English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Visto que esta é uma pergunta onde as respostas tendem a refletir a opinião pessoal de quem responde, vou tentar usar argumentos simples e lógicos para respondê-la. Cada pessoa pode ter um motivo específico para dizer que crê em Deus mas não crê na Bíblia, mas os motivos apresentados aqui devem refletir a grande maioria dos casos.

Segundo o Dicionário Michaelis da língua portuguesa, crer significa: 1) Acreditar, ter como verdadeiro; 2) ter crença, ter fé 3) Ter confiança, ter fé 4) Aceitar como verdadeiras as palavras de, ter confiança em:

Isso é bem diferente de credulidade: sf (lat credulitate)
1 Qualidade de quem é crédulo. 2 Psicol Tendência a crer sem reflexão, a aceitar sem crítica as asserções. 3 Ingenuidade, simplicidade.

No caso de alguns, pertencentes ou não a alguma religião, ocorre que eles afirmam crer em Deus sem nunca terem parado para refletir profundamente "o que é realmente crer em Deus". Qual é a base de sua crença? Eles respondem: "Eu simplesmente creio" Isso na verdade é credulidade.

Também é necessário diferenciar a crença na EXISTÊNCIA de um Ser Supremo (Deus) da FÉ em Deus (confiar nele como sendo verdadeiro, íntegro, cumpridor de promessas, e agir de acordo com esta confiança, por seguir suas orientações).

No caso de outros, eles acreditam na existência de um Ser Supremo por perceberem que a natureza e o universo (seres vivos, elementos químicos, planetas, leis físicas, etc.) são complexos e detalhados demais para serem aceitos como obra do acaso. É uma questão de lógica. Porém, tais pessoas podem ter reservas em acreditar na Bíblia devido a muitas atrocidades cometidas por religiões que afirmam seguir a Bíblia, e que usaram interpretações pessoais de certas passagens bíblicas para justificar tais atrocidades.

Há também pessoas que foram apresentadas a este Ser Supremo, Criador do universo, de formas diferentes da apresentada pela Bíblia, isto desde a sua infância, e a maioria maciça de tais pessoas continua crendo em Deus de forma diferente da apresentada na Bíblia, e portanto, não aceitam a Bíblia como verdade.

Para todos os casos acima, existe a possibilidade de que tais pessoas venham algum dia a crer na Bíblia, pois um exame cuidadoso dela pode levar a pessoa a aceitá-la como a "Palavra de Deus".

Há também o caso de pessoas que começam a examinar a Bíblia, mas ao perceberem a responsabilidade envolvida em aceitar como verdadeiras as palavras de Deus, preferem discordar dela. Neste caso, o que está envolvido é a escolha entre seguir ou não seguir o que está na Bíblia, e não a falta de esclarecimento a respeito dos ensinos dela.

2006-07-05 18:35:52 · answer #1 · answered by Etc e Tal 3 · 5 0

Por que a biblia é um livro que foi mutilado, seja através de seitas que modificaram determinados textos para justificarem sua doutrina, seja através de erros de tradução ou porque falsas
interpretaçoes ou por retirarem determinados termos que são as chaves para se realmente entender a bíblia , por isso ela parece tão contraditória.

2006-07-07 21:28:28 · answer #2 · answered by 4 · 1 0

Primeiro porque a Bíblia não é, nem nunca foi, o único livro sagrado das culturas humanas.

Segundo, porque Deus É/Está em Tudo. Portanto Todas as formas de "ver" Deus estão corretas. Não há como imaginar alguma forma de culto a Deus que seja errada. Afinal, Ele está em Tudo!

Terceiro porque a bíblia é um livro muito, muito antigo. O mundo hoje é outro. Aquelas regras da bíblia foram escritas para aquele povo antigo. CLARO que existem as verdades universais que Nunca serão ultrapassadas, como o Amar uns aos outros...

Quarto: Muitos homens já cometeram erros seguindo a bíblia. Nunca, ninguém, cometeu um erro seguindo seu próprio coração :)

2006-07-05 23:01:42 · answer #3 · answered by Bruno H 2 · 1 0

simples se vc consultar a Bíblia vai ver que tem haver com a vontade de Satanás note esse texto por exemplo 2 coríntio 4:4
e no mais as pessoas tem procurado adorar a Jesus não a Deus propriamente dito elas nem sabe o nome de Deus.
espero que vc fassa uma pesquisa se quiser entrar em contato.
até mais.

2006-07-05 23:35:31 · answer #4 · answered by boy 2 · 0 0

Porque a Bíblia não é a única fonte de informação dos caminhos a serem seguidos para o mundo transcendental. Só existe um único Deus e diversas são as formas de religar-se a ele, por isso tantas religiões no mundo.

2006-07-05 23:13:55 · answer #5 · answered by eu mesmo 5 · 0 0

Por que a Bíblia foi escrita por uma mente doentia, psicopata, xiita, atrasada, bruta, ignorante, que quer a ferro a fogo impor um pseudo-"Deus" que não tem nada a haver com a nossa identidade cósmica interior. A Bíblia agride os ouvidos, agride a inteligência, agride ao bom senso. A Bíblia é um portal onde está escrito "Deixe o seu cérebro do lado de fora ao entrar".
A parte útil da bíblia seria se a considerássemos sob o aspecto de experiências do ser humano, sob o ponto de vista psicológico, para ser lida e discutida como uma mitologia, como a grega, como a suméria, como a egípcia, mas NUNCA, JAMAIS, como a infalível palavra de um deus; seja qual for esse deus; ainda que esse deus fosse Júpiter.

2006-07-05 23:11:24 · answer #6 · answered by Obiwankenobh 2 · 0 0

Porque a bíblia tem mais de 5000 anos . Imagine uma constituição com essa idade e nunca tenha sido reformada.

2006-07-05 23:11:13 · answer #7 · answered by NEOSHET 6 · 0 0

Talvez seja porque a crença na bíblia já seja consequencia de uma escolha feita ao seguimento do judaismo ou do cristianismo.
A crença em Deus não se pode ser resumida nestas duas religiões.
O islâmico crê em Deus, mas o livro sagrado dele é Alcorão.

2006-07-05 23:01:48 · answer #8 · answered by Ederson S 2 · 0 0

Porque falar é mto fácil, dificil é cumprir!!!!

2006-07-05 22:59:41 · answer #9 · answered by Priscila Miranda 2 · 0 0

Simplesmente porque estão cegas, ingnorância.

2006-07-11 12:58:50 · answer #10 · answered by sol 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers