English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-05 20:03:59 · 7 respostas · perguntado por Nineilha 1 em Ciências e Matemática Geografia

7 respostas

Na verdade, os agentes transformadores do relevo podem ser divididos em dois grupos: os agentes internos (endógenos) que são o Vulcanismo, Abalos Sísmicos e Tectonismo) e os agentes externos (exógenos) mar, chuva, rio, vento, geleira e a ação do homem.

2006-07-06 00:45:22 · answer #1 · answered by Fernando S 2 · 2 0

Concordo com o Fernando. Excelente resposta. Só uma coisinha a mais: esses agentes atuam de forma dinâmica e integrada tanto temporal quanto espacialmente, entretanto, nem todos ocorrem simultaneamente.
Por exemplo: existem paisagens no Brasil que possuem sua esculturação diretamente relacionada à presença de gelo, entretanto, não há hoje a atuação desse agente; isso é que é a dinamicidade do relevo que está sendo esculpido a todo momento.

2006-07-07 10:38:22 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

vote no Fernando S. Explicou muito bem e de modo sintético.

2006-07-06 10:32:17 · answer #3 · answered by Professor_oculto 2 · 0 0

Agentes naturais: água - chuvas, granizo, neve, etc.
vento
ações químicas de organismos vivos
mudanças bruscas causadas por terremotos, vulcões, etc.

E o homem interfere nesntes processos.

2006-07-06 05:42:51 · answer #4 · answered by ERP 2 · 0 0

A Epirogênese afeta setores muito extensos e produz variações pouco marcadas na disposição dos materiais, gerando o que se denomina estrutura calma. É própria das áreas das placas continentais, no que na moderna geologia se denomina plataforma e consiste em lentos movimentos de ascendência e descendência na qual se derivam ondulações de enorme dimensão.

A epirogênese influi decisivamente na configuração do relevo dos continentes ao determinar em grande escala o tipo de rocha sobre o qual se desenvolve o modelo.
A Orogênese: caráter horizontal, produzem numerosas mudanças na disposição dos materiais, gerando sobre elas estruturas atormentadas. A orogênese se define por sua intensidade e concentração afetando as áreas marginais das placas continentais e as áreas situadas entre as placas próximas. Estas áreas relativamente estreitas são submetidas a esforços tangenciais compressivos e como conseqüência seus matérias sofrem grandes e numerosas mudanças em sua disposição. Estas mudanças consistem em deformações e desprendimentos e se traduzem, na aparição de dobramentos, fraturas e unidades deslocadas.
Isostátismo: Equilíbrio densitométrico de massas litosféricas sobre a astenosfera com empuxos principais verticalizados
O equilíbirio isostático pode ser abalado por várias causas, entre elas, aquecimento e arrefecimentos em porções da crosta ou do manto, processos tectônicos levando a duplicação crustal, retirada de capeamentos como grandes e espessas geleiras continentais, espessa deposição de sedimentos em uma bacia.
Eustatismo: Subida e descida universal do nível dos oceanos em função do aquecimento (épocas inter-glaciais) e resfriamento (épocas glaciais) do clima terrestre, provocando a diminuição (degelo) ou o aumento das geleiras, respectivamente.

2006-07-06 01:34:50 · answer #5 · answered by Cob 1 · 0 0

os agentes são a água, o vento e o Homem

2006-07-05 21:35:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Complementando a resposta anterior, o clima, a regiao e as influencias externas.

2006-07-05 23:13:31 · answer #7 · answered by linuxbrs 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers