A pobreza hoje é um dos maiores problemas sociais que existe, não só em um pais isolado e sim em todo o planeta. A pobreza acentuada pode gerar outros sérios fatores como: violência, desnutrição, etc. Tem gente que acha que não tem jeito, mas tem jeito sim, basta que cada ser humano tenha essa consciência e vontade que essa situação mude e também o mais importante: Que os nossos governantes que são eleitos por esse mesmo povo parem de pensar em si próprios, parem de usar dinheiro público para beneficio próprio, usem todo esse dinheiro onde ele deve ser usado realmente, ajudem a dininuir a desigualdade social e assim poderemos começar a acabar com essa dura realidade.
2006-07-09 03:48:58
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
124⤊
64⤋
Milhões de pessoas no mundo cresceram sem experimentar a pobreza. Nunca tiveram de dormir com fome ou tremendo de frio por falta de dinheiro ou lugar apropriado. Mesmo assim, muitas dessas pessoas têm pena dos pobres e fazem tudo o que podem para ajudá-los.
A pobreza, porém, continua sendo uma dura realidade em todo o mundo. Afinal, muitas promessas já foram feitas, mas nada foi concretizado, o mundo continua corrupto, as pessoas continuam morrendo e a justiça continua errando.
Para que essa proposta comece a se concretiza, precisamos adotar novas políticas públicas e começar a implantar uma profunda reforma social. As pessoas precisam parar de pensar só nelas e começar a pensar na sociedade geral. Os pobres não são pobres por serem preguiçosos, eles são pobres porque sua riqueza foi usurpada e sua capacidade de criar riqueza destruída.
A distribuição de renda é o problema mais grave que afeta o Brasil, mas podemos melhorá-lo através da taxação das grandes fortunas, dessa forma conseguiríamos ter uma melhor distribuição da riqueza, pois são poucas as pessoas que possuem muito dinheiro e uma grande maioria que não possui absolutamente nada, por isso acho que não teria importância tirar um pouquinho e distribuir para os pobres. É preciso investir mais na educação, saúde, geração de emprego, reforma agrária e em reforma tributária, porque os grandes pagam pouco e os pequenos pagam muito imposto.
Precisamos mudar essa realidade. Se o país tivesse uma distribuição econômica compatível com o seu crescimento econômico, hoje, haveria 60% a menos de brasileiros pobres. Nós podemos reduzir isso tudo. Muitos dizem que não é possível, mas é sim, se quisermos, diminuiremos isso, se os candidatos que se elegessem fossem honestos, não só com a humanidade, mas consigo mesmo, o Brasil já começaria mudando muito, o problema é que isso não depende só daqueles que querem mudar, depende também da consciência de todos ajudar ou não.
As políticas que estão sendo implantadas nos últimos anos só estão apenas contribuindo para aprofundar ainda mais a desigualdade. Não podemos deixar que este quadro injusto da desigualdade social e de renda permaneça, sendo necessário não apenas propor mudanças efetivas e sim fazer algo para que elas se realizem.
Muitos candidatos políticos até estão dispostos a ajudar, só que há um grande vazio de propostas para a erradicação da pobreza. Eles estão presos ao pensamento econômico, pensam neles primeiramente, por isso tem pouco compromisso com a ética, afinal, pensar no próximo é uma questão de ética.
Para erradicar a pobreza o Brasil não precisa aumentar a riqueza, nem o crescimento econômico, mas precisa aumentar o número de escolas, pagar melhor os professores, garantir renda pra que os pais possam manter seus filhos na escola. E o mesmo digo para a saúde.
Precisamos tirar do poder aqueles que só recebem o nosso dinheiro para o bem estar próprio, precisamos mudar as leis do pais, tirando os direitos dos corruptos e colocando-os para os honestos, precisamos ser mais rigorosos para com aqueles nos enganam sendo os anos das prisões aumentados e as fianças abolidas, precisamos ser radicais para mudar a sociedade e também para fazê-la enxergar que isso só nos fará crescer, não apenas em economia, mas em honestidade.
2006-07-07 07:54:56
·
answer #2
·
answered by Karollynne P 1
·
10⤊
2⤋
ter um governo mas fiel, um que não rouba dinheiro do povo, ou que se involve mais com a communidade do Brasil
2006-07-06 17:06:12
·
answer #3
·
answered by Julio 1
·
7⤊
2⤋
A pobreza só terá fim quando cada um de nós quisermos que ela tenha fim. Mais do que dos governos, das instituições, organizações, o fim da pobreza depende de cada um de nós, porque governos, instituições e organizações não são entidades sem vida própria. São formadas por seres humanos, por pessoas, por nós. Mas será que estamos dispostos realmente a acabar com a pobreza? O ser humano perdeu a capacidade de sentir o outro, suas dores e necessidades, isolou-se numa vida compartimentada em si mesmo e não vê nada além de seus próprios desejos. Se a cada dia, ao levantarmos de nossa cama quente, antes de tomar o nosso café bem preparado, pensássemos e sentíssemos o que é não ter o que comer, o que é passar fome, o que é ver filhos chorando sem ter o que dar a eles, então, se essa dor também fosse nossa, nos consumiria e não nos deixaria em paz até que fizessemos algo. Que não tem nada a ver com caridade, que, hoje, virou sinônimo de desencargo de consciência. A gente dá uma cesta básica aqui, doa uma roupinha ali e acha que já fez sua parte. Não.Precisa muito mais. Precisamos, primeiro, mudar os nossos valores, dizer não ao consumismo excessivo, ao materialismo desenfreado e colocar o encontro com o outro, e que no fim é o encontro conosco mesmos, como prioridade. Perceber que ele é parte de nós, como também somos parte dele. Mas será que queremos? Será que vamos abrir mão da nossa academia, das compras no shopping, do cineminha, da nossa grande carreira no trabalho, para isso? Enquanto a pobreza não fizer parte de nós, enquanto não a sentirmos em nós, não faremos nada. E se não fizermos nada, tudo continuará. Pessoas morrendo na África, aqui perto no sertão brasileiro, mas o que importa? Eu não vejo, eu não sinto. Não é comigo, tenho minha cama quente e meu café bem preparado. Pode parecer uma tarefa muito grande mudar o mundo inteiro, mas cada um pode mudar, primeiro a si mesmos, depois o mundo a sua volta e, assim, a gente muda tudo. A pobreza pode terminar. Se quisermos. Se sentirmos. Se mudarmos. Se agirmos.
2006-07-08 14:13:07
·
answer #4
·
answered by Elis 1
·
5⤊
2⤋
Podemos começar com um severo controle de natalidade, pois esta claro que a super população é o atual problema, uma vez que pessoas pobres e miseráveis tendem a ter uma quantidade absurda de filhos. se isso fosse controlado seria o começo.
2006-07-07 06:01:17
·
answer #5
·
answered by bad " boy 2
·
4⤊
1⤋
Prezado Bono,
Obrigado por sua pergunta,
tenho em mente uma idéia que já propus antes,
mas ela foi tida como "ridícula"
acho que joguei fora tudo o que escrevi,
mas vou me empenhar para reescrever tudo novamente,
de qualquer forma,
gostaria de dizer que a humanidade tem hoje,
todos os meios, recursos e a tecnologia necessária,
para muitíssimo bem alimentar e vestir todas as pessoas,
e suprir todas as suas necessidades, entretanto,
de nada adianta dar tudo a uma pessoa,
sem dar a ela, antes, DEUS.
nós podemos eliminar para sempre da história da humanidade,
a pobreza e a miséria e também muitos males,
mas,
se as pessoas não receberem DEUS em seus corações,
elas certamente usarão seus recursos disponíveis
para "pecarem", e assim a miséria humana voltará a existir...
portanto,
se realmente quisermos por um fim ao ciclo terrível
de pobreza, miséria, doenças, ignorancia e morte
que existe no mundo de hoje,
temos que, necessariamente, NÓS buscarmos a Deus,
devemos aprender a construir o reino de Deus dentro de nós,
e assim, dividí-lo com as pessoas que estão próximas de nós,
devemos aprender a praticar as virtudes,
primeiro em nós,
depois,
pouco a pouco,
com as pessoas próximas a nós.
se nós simplesmente eliminarmos a miséria material
sem nos preocuparmos com a miséria espiritual,
certamente todo o nosso esforço será inútil e vão...
ao invés de estarmos construindo um mundo de paz,
estaremos fomentando, com toda certeza,
uma futura "guerra", fruto do egoísmo e da vaidade humana.
desa forma entendo que a única, verdadeira e permanente
maneira de extinguir a pobreza e miséria no mundo,
é valorizarmos,
nas pessoas e em seus corações,
as virtudes que podemos encontrar em Deus:
Humildade, bondade, Mansidão, amor, compaixão,
e muitas outras....
aliás,
se pudermos fomentar o espírito de compaixão nas pessoas,
isso,
em termos meramente econômicos,
já iria multiplicar os mercados...
( se só penso em mim só compro para mim,
mas se também penso no outro também invisto nele...)
não é difícil de entender
as pessoas pobres precisam cuidar de sua auto-estima e exercitar a suas faculdades mentais,
e podem fazer isso estudando e buscando a Deus a igreja mais próxima; desta forma estariam pensando em coisas positivas...
elas também presisam cuidar de sua saúde e de prevenir doenças, e podem fazer isso RECEBENDO produtos de Higiene pessoal,
como: Papel:Higiênico, fio dental, creme dental, escova de dentes, e sabonetes,
outros produtos importantes são: roupas e materiais de limpeza doméstica como, sabão e desinfetantes....
....
ao proporcionarmos estes produtos "básicos"
livrariamos e preveneríamos de muitas doenças as pessoas,
ENTÃO, a capacidade produtiva destas pessoas poderia ser canalizada para algo produtivo e que gerasse riqueza e renda, ao invés de estar apenas sendo usada para lutar contra doenças sejam físicas ou mentais...
o estímulo a produção e utilização dos produtos citados poderia sim amenizar e muito as situações de miséia e pobreza no mundo...
PS: não devemos nos esquecer de Deus!!!!!!!!!
2006-07-08 08:58:46
·
answer #6
·
answered by Da silva 1
·
2⤊
0⤋
Acabar com pobreza é o método extremo porque existe imperfeição em todos nós diante de Deus desde o Diabo mexeu com Eva, primeira mulher, e deixou a inversão persistir mais até hoje, o que os problemas mundiais existem evidentemente causando perda de vida de mais milhões. Falta definitivamente a soberania de Deus que não é culpado por inversão, nem por omissão de salvar qualquer pessoa. Cada pessoa, tanto rico como pobre, tem tempo para reconhecer os problemas, mas tem de enfrentar os problemas com exito. Como Deus não pode chegar no solo depois de Jesus, será possível acabar com pobreza? Sim, conhecer o que Jesus disse às multidões sobre generosidade genuína. Ninguém saiu muito bem sucedido sem esse motivo na própria fé. Vale a pena ler a Bíblia!
Obrigado. Sou surdo.
2006-07-08 04:06:33
·
answer #7
·
answered by Invest 2
·
2⤊
0⤋
não depende só do governo, depende de todos nós. se cada um fizesse a sua parte o mundo poderia ser diferente. enquanto existir egoísmo e materialismo haverá pobreza. a humanidade precisa ser mais caridosa.
2006-07-07 12:01:49
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
Cordiais saudações Bono!
As vezes que parei para refletir sobre este tema, isto ao longo de minha vida 47 anos, cheguei a conclusão que a humanidade em sí precisa crescer muito, talvez não seja possivel nem a 2 mil anos afrente, a menos que aconteça algo para precipitar este acontecimento.
O homem encontra-se ainda em fase embrionaria, entendo que o planeta Terra é a nossa casa e a humanidade deveria se irmanar, e isto só é possível com a ausência de certos sentimentos, os considerados impuros, ambição, inveja, ódio, e tantos outros.
São poucos os que realmente tem bons sentimentos, que são providos de sentimentos puros eu diria 1%, o restante de nós não consegue enchegar os espirito de equipe, não são capazes de enxergar um palmo afrente do umbigo, por quê sua ambição, seu égo os deixam cêgos. Enxergam apenas a sí proprios.
Lamento gostaria de ser mais otimista, mas veja! O bom exemplo deve ser praticado de cima para baixo, mas observe as nossas intituições sociais políticas e religiosas, dão um péssimo exemplo as nossas crianças, nossas leis servem somente para subjulgar os humildes e beneficiar os Ladrões que hoje ocupam o poder, como ratos, estão fazendo a festa, se proliferando com uma rapidez espantosa, é rato para todo lado!! infelizmente estou vendo que estamos crescendo socialmente... mas tal qual a rabo de cavalo, para Baixo!
2006-07-07 11:47:52
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
È injetar mais dinheiro,colocar eles no trababho,plantando,colhendo,dando sálarios dignos, o Brasil não é tão pobre assim,se não cresceu foi por falta de vergonhas destes politicos que pensam só neles,promessas e promessas...
2006-07-07 08:01:10
·
answer #10
·
answered by LINDOLFO A 1
·
2⤊
1⤋