabemos para onde esse montante deveria estar indo??
Minha amiga, estamos no Brasil... portanto, podemos fazer um mix em todas aquelas respostas fáceis que eu havia citado acima, juntando ainda com as 20 últimas edições da Veja, por exemplo, e aí teremos a resposta: aqui não é um país de gente séria.
Sinto um pesar de escrever isso sendo brasileiro, porém um alivio ao descobrir isso.
Um grande abraço e desculpe pela indignação.
2006-07-09 15:41:32
·
answer #7
·
answered by nightfox 2
·
0⤊
0⤋
Eu como estudante,vejo um grande desinteresse,tanto dos alunos,como dos professores em geral,enfim..a educação em casa parece não estar sendo compartilhada com os jovens,e os professores desestimulados pelo baixo salário.Os alunos não se interessam porque com a nova legislação que opuseram,mal sabem escrever e passam de ano não existem reprovação , isto dificulta o aprendizado e o desinteresse por ambas as partes..
2006-07-09 15:34:36
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Simplesmente porque a sistema de ensino está perdido, onde já se viu turno de aula de 3 hs e 40 minutos e com 40 alunos por sala,tenho dó dos professores dessas escolas, principalmente as municipais e estaduais. Os pais também se omitem, não lutam por uma escola melhor.
2006-07-09 15:30:01
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋