English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Olá Maurício,

Entendo que a forma como o cidadão participa do cenário político nacional é que está totalmente equivocada.

Se a grande parte da opinião pública não está satisfeita e confiante com a eleição talvez a falha seja em grande parte da estrutura e do processo, não apenas das pessoas.

O problema maior que vejo é que parece que a população só tem importância e "prestígio" pelo mundo político na hora de votar.

Depois disso, quanto mais longe e alienado estiver o povo do processo e das decisões políticas melhor, pelo menos é a impressão que passa.

Além dos cargos executivos disputados em cada eleição, elegemos os representantes para o Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado.

Georges Clemenceau disse certa vez: "A guerra é coisa importante demais para ser deixada por conta dos generais".

Neste contexto, vejo que não devemos somente votar e eleger os representantes destas 2 casas e não mais interagirmos.

Entendo que a política não pode ser feita somente pelos políticos, sem haver uma forte representatividade da sociedade ao longo de todo o exercício do mandato e não apenas nas eleições.

Precisamos dispor de mecanismos que tornem possível a participação interativa de todos os eleitores ao longo do mandato e não apenas na hora de votar.

Uma sugestão:

Poderia ser criado um site interativo pela Justiça Eleitoral onde o eleitor através do número do seu título eleitoral e uma senha, poderia ter acesso com 30 dias de antecedência, o conhecimento da pauta de trabalhos para votação pelo congresso além dos projetos de lei, com acompanhamento estatístico da performance de cada parlamentar.

Existem hoje sites da câmara e do senado onde é possível consultar estatisticamente o que cada um fez, no que votou, quando foi ao congresso, etc.

Contudo, esta proposta difere por permitir a participação interativa dos eleitores, de forma que a pressão da opinião pública e o seu acompanhamento sobre os trabalhos fosse mais forte sobre o Congresso Nacional, além de ocorrer em tempo real.

Acho que é necessário à sociedade dispor de um mecanismo de participação mais estruturado durante todo o processo.

Através deste site poderiam também ser apresentados projetos por iniciativa da própria população, obtendo-se o número de aceites necessários pela internet.

Através de enquetes e foruns internos definidos pela Justiça Eleitoral, a apreciação da opinião pública dos eleitores poderia ser apurada e encaminhada aos líderes da câmara e do senado, além dos líderes de partido.

Acho que as pautas e a agenda da câmara e do senado precisam ser transparentes e definidas com pelo menos 30 dias de antecedência para viabilizar sua apreciação pública pelos cidadãos eleitores de todo o Brasil.

Sem previsibilidade e transparência, os jogos de interesse, os esvaziamentos do plenário para a votação entre outras manobras, fortalecem os partidos a custo do empobrecimento da população e banalização da representação política, pois estes políticos tornam-se representantes do seu partido e não mais do povo.

Acho que quando interesses específicos são viabilizados em detrimento dos interesses globais há a caracterização de formação de quadrilha.

A oferta de cargos e pastas pelos partidos em troca de apoio sobre votação em medidas é COMPRA DE VOTO, um verdadeiro ABSURDO, pois troca-se poder e dinheiro por CONSCIÊNCIA.

O que vemos é algo INACEITÁVEL, porém mostrado diariamente pelos meios de comunicação como coisa comum.

Como se pode levar política a sério quando se troca dinheiro por emendas, indicação de cargos e pastas ministeriais por voto e apoio de bancada.

Como a justiça eleitoral pode admitir uma coisa dessas?

O que vemos são quadrilhas partidárias dividindo o bolo que cabe a cada um de nós pagar sem o menor constrangimento.

Há mais fariseus no congresso nacional do que na Bíblia inteira.

O processo político precisa ser aperfeiçoado com a criação de mecanismos que tornem o peso da opinião pública e a participação do povo mais relevantes durante todo o cumprimento dos mandatos políticos.

SÓ VOTAR E REZAR É QUE NÃO DÁ

Se o povo não tiver participação relevante depois do voto, como hoje ocorre, nada vai mudar, nem que coloquemos novos representantes na câmara e no senado.

Já está mais do que demonstrado que apenas votar não torna possível um bom desempenho do trabalho parlamentar.

O povo precisa contar com meios para acompanhar, interagir e pressionar o exercício do mandato, antes que o leite seja derramado, o estrago seja feito e o prejuizo venha para o nosso bolso.

Um grande abraço !!!

2006-07-09 12:28:19 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 3 0

Só se consegue isso com uma politica educacional decente.
Fato que nao ocorre em nosso País.

2006-07-09 20:47:01 · answer #2 · answered by MESQUITÃO 2 · 0 0

"Se pararem de roubar, na administração pública brasileira, durante um período mínimo de dois meses, o País terá dado, pelo menos, um passo importante na direção do definitivo e sólido equilíbrio de suas contas públicas."
(Governador Álvaro Dias, do Paraná, em entrevista ao Estadão publicada em 24-2-91)
(Do livro inédito 'O Canto do Jaó')

Should they stop stealing in Brazil Public Administration during a minimum of two months, the country would have done at least an important move towards the definitive and solid equilibrium in public accounts.
(Governor Álvaro Dias, of Paraná State, in an interview to Estadão published in 2-24-91)
(From the unpublished book 'The Song of the Jungle Bird)

2006-07-09 18:53:29 · answer #3 · answered by o-canto-do-jaoh 1 · 0 0

Esta visão política intelitente e racionalista o povo brasileiro vai precisar ter em 1º de outubro, votar consciente, tirar estes corruptos de Brasilia, mande o Lula para o espaço. Se o Lula se reeleger estamos prestes ter o comunismo na porta.

2006-07-09 18:38:31 · answer #4 · answered by Guerreiro 2 · 0 0

como tem coragem de fazer uma pergunta dessas? logico que sim, o povo é muito burro não sabe diferencia gato por lebre.....isto vem da estrutura socoieconomicaeducacional de cada pessoa.....

2006-07-09 18:32:17 · answer #5 · answered by Fagner Toledo 2 · 0 0

Não amigo, já passou da hora, estamos perdento o trem da historia...

2006-07-09 18:28:10 · answer #6 · answered by silvarobertocem 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers