English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vendo as respostas para apergunta do Bono (o que fazer para acabar com a fome), e também algumas outras, fiquei imaginando porque tanta gente simplesmente tenta determinar culpados ("os políticos", "a Igreja", "os ricos"). Algumas das respostas parecem bastante ingênuas, como "a fome acabará quando tivermos políticos honestos". Isto não é uma proposta concreta de ação, e apenas mostra revolta e ressentimento. O "como ter políticos honestos" não é respondido de forma razoável. Ou ainda "quando os ricos abrirem mão da sua vida boa". Estas não são propostas concretas, ma spura expressão de emoções, misturadas, desculpem a franqueza, com uma compreensão limitada de algumas ideologias.
Não digo que a indignação não deve existir -- mas estas respostas aparecem para perguntas onde se pede sugestão de ação.
Isto é característica do Brasil? Há algo na cultura brasileira que "acostuma" as pessoas com a atitude de revolta?

2006-07-07 09:32:17 · 9 respostas · perguntado por Eu 4 em Ciências Sociais Psicologia

9 respostas

Não é revolta não, é a incapacidade do ser humano em ver em si mesmo a culpa pela situação do mundo ou do seu círculo social. A dificulade de se reconhecer defeitos talvez seja o maior dos defeitos do ser humano, muitas veses até por ignorância sobre o assunto, mas no caso específico como a pergunta que Bono fez, é por não conhecer realmente a pobreza a qual se refere o mesmo. É patológico do ser temer aquilo que não conhece, por isso é mais fácil apontar culpados.
Espero ter colaborado.

2006-07-07 09:40:30 · answer #1 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 3 0

Falta provavelmente reflexão sobre o assunto que é justamente o que o Bono quer, colocar o problema em pauta, fazer as pessoas acordarem para a realidade e discutirem a questão. Não se discute a fome nos bancos de escola, pois a fome é só o mendigo pedindo comida na calçada, e acredito que após uma esta pergunta melhores respostas apareceram com o tempo.

Os politicos e a corrupção fazem parte de uma das faces da fome e que não pode ignorada. A africa possui paises ricos e que passam fome devido aos governos corruptos. Alguns desses governos endividaram tanto seus países que as dividas se tornaram impagáveis.

Não posso concordar com uma afirmação completamente equivocada que li em uma das repostas:
Bono "É um dos tais "ricos" que não abrem mão de suas "vidas boas" e está vendendo muitos e muitos CD's, DVD's e entradas para shows do U2 às custas dessa auto-promoção hipócrita que faz." O que o Bono está fazendo para melhorar o mundo ou acabar com a pobreza? Falando aos 4 cantos do mundo sobre problemas que conhecemos melhor que ele. Isso é nada. É "nada de concreto". Mas é uma excelente propaganda para ele mesmo e para o U2.


O que o Bono está fazendo?
Ele simplesmente está fazendo o que a pessoa descreveu, 'falando aos 4 cantos' sobre o problema da fome, se fazendo ouvir mundialmente, forçando os líderes mundiais a se pronunciarem, fazendo com que outros artistas se envolvam com a causa, usando a sua influencia entre os fãs para que estes sigam o exemplo e cobrem das autoridades locais uma providência, pois o mais interessante é que ele concorda com o "Pensar 'globalmente' e agir 'localmente' ", ou seja, se você acha que a Àfrica está muito longe e que o Brasil já tem seus famintos, ajude dentro de sua própria casa.

Se isso não é concreto então como se descreve o fato de ele ter conseguido o perdão de bilhões em dívidas consideradas impagaveis de países miseráveis, entre outras tantas conquistas como as que tratam da questão da Aids na África?

Ele praticamente não se envolveu na gravação dos ultimos dois albuns, e banda quase acabou por causa da militancia dele. Os outros membros do U2 seguraram a barra porque concluíram que o trabalho dele era muito importante, mas não ficaram satisfeitos com o afastamento dele.

Será que nós sabemos mais de fome do que ele?
Afinal a Irlanda passou por uma grande fome, vários paises da europa enfrentaram guerras e com ela a fome, circunstaciais, mas foram fomes. Já ouvi europeus dizendo que aqui somos privilegiados, que lá na Europa se come de tudo porque a guerra os ensinou a comer alimentos diversos em períodos de restrição, e que no Brasil tudo era farto, que desperdiçamos água e alimentos. E é verdade, temos alimentos para toda a nossa população, e muito vai parar no lixo. O desperdicio é outra face da fome de nosso país.

Enfim... quem se der ao trabalho de ler sobre as campanhas nas quais Bono está envolvido vai ver que se há um oportunista nessa historia, definitivamente não é ele!

Isso leva a outra pergunta... Porque um cara que usa sua imagem para fazer o bem sofre uma distorção como essa...de ser confundido com um aproveitador?

2006-07-09 16:00:15 · answer #2 · answered by GiseleBR 1 · 0 0

TEM Q SE INDIGNAR MESMU. UÉ...

2006-07-09 08:20:55 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo com voce, acho que é um fator cultural. O povo brasileiro costuma reagir mais com o emocional do que com o racional, faço um exemplo: se formos pedir para alguns brasileiros assistirem a uma conferencia sobre um determinado assunto que eles defendem, e encontrar possiveis soluçoes, acredito que se tenha apenas a presença de alguns, mas se forem convidados a pegarem panelas, cartazes e outras coisas e invadirem as ruas, fazendo manifestaçao, pode estar certo que sera uma multidao.

2006-07-07 11:09:39 · answer #4 · answered by Alessia 4 · 0 0

Caro(a) JP,

Eu não posso responder a causa exata dessa chamada "revolta", mas posso transcrever o que penso a esse respeito.

Políticos: Por que será que as pessoas se revoltam com relação aos políticos? Por que eles ganham um salário pago por essas pessoas para realizarem trabalho em favor de todo o povo brasileiro e, ao invés disso nos roubam escancaradamente. E esse roupo, ao meu ver, é bastante concreto.

Como ter políticos honestos? Simples. Não votando, nunca mais, nesses que estão no poder hoje. Votando em outros, que pelo pouco que sei, também vão nos roubar escancaradamente. Aí é só ir seguindo esse ciclo até que o homem, como ser, evolua e deixe a ganância e a sede de poder a todo custo de lado.

Bono: É um dos tais "ricos" que não abrem mão de suas "vidas boas" e está vendendo muitos e muitos CD's, DVD's e entradas para shows do U2 às custas dessa auto-promoção hipócrita que faz. O que o Bono está fazendo para melhorar o mundo ou acabar com a pobreza? Falando aos 4 cantos do mundo sobre problemas que conhecemos melhor que ele. Isso é nada. É "nada de concreto". Mas é uma excelente propaganda para ele mesmo e para o U2.

Posso estar complentamente errado. Mas, a minha humilde opinião, é isso.

Anselmo

PS: Anselmo é o meu nome. Mas eu poderia assinar apenas "A"

2006-07-07 10:02:30 · answer #5 · answered by Anselmo 4 · 0 0

Primeiro que é cultura do brasileiro sempre achar um culpado que não seja a si próprio, além de ser bem mais facil achar alguem que tem culpa do que achar uma solução para resolver. Resumindo a mediocre natureza humana, associada a nossa cultura, além de falta de exemplo de quem colocamos no poder nos leva a essa 'revolta' ( que pra mim não passa de comodismo). Acho que ao invés de perguntarmos ou acharmos mais culpados, deveriamos nos preocupar e tomar atitude.

2006-07-07 10:01:16 · answer #6 · answered by Fernando Lima 1 · 0 0

concordo plenamente quando li que muitas pessoas falam que a culpa São dos políticos , governo, enfim, sempre tivemos problemas com a política e sei que nós não fazermos algo, ninguém fará, podemos nos relacionar com muitas pessoas e termos idéias de como melhorar o mundo e nos unir e fazer mutirões arregaçar as mangas e colcocar em praticar projetos, eventos, tudo que possa ajudar e não esperar políticos, temos que agir

2006-07-07 09:48:12 · answer #7 · answered by ana laura 2 · 0 0

Tb , tem cada perguntinha qu vou te falar.
Por falar nisso, olha o tamanho da sua.
AHHH pára owww

2006-07-07 09:45:19 · answer #8 · answered by Alexandre Y 3 · 0 0

naum sei essa...

2006-07-07 09:37:01 · answer #9 · answered by fuskinha 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers