Porque os catarinences são também os primeiros colocados em educação.
Educação e desenvolvimento estão intimamente ligados.
2006-07-04 16:03:00
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
0⤊
1⤋
Santa Catarina apresenta modelo de desenvolvimento Ãmpar, baseado em pequenas e médias empresas e organizado em pólos econômicos e polÃticos regionais, fugindo do estilo centralizador que originou as caóticas metrópoles.
Nenhum municÃpio catarinense tem mais de 500 mil habitantes. E há uma melhor distribuição dos benefÃcios do progresso – os 20% mais ricos têm renda apenas 16 vezes maior que os 20% mais pobres.
Santa Catarina é um dos estados onde se vive mais e melhor no Brasil. Seu IDH (Ãndice de Desenvolvimento Humano) é de 0,860, o segundo maior do paÃs (atrás apenas do Distrito Federal), Ãndice próximo aos paÃses europeus como Portugal, Polônia, Espanha, etc.. Se fosse um paÃs, estaria em 35º lugar na tabela do IDH, à frente de Uruguai, Chile, México e Hungria.
Entre as 33 Regiões Metropolitanas reconhecidas pelo IBGE, as três primeiras colocadas no ranking do IDH-M ficam em Santa Catarina: Florianópolis (0,860), Joinville e Blumenau, ambas com 0,850.
Na relação das 100 maiores cidades brasileiras com melhor IDH, 27 – mais de um quarto do total – estão em Santa Catarina. Dos 50 municÃpios do paÃs que apresentam IDH mais alto, o Estado aparece com 16, quase um terço do total.
Dos 573 municÃpios brasileiros que têm nÃvel elevado de desenvolvimento humano, 123 (mais de 20%) são catarinenses. Florianópolis (0,875) é considerada a capital com mais alta qualidade de vida e a quarta melhor cidade do paÃs para se viver, conforme os critérios da Organização das Nações Unidas(ONU).
Santa Catarina ostenta o melhor Ãndice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) do Brasil, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo o relatório, o Estado aparece na segunda melhor posição na categoria Educação e como terceiro em Saúde e Renda.
Possui um dos melhores Ãndices de alfabetização do paÃs (93,6%).
Apenas 13,7% dos jovens – a menor taxa do paÃs – não estudam nem trabalham.
Santa Catarina é o 7º estado mais rico do Brasil.
à o maior exportador de frango e de carne suÃna do Brasil.
Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a WEG, e um dos maiores fabricantes de compressores para refrigeradores, a EMBRACO.
A renda per capita catarinense é de 9.272 reais, a quinta maior do Brasil.
Ou seja, não é apenas um fator que influencia, é uma série.
Em Santa Catarina não há uma diferença social alarmante, sou catarinense por isso posso afirmar. Todos têm aceso a educação, não só ao ensino fundamental e médio, mas ao ensino superior também, uma boa educação gera bons profissionais e bons profissionais buscam uma boa colocação no mercado profissional.
Deve ser por isso que tem tanto paulista e carioca vindo pra cá rsrsrs
2006-07-05 00:09:05
·
answer #2
·
answered by angels_carolzinha 6
·
0⤊
0⤋