A arte de compartilhar
Sandra Maia*/Especial para BR Press
(BR Press) - Outro dia em um grupo de amigos começamos a contar histórias. Histórias da vida. Nossas histórias... E gratificante foi constatar que muitos de nós possuíam histórias que ainda não conhecíamos. Nessa noite, nos tornamos mais próximos. Mais unidos. Mais íntimos. Verdadeiramente, mais amorosos uns com os outros.
Foi gostoso ouvir e poder compartilhar. Perceber o que ia por trás de cada história. A dor ainda guardada, o ressentir por vezes doloroso, o descobrir que já passou ou que ainda não passou. O viver e reviver cada passo passado.
Histórias todo mundo tem. A forma de contar é que é diferente. Uns contam tudo com muita paixão e, então, apaixonam. Outros contam tudo com mais zelo, com mais cuidado e, assim, distanciam. Existem também aqueles que revivem cada passo e incluem no seu contar – todas as suas emoções e reações – e, assim, inspiram, transpiram, contagiam e tocam.
Há histórias que encantam, outras que aterrorizam, aquelas que amamos e as outras que odiamos.
As histórias da nossa vida devem, portanto ser divididas, oferecidas ao outro para que este possa degustá-la. Tirar proveito delas, aprender conosco sem que tenhamos que lhes ensinar.
Conhecer-se
As histórias, por isso, aproximam. Dão o tom do relacionar-se. O tom da intimidade e da complexidade da relação. Uma relação sem histórias já não é mais uma relação. Torna-se um conviver pacífico. Aceitável. Possível, embora, muito aquém do que poderia realmente permitir para um e outro no despertar, no transformar, no conhecer-se.
Sim, porque quando revivemos nossas histórias, reaprendemos com elas. Relemos tudo de um outro ângulo, sobre um outro ponto de vista, com uma nova perspectiva. E, o outro, quando nos ouve com elegância, amor e compaixão, também aprende conosco. Aprende com o que provavelmente ainda não viveu.
Compartilhar nos torna mais aptos a também ouvir e de novo compartilhar. Torna-nos seres humanos. Uma relação se constrói no dia-a-dia. Na cumplicidade. Na felicidade de poder com o outro desfrutar o que temos de melhor: nosso viver.
2006-07-05 06:09:39
·
answer #1
·
answered by exapbrwylder 5
·
2⤊
2⤋
Compartilhar é omesmo que dividir o que sabe ou se pensar a respito de algo ou coisa...
2006-07-05 06:11:30
·
answer #2
·
answered by Dilma s 1
·
0⤊
0⤋