AAAzanetti,
Primeiramente, essa frase é uma máxima de um filósofo e matemático francês Descartes. Ele havia enlouquecido lá em Paris e não sabia se ele existia ou se era uma fantasia (delírio ou imaginação). Depois de muito pensar sobre o assunto, e também pelo sofrimento existencial, ele teve um "insight" ou uma iluminação interna que o tirou do estado de loucura. Aí, quando disse para si mesmo que se ele estivesse pensando, era sinal de que não era uma fantasia e que, portanto, havia uma existência. Isso o colocou no plano do racionalismo e tem relação direta com Platão, que defendia que tudo não passa de uma ilusão ou invenção da nossa mente. Os racionalistas acreditam muito na lógica e no exercício do raciocínio para levar os seres humanos na construção do conhecimento.
Em segundo lugar, e aí não estamos mais no plano da filosofia, mas da psicologia, é uma frase que a gente mesmo pode comprovar na nossa experiência. Você, nesse exato momento, está lendo a minha resposta e, com certeza, está PENSANDO no que estou escrevendo. Essa percepção de pensar, no plano mais profundo, lhe dá a sensação de que você não é uma ficção ou imagem fantasiosa, mas que há uma EXISTÊNCIA verdadeira. Por outro lado, quando você dorme ou quando passa pela anestesia geral, sua consciência fica apagada e não terá a sensação de que existe.
No plano da metalinguagem, pode-se fazer uma inversão e questionar: "Existo e por isso penso?" não será condição necessária existir para se pensar? Será que todos os seres humanos pensam de forma verdadeira? O que dizer das pessoas que enlouqueceram ou ficaram fanáticos religiosos e esportistas?
Indo para a área do humor, há uma brincadeira com a frase que é a seguinte: "Penso, logo DESISTO!!!!" Penso eu, que essa frase indica claramente a postura preguiçosa de algumas pessoas quando se dão conta do grande volume da tarefa que precisarão realizar. Pensaram bastante e descobriram que "não será fácil" e portanto, decidiram desistir.
Finalizando, respondi a sua pergunta em quatro perspectivas: filosófica, psicológica, metalinguagem e humor. Seria interessante e importante, caso seu objetivo seja ampliar o universo de compreensão da frase, discutí-la no plano antropológico (como as outras culturas analisaram essa máxima de Descartes?), sociológico (de que forma as diferentes classes sociais compreenderam essa frase?) e político (quando houve utilização dessa frase no poder?).
Um abraço e parabéns pela pergunta.
2006-07-05 03:33:58
·
answer #1
·
answered by algreen41 5
·
1⤊
0⤋
acho que isso é mais uma viaje desses filosofos que naum tinham nada pra fazer e ficavam fumando maconha...depois falavam essas ******...decartes viajou nessa...
tenhu uma melhor pra ele.."bebo logo fico porre"
2006-07-05 03:24:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Huuuummmmm, deixa eu pensar...
2006-07-05 03:22:29
·
answer #4
·
answered by jol69 1
·
0⤊
0⤋
O Ato de pensar realiza o ser humano. Faz ele se sentir vivo, ter idéias!
Mas segue algumas pérolas....
"Peido, logo fede."
2006-07-05 03:19:43
·
answer #5
·
answered by bruno_fa85 4
·
0⤊
0⤋