A hibridação ou hibridização dos orbitais atômicos faz parte da Teoria da Ligação de Valência (TLV), e consiste na explicação do porquê de certos fatos ocorridos com as ligações covalentes. Ela explica como o carbono é tetravalente e porque suas ligações sigma são tão fortes. Basicamente, a hibridização é a fusão de orbitais atômicos, que se misturam, originando novos orbitais, com energia intermediária entre os orbitais misturados. O átomo de carbono tem a seguinte configuração eletrônica: 1s²2s²2p²; a hibridização de átomos só ocorre numa MESMA camada eletrônica e na camada de VALÊNCIA do átomo, o caso a camada L. Um dos elétrons do orbital 2s se excita e passa para um orbital p que está vazio (lembre-se que a subcamada p tem 3 orbitais), a partir daí teremos as seguintes hibridizações: sp, sp² e sp³.
sp: 2s+2px = 2sp + 2sp dois orbitais atômicos originam dois orbitais híbridos sp (sobrando dois orbitais p puros).
sp²: 2s + 2px + 2py = 2sp²+2sp²+2sp² três orbitais atômicos originam três orbitais híbridos sp².(sobrando 1 orbital puro).
sp³: 2s + 2px + 2py + 2pz = 4 x 2sp³ (não sobram orbitais p puros).
Quando temos orbitais p puros sobrando, esses são usados para formar ligações pi com outros átomos. Por isso, sempre que temos uma dupla ou tripla com carbono, teremos 1 ou 2 orbitais p envolvidos respectivamente.
Vale ressaltar que as ligações com orbitais híbridos são mais fortes que com orbitais "normais".
2006-07-06 15:32:58
·
answer #1
·
answered by Ilúvatar 2
·
9⤊
0⤋
Sim.
Um dos modelos de ligação do carbono não é explicado pela Teoria do Octeto, mas pela Teoria da Hibridização das Orbitais. Assim, o carbono, segundo essa teoria, muda suas configurações eletrônicas em ligações covalentes com outros elementos.
Quando uma orbital s se hibridiza com uma orbital p, temos a orbital híbrida sp (caso que ocorre quando o carbono realiza ligações triplas); quando uma orbital s se hibridiza com duas orbitais p, temos a orbital híbrida sp2 (caso em que o carbono realiza ligações duplas) e quando uma orbital s se hibridiza com três orbitais p, temos a formação da orbital híbrida sp3 (caso em que o carbono realiza ligações simples).
Também há representações dessas hibridizações, os ângulos envolvidos, ligações sigma e pi que estão relacionadas a isto tudo...
Depende do quê, exatamente, você quer saber...
2006-07-06 21:54:44
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
hibridação é a forma como o carbono se liga aos elementos. como o carbono é da familia 4A ele pode fazer 4 ligações podendo ser todas simples dizemos q a hibridação é do tipo SP3, uma dupla e duas simples a hibridação é do tipo SP2 e quando é duas duplas ou uma simples e uma tripla dizemos q a hibridação é do tipo SP.
2006-07-06 21:34:37
·
answer #3
·
answered by jo 1
·
0⤊
0⤋