English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nas escolas públicas há pardos, negros e brancos. Por que os alunos brancos não têm direito as cotas nas universidades?
Não há injustiça nessa política de cotas para as universidades federais? Os alunos brancos pobres não são excluídos? Não seria melhor aumentar a qualidade do ensino público?

2006-07-07 04:12:58 · 7 respostas · perguntado por Débora 3 em Educação e Referência Ensino e Instrução

7 respostas

linda, vc tem toda a razão!!
na verdade olhe bem para essa proposta de cota, seja pra qr for! é um preconceito!!!! a fundo é humilhante! estao dizendo os seus inventores, organizadores e q apoiam: "coitadinho desses, burros e incapazes não são bons suficientes para competir vamos ajuda-los!! TADINHOS!!"

desvalorizam toda capadidade!! e mtos qdo na faculdade desistem por ser mto dificil!!...

eu creio q nao deveria existir cota alguma!! e sim oq vc sugeriu! MELHORAR o ensino publico e mto!!!!


bjos

2006-07-07 04:19:21 · answer #1 · answered by Rafa 3 · 2 0

A pergunta é pra que cotas ?????? Estuda quem é capaz de provar em um teste que pode ter o direito de estudar na instituição desejada... Seja pequeno, alto, magro.

2006-07-07 11:39:22 · answer #2 · answered by valter_pz 2 · 0 0

Boa pergunta, para mim essas cotas exprimem algo que tentam combater. Elas por si sós já são uma forma de discriminação. Ao invés de focarem em classes sociais que têm dificuldade de entrar em faculdade, principalmente em públicas, tentam enxergar uma maneira racista para resolver os problemas. Então na minha opinião o que se devia fazer era justamente dar direito a pessoas mais carentes que não têm oportunidade de pagar um cursinho do que tentar buscar na raça da pessoa uma forma de acabar com os problemas

2006-07-07 11:30:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Pelo simples fato de que o sistema de cotas é restritivo e não inclusivo. Não sou contra o sitema de cotas para negros, mas tb não sou a favor desse sistema se separa ainda mais ao invés de unir e que sobredetudo, ao meu ver, desrespeita as diferenças.

2006-07-07 11:25:29 · answer #4 · answered by Karla O 1 · 0 0

É certo que o sistema de cotas é uma forma de proteger as pessoas de origem afro, mas de que outra forma o equílibrio se daria, se a grande maioria dos negros na sociedade, não tem condições de educar melhor seus, creio que você estranhe esta medida pelo fato de não ser racismo, logo, não compreendendo como importante, ou é racista no intimo. Nós temos a obrigação de reparar este erro social, causado no passado, depois de umas duas gerações, aí sim, devemos considerar ogualada esta questão de educação. Quanto aos pobres, existem programas genéricos para eles, mas, o problema na verdade não é a faculdade, e sim o ensino básico e médio, aí sim, é lá que devemos proteger todos os que precisarem se desviar da educação e cultura.

2006-07-07 11:24:08 · answer #5 · answered by Pedro 3 · 0 0

Porque infelizmente o sistema comete um terrível erro ao generalizar que alunos de baixa renda são em sua maioria negros e se basear nisso para promover as cotas.

A intenção é ajudar os de baixa renda, então ajudem os de baixa renda, e não usem um argumento secundario e inacurado (a cor da pele) para servir de fundamento. Isso deixa muitas pessoas que mereceriam as cotas, de fora.

2006-07-07 11:23:18 · answer #6 · answered by Rodrigo 2 · 0 0

Depende da instituição
Aqui no Pará as cotas existem para alunos de escola pública independentemente se são ou não de cor
Está em discussão na UFPA a criação de cotas para alunos negros mas só em 2008

2006-07-07 11:19:17 · answer #7 · answered by Jonathas 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers