English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-07 09:22:41 · 3 respostas · perguntado por ? 5 em Ciências Sociais Antropologia

3 respostas

Oi Pernambuco
Muito longe do que o Superelio "supõe", no Brasil existem mais de 1.200 povos indígenas que falam 184 idiomas reconhecidos até agora porque tem povos que ainda não foram contactados por "Jurua" [não Guarani em M'bia guarani] ou "Karaíba" [extrangeiro em Kamaiurá], ou seja, por nós "brancos". Esses povos não podem ser generalizados, ou seja, não podemos pensar que todos são uma coisa só e pensam e egem igual. Cada povo tem uma estrutura social e cultural própria e na maioria das vezes, única.
Por esse motivo não é possível dar uma resposta taxativa para a sua pergunta. O termo "índias" que você usa só permite responder que depende das "indias de qual povo você está se referindo".
Como sou formado em Antropologia e conheço alguma coisinha dos povos M'bia da nação Guarani do litoral sul do Brasil, dos Parakanã do centro do Pará, dos Katukina do oeste do Acre e dos Yanomami / Yanomai de Roraima / Guiana / Venezuela, eu poderia afirmar para você que não, pois nesses povos é praticada a monogamia, mas existem outros povos que não só praticam a poligamia como também o sexo grupal.
Não se espante, pois isto não é uma senvergonhice. Acontece que eles tem costumes completamente diferentes dos nossos.
Vou indicar a você 2 livros de um Antropólogo francês que lecionou muitos anos na USP e fundou lá, o curso de antropologia. Seu nome é Claude Levi-Strauss e ele estudou muitos povos indígenas brasileiros, principalmente os Nhambiquara, com o qual defendeu sua tese de doutorado. Ele ainda está vivo e leciona na Escola Sorbonne de Paris.
Lendo essas 2 obras você ficará interadíssimo sobre casamento entre os indios, como eles vêem o parentesco e como a religião influencia o parentesco. É muito legal.
Três dicas de Antropólogo para você:
> Nos nomes de povos indígenas nós "brancos" não devemos usar o plural. Diga "os Aymoré" e não "os Aymorés". Tem um povo na África que chama Zande e o plural na língua deles é Azande. O "A" no início fas o plural no idioma deles.
> Existe um termo que usamos muito: "Relativisar", ou seja observar em relação ao ponto de vista do "nativo".
> Evite usar palavras extremistas ou fatalistas que matam um assunto, tais como Nunca, Sempre, Jamais, Tudo, Nada, Todos, Ninguém, etc.
Espero ter ajudado.
Abs

2006-07-07 18:08:59 · answer #1 · answered by Químico 7 · 3 0

Em princípio faz-se mister situar-se ao tempo exato que a pergunta se refere. Casar é um ato civil e/ou religioso, sendo tão somente o primeiro, o que tem caráter legal. Nas tribos ainda existentes - são muito poucas - que não usam roupas de branco e nem cobram pedágio seguindo suas tradições de senvergonhices e falcatruas, há na verdade uma união, autorizada pelo chefe competente. Nesta condição não existirá jamais a bigamia. No passado histórico, pós invasão portuguesa, as índias foram alvo da cobiça sexual daqueles grilheiros e a leitura do livro "Origem da Imoralidade Brasileira" - que nada tem a ver com governos e política - bem poderia explicar o que aconteceu nessas terras do pau-brasil e tirar sua dúvida.
AsMg

2006-07-07 17:07:54 · answer #2 · answered by SUPERELIO MEU AMIGO 2 · 0 0

Pelo menos na maioria das Tribos, não.

2006-07-07 16:41:35 · answer #3 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers