Será mais fácil explicar com um exemplo: A queima de álcool produz gás carbônico,água e grande liberação de energia. Lembre-se que para a reação ocorrer tem de haver uma energia inicial, o álcool não entra em combustão espontaneamente, energia de uma chama por exemplo. Essa energia inicia a reação. No final da reação os gases (gás carbônico e água ) tem grande quantidade de energia. Os elétrons que compõem os gases são "promovidos" a um nível de energia mais alto. Quando os gases são liberados sua temperatura ou seja sua energia diminui imediatamente, dessa forma os elétrons dos compostos gasosos voltam ao seu estado normal de energia molecular.Ao voltar ao seu estado normal eles liberam energia na forma de luz que dependendo do material poderá ter várias cores. A mais comum são os tons avermelhados e azulados característica de compostos orgânicos ( papel ,carne, madeira,álcool,gasolina, etc )
2006-07-05 16:26:07
·
answer #1
·
answered by Professor Henrique 1
·
3⤊
0⤋
ou seja...
o fogo nada mais é do que Luz e Calor...
u.u"
que triste!!! e eu axava ele tão filosófico...
2006-07-06 16:48:27
·
answer #2
·
answered by AnjinhoSafado 1
·
0⤊
0⤋
Fogo não é sólido nem liquido nem gasoso,é energia,e energia é matéria em movimento,essa é a definição de fogo
2006-07-05 06:52:36
·
answer #3
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
0⤊
0⤋
Fogo e combustão são sinônimos, mas digamos que todo fogo é uma combustão, mas nem toda combustão é um "fogo". Da mesma forma, oxidação seria um sinônimo de ambos.
Muitas oxidações ocorrem no cotidiano, (como a reação química que gera o calor do corpo) mas poucas identificadas como fogo. Isso porque convencionalmente, o "fogo" é uma reação de oxidação ao ar que libera luz (visível) e calor.
Para uma reação exotérmica (que libera calor) libere luz também é necessário que esta reação se processe acima de uma certa temperatura. Isso se deve ao fenômeno quântico conhecido como "radiação do corpo negro", que enuncia que qualquer corpo aquecido emite luz acima de 500ºC, independente de sua composição.
Isso explica o fenômeno do ferro "em brasa", que fica incandescente exatamente pela temperatura que adquire.
A coloração da luz está diretamente relacionada (à quarta potência, para ser mais preciso) à temperatura do objeto. Como a "escala" de cor varia do vermelho ao azul, passando pelo amarelo e verde, quanto mais quente um objeto, mais para o azul estará coloração de emissão. Isto tem a ver com a coloração da chama.
Embora os corpos aquecidos emitam luz, não se trata de "fogo", pois falta a reação química de oxidação ao ar.
Outro fato "popular" é que somente materiais que apresentem carbono em sua composição "pegam fogo". Na verdade, em condições favoráveis, praticamente todos os elementos podem ser oxidados produzindo calor e luz, ou seja, caracterizando um fogo. Por exemplo, alumínio metálico reage com óxido de ferro, produzindo uma chama braco-azulada a uma temperatura de aproximadamente 3000ºC, num fenômeno conhecido como "aluminotermia". Este procedimento era utilizado para fazer soldas rapidas em trilhos de trem danificados.
2006-07-05 01:31:09
·
answer #4
·
answered by M. Itigue 2
·
0⤊
0⤋
Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor. Para que haja fogo é necessário que existam três elementos essenciais da combustão, que constituem o chamado "Triângulo da Combustão". São eles:
- Combustível
- Calor
- Oxigênio comburente
O fogo é um processo químico que obedece rigorosamente as Leis das Proporções Definidas ou Leis de Proust, ou seja, a configuração desordenada desses três elementos não produzirá o fogo. Se suprimirmos desse triângulo, um dos seus lados, eliminaremos o fogo.
A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo:
a) Resfriamento: Quando se retira o calor;
b) Abafamento: Quando se retira o comburente;
c) Isolamento: Quando se retira o combustível.
Formas de Combustão
- Combustão viva: desprende luz e calor. Exemplo: gasolina em chamas
- Combustão lenta: não desprende lu. Exemplo: oxidação do ferro
Existem vários tipos de materiais combustíveis. Podemos classificá-los em:
1. Combustíveis Sólidos
O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos.
Fatores que afetam a combustibilidade
- Composição química: os materiais mais combustíveis encerram os elementos carbono, enxofre e hidrogênio. Exemplos: Borracha, papel, etc. · Dimensões: Os materiais finamente divididos entram em combustão mais rapidamente. Exemplos: madeira, serragem e aço, esponja de aço.
2.Combustíveis Líquidos
Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão.
Fatores que afetam a combustibilidade
- quantidade de vapores
- superfície exposta
- volatibilidade
- temperatura
3.Combustíveis Gasosos
Via de regra os gases são acondicionados nas seguintes formas:
- liquefeitos
- comprimidos
- em tubulações
Existem duas classes de gases:
Comburentes: aqueles que possibilitam a existência da combustão.
Exemplo: oxigênio
Gases Inertes: servem para suprimir a combustão - são os agentes extintores.
Exemplos: gás carbônico, nitrogênio, etc.
2006-07-05 01:28:58
·
answer #5
·
answered by nudacarol 3
·
0⤊
0⤋
Creio eu q nem toda combustão gera fogo... mas todo fogo é gerado por combustão... pois a combustão é a adição de oxigênio a um certo material... e para haver fogo deve-se haver oxigênio reagindo...
O fogo em si é uma troca mto intensa de energia gerada por uma reação transformada em luz e calor...
2006-07-05 01:12:17
·
answer #6
·
answered by Carwolrine 2
·
0⤊
0⤋