Você sabia que por lei se votos nulos for maior que a dos candidatos e obrigado a ter novos candidatos ou seja os que participaram da primeira não poderia se candidatar novamente por quatro anos? o voto e uma coisa sagrada se o pais esta assim e por nossa própria culpa de votar em pessoas desqualificada ate porque se for ver pelo seguinte prisma você e analisado para o ocupar uma vaga de uma firma pois eles alegam que tem que contratar somente os bons não e? pois e então porque não escolher o certo para seu pais
2006-07-09 04:50:48
·
answer #1
·
answered by Tuco 2
·
3⤊
1⤋
Não é bem assim. Se há muito ladrão na política, também há gente honesta e que luta por anos pelos direitos do povo. Pesquise, vote, cobre seu candidato. Não seja omisso!
Mas concordo que gente nova também é muito bem-vinda. Mas que seja pra melhor e pra moralizar o país.
2006-07-09 17:37:53
·
answer #2
·
answered by Transeunte do tempo 4
·
0⤊
0⤋
Olá Hila,
Eu acho necessário analisar esta questão mais detidamente pois, da forma como você tem colocado, ninguém do congresso nacional (senadores e deputados) tem feito algo positivo ou significativo.
É preciso entender que não havendo maioria ou consenso geral na câmara ou no senado, muitos projetos significativos não são nem colocados na pauta para votação, por maior que seja o empenho de alguns parlamentares sem forte coligação.
Se a grande parte da opinião pública não está satisfeita e confiante com a eleição talvez a falha seja em grande parte da estrutura e do processo, não apenas das pessoas.
O problema maior que vejo é que parece que a população só tem importância e "prestígio" pelo mundo político na hora de votar.
Depois disso, quanto mais longe e alienado estiver o povo do processo e das decisões políticas melhor, pelo menos é a impressão que passa.
Entendo que a forma como o cidadão participa do cenário político nacional é que está totalmente equivocada.
Georges Clemenceau disse certa vez: "A guerra é coisa importante demais para ser deixada por conta dos generais".
Neste contexto, vejo que não devemos somente votar e eleger os representantes destas 2 casas e não mais interagirmos.
Entendo que a política não pode ser feita somente pelos políticos, sem haver uma forte representatividade da sociedade ao longo de todo o exercício do mandato e não apenas nas eleições.
Precisamos dispor de mecanismos que tornem possível a participação interativa de todos os eleitores ao longo do mandato e não apenas na hora de votar.
Uma sugestão:
Poderia ser criado um site interativo pela Justiça Eleitoral onde o eleitor através do número do seu título eleitoral e uma senha, poderia ter acesso com 30 dias de antecedência, o conhecimento da pauta de trabalhos para votação pelo congresso além dos projetos de lei, com acompanhamento estatístico da performance de cada parlamentar.
Existem hoje sites da câmara e do senado onde é possível consultar estatisticamente o que cada um fez, no que votou, quando foi ao congresso, etc.
Contudo, esta proposta difere por permitir a participação interativa dos eleitores, de forma que a pressão da opinião pública e o seu acompanhamento sobre os trabalhos fosse mais forte sobre o Congresso Nacional, além de ocorrer em tempo real.
Acho que é necessário à sociedade dispor de um mecanismo de participação mais estruturado durante todo o processo.
Através deste site poderiam também ser apresentados projetos por iniciativa da própria população, obtendo-se o número de aceites necessários pela internet.
Através de enquetes e foruns internos definidos pela Justiça Eleitoral, a apreciação da opinião pública dos eleitores poderia ser apurada e encaminhada aos líderes da câmara e do senado, além dos líderes de partido.
Acho que as pautas e a agenda da câmara e do senado precisam ser transparentes e definidas com pelo menos 30 dias de antecedência para viabilizar sua apreciação pública pelos cidadãos eleitores de todo o Brasil.
Sem previsibilidade e transparência, os jogos de interesse, os esvaziamentos do plenário para a votação entre outras manobras, fortalecem os partidos a custo do empobrecimento da população e banalização da representação política, pois estes políticos tornam-se representantes do seu partido e não mais do povo.
Acho que quando interesses específicos são viabilizados em detrimento dos interesses globais há a caracterização de formação de quadrilha.
A oferta de cargos e pastas pelos partidos em troca de apoio sobre votação em medidas é COMPRA DE VOTO, um verdadeiro ABSURDO, pois troca-se poder e dinheiro por CONSCIÊNCIA.
O que vemos é algo INACEITÁVEL, porém mostrado diariamente pelos meios de comunicação como coisa comum.
Como se pode levar política a sério quando se troca dinheiro por emendas, indicação de cargos e pastas ministeriais por voto e apoio de bancada.
Como a justiça eleitoral pode admitir uma coisa dessas?
O que vemos são quadrilhas partidárias dividindo o bolo que cabe a cada um de nós pagar sem o menor constrangimento.
Há mais fariseus no congresso nacional do que na Bíblia inteira.
O processo político precisa ser aperfeiçoado com a criação de mecanismos que tornem o peso da opinião pública e a participação do povo mais relevantes durante todo o cumprimento dos mandatos políticos.
SÓ VOTAR E REZAR É QUE NÃO DÁ
Se o povo não tiver participação relevante depois do voto, como hoje ocorre, nada vai mudar. Já está mais do que demonstrado que apenas votar não torna possível um bom desempenho do trabalho parlamentar.
Trocar todos os políticos sem melhor o processo de participação da sociedade não resolverá o problema na minha opinião.
O povo precisa contar com meios para acompanhar, interagir e pressionar o exercício do mandato, antes que o leite seja derramado, o estrago seja feito e o prejuizo venha para o nosso bolso.
Um grande abraço !!!
2006-07-09 12:51:43
·
answer #3
·
answered by Peregrino 6
·
0⤊
0⤋
Antes de votarmos temos que conhecer o politico a fundo desde da sua infacia e o seu relacionamento com a sua familia e mesmo assim ainda temos prababilidade de erros , Então vote com consiencia , sabendo com certeza em quem está se votando.
2006-07-09 11:49:28
·
answer #4
·
answered by claudioleandrosilva 2
·
0⤊
0⤋
o lula nunca tinha ganhado e quando ganhou não resolveu o problema.
2006-07-09 11:46:40
·
answer #5
·
answered by filósofo 2
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida. Não poderemos melhorar esse país se não arriscarmos em mentes novas para governarem nosso país. Se permanecemos com a mesma escolha sempre, nunca mudaremos.
2006-07-09 11:45:36
·
answer #6
·
answered by Walfran Luigy 3
·
0⤊
0⤋
a sei lá,,já penso agente vota em alguém que nunca esteve no poder, e ela acaba de ferrar com o nosso pais.
acho que de qualquer forma todo político é corrupto , por mais que eles falem que vão fazer isso e aquilo quando eles conseguem chegar no poder tudo muda,afinal eles vão se ver em um mundo novo,a grana do pais vai estar sobre o "comando dele"
acho muito difícil agente achar alguém honesto que faça o Brasil ir pra frente,simplesmente ñ acredito em políticos.
2006-07-09 11:45:36
·
answer #7
·
answered by Rê 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza votando nos mesmo vc está concordando no que eles estao fazendo, se vc deseja mudança deve mudar tb seu voto
2006-07-09 11:42:20
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Temos que estar atento as noticias para saber quais são os políticos que não freqüentaram as assembléias e os que não fizeram nada, e também eliminar aqueles altamente fraudulentos que sempre estão envolvidos com as falcatruas, pelos assim teremos a consciências limpa
2006-07-09 11:41:42
·
answer #9
·
answered by Miranda_Ms 3
·
0⤊
0⤋