English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-06 08:29:11 · 10 respostas · perguntado por Filipe 2 em Família e Relacionamentos Divórcio

10 respostas

Acho que a separação modifica muita coisa. A família muda drasticamente (de casal e filho[s] para papai ou mamãe com filho[s] + o novo cônjuge ou namorado[a] + irmãos postiços).

Pode prejudicar a formação (e educação) dos filhos, mas pode também melhorar muito, se a relação do casal era, digamos, tempestuosa, problemática.

2006-07-06 09:48:56 · answer #1 · answered by Apolo 6 · 1 1

Minha experiência como educador mostra que a imensa maioria dos filhos de casais separados apresentam problemas de ordem diversa no meio escolar, desde a aprendizagem até mesmo com o relacionamento com colegas e professores.
Normalmente associam-se a grupos semelhantes com os mesmos problemas e acabam acentuando-os cada vez mais.
O recurso que melhor atende a esses casos é o auxilio de um psicólogo, mas o milagre ocorre quando a separação termina.
São casos para profundas reflexões e se possível, de renúncia`à
separação. Reflexão ...

2006-07-11 20:10:08 · answer #2 · answered by curioso mórbido 1 · 0 0

Não, desde que os dois participem da vida da criança. Jamais deve envolver crianças em brigas de casais. Em uma separação o pai continua sendo pai e a mãe continua sendo mãe, portanto para o bem estar da criança a criança deverá continuar a ter contatos com pai e mãe. Se tiver que haver uma discussão, que seja bem longe dela e nunca querer jogar o filho contra uma das partes, isso só atrapalhará o crescimento saudável dessa criança. Sabendo administrar bem a separação, os filhos entenderão mais tarde e saberão compreender.

2006-07-07 12:57:24 · answer #3 · answered by Vilma 7 · 0 0

A separação em si não é ruim para as crianças. Coisas ruins para as crianças são: abusos, maus tratos, abandono, etc... O que pode prejudicar a educação da criança são pais que deixam de exercer o papel de pai e/ou mãe, pais que não se entendem e passam mensagens duplas para as crianças, pais que usam as crianças para chantagear ou prejudicar o outro, etc... Enfim, o que importa na educação das crianças não é o estado civil dos pais, mas como eles exercem os papeis de pai e mãe.

2006-07-07 12:32:37 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Na questão da educação escolar não atrapalha se os pais continuarem agindo como pais. Mas acontece frequetemente casos em que o filho usa a separação como desculpa para não cumprir as responsabilidades de estudante. Contudo, os pais devem ter consciência de que apenas o casal está se separando, e que os filhos vão continuar sendo filhos. É muito importante os pais manterem o diálogo, de forma saudável (nem que seja apenas por telefone), para que os filhos não se sintam lesados pela separação. É importante também que o pai busque o filho na escola de vez enquando, para que possa conversar com o professor ou para auxiliar num dever de casa.
Na educação em casa, não atrapalha, mas modifica. O tutor, por ficar mais tempo com o filho acaba ficando com a maior carga da educação .Mas se houver um esforço dos pais para manterem um diálogo saudável,evitando conversar assuntos do passado do casal e direcionando o diálogo apenas ao que diz respeito aos filhos, o outro poderá sim participar desta, jantando com os filhos uma vez na semana, e saindo com eles nos finais de semana. Pois educação à distância só funciona no ambiente escolar e acadêmico.

2006-07-07 12:14:37 · answer #5 · answered by carolseverino 3 · 0 0

isso depende mto da maneira como a criança foi educada até o momento da separação e das circunstância em q ocorre a separação. Se o casal briga e fica usando a criança como meio de defesa ou ataque (ou chantagem emocional) acaba colocando-a contra uma das partes e isso pode deixar profundas marcas na formação da sua personalidade e consequetemente, comprometendo a educação; mas se a separação for de marido e mulher e não de pai e mãe, o impacto será menor e não influenciará diretamente na formação da criança.

2006-07-07 09:05:21 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

pode..meus pais divorciaram e isso mexeu bastante comigo...e mais uma vez qdo meu pai biologico se matou..minhas marcas sofreram...

a sistema emocional das criancas pode ser problema se a crianca se acha culpavel...nao importa qual e' a razao ..enquanto q os filhos sentem culpa..pode ter dificuldade..

2006-07-07 01:38:17 · answer #7 · answered by juanes addicion 6 · 0 0

Tudo depende do significado que a criança atribui a seperação.
Se não exister desvalorização de um dos lados na frente da criança, se a criança não for refém psicologica dos pais e nem ter presenciado muitas brigas ela pode se desenvolver na boa. Caso contrario é legal um acompanhamento de um profissional.

2006-07-06 16:29:17 · answer #8 · answered by Leonardo D Bastos 3 · 0 0

Não, sou divorciado, mas ficamos amigos, e estamos conseguindo educar nossos dois filhos.

2006-07-06 15:47:55 · answer #9 · answered by Naldim 2 · 0 0

não por que meus pais se separaram quando eu tinha 4 anos e nem por isso atrapalhou a minha educação alias melhorou e muito por que ter esse negocio de muito homem na minha casa não e muito bom

2006-07-06 15:43:39 · answer #10 · answered by raphael barradas felipe b 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers