English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Olá Oton,

Já tive a oportunidade no Yahoo Respostas de responder a uma pergunta semelhante...

Volto a participar deste assunto deixando minha opinião pessoal, pois acho esta questão de extrema relevância para o país e, consequentemente, para todos os seus cidadãos:

No meu entendimento, a única forma de garantir que a qualidade do processo de votação seja melhorada é de que o voto seja obrigatoriamente CONSCIENTE e RESPONSÁVEL.

Certamente, a decisão de tornar o voto obrigatório apenas como ATO em si, mesmo que não haja convicção do eleitor é um grande mal para qualquer país ou sociedade.

A obrigatoriedade do ATO de votar não torna o voto CONSCIENTE, muito menos, RESPONSÁVEL.

A consciência de votar é que precisa ser obrigatória, o voto inconsciente faz do processo eletivo algo pouco representativo e banal, e toda a sociedade banca as consequências.

Dar um voto inconsciente é como dirigir um carro de olhos fechados. Qual seria o mais provável Resultado? Chegar ao destino visado ou parar num Hospital...ou Funeral?

Precisamos nos preocupar em erradicar o voto insconsciente e irresponsável.

O voto deveria ser obrigatoriamente justificado na mente e no coração de quem vota, antes de ser depositado numa urna.

O voto obrigatório é o principal aliado de maus políticos que sabem ser este o único recurso capaz de lhes assegurar chances numa eleição, criando, influenciando e manipulando uma massa inconsciente de cidadãos para votar a seu favor.

Como a quantidade de votos é o que vale e não a sua qualidade , a influência sobre a massa é a única alternativa que resta de eleição para muitos pilantras.

Verdadeiros cidadãos, esclarecidos e com consciência política, tornariam a eleição de péssimos políticos impossível, desde que: Quem não estivesse convicto fosse responsável e deixasse de votar, fazendo prevalecer a decisão consciente dos cidadãos.

O voto além de não ser obrigatório deveria também ser distrital, pois aumentaria as possibilidades deste voto ser depositado de forma mais consciente, pois restringiria as opções aos representantes de atuação direta na comunidade do eleitor, dando-lhe maiores condições de interagir e avaliar suas atitudes, idéias e valores.

A justiça eleitoral deveria estar mais preocupada em veicular na grande mídia em tempo de eleição o seguinte slogan:

"Um grande Direito deve ser exercido como um grande Dever"

"Se estiver verdadeiramente consciente de sua Opção Vote!!!"

"Se não estiver consciente...deixe quem estiver Votar!!!"

"A nação merece a certeza de seus cidadãos, seja Responsável"

O voto precisa ser: CONSCIENTE e RESPONSÁVEL

A justiça eleitoral deveria ter foco na investigação e policiamento de tentativas de alienação de votos.

Vejo a divulgação de pesquisas de intenção de votos como uma grande fonte indutora e manipuladora da opinião dos eleitores.

Devido à sua capacidade de alienação e uso direcionado por correntes políticas, deveria ser tratada como um crime eleitoral.

A decisão do eleitor deve ser íntima, pessoal e não invasiva por pressões e induções dos veículos de comunicação.

A cidadania deve ser estimulada, quem quer saber deve assumir o dever de participar do processo político, conhecer os candidatos, seu programa e suas propostas, procurar se informar, analisar, comparar, criticar e decidir.

Deve ter pleno acesso à informação mas deve ir de encontro à ela e não o contrário como verificamos, onde o cidadão é bombardeado a todo momento pelo uso indiscriminado de meios de comunicação, divulgação e propaganda invasiva.

Na informática, quando recebemos uma mensagem de alguém que não conhecemos ou autorizamos é tratada como um SPAM, invadindo a privacidade do usuário.

É necessário regulamentar de que forma esta informação de campanha poderia ser amplamente disponibilizada sem ser direcionada de forma forçada ou invasiva.

Para que nossa realidade política mude é necessário, antes de mais nada", tornar-se um cidadão CONSCIENTE, levando Política a sério e reservando tempo e disposição para avaliar, participar e fazê-la melhor.

Pessoas egoístas e acomodadas, não encontrarão tempo e disposição para ser cidadão pois, acima de tudo, é um ato de grandeza, doação e vontade para construir um mundo melhor.

Votos ruins são resultado de péssimas atitudes pessoais e obrigações equivocadas.

Colhemos o que a maioria plantou, pois todos os votos ainda tem o mesmo valor, apesar do peso da convicção no ATO de VOTAR variar de nenhuma à total entre as pessoas.

2006-07-04 12:45:43 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 4 0

Sim.

O voto obrigatório é um absurdo. Mesmo que você não queira eleger nenhum dos que estão se candidatando, tem que ir lá e votar.

Se o voto não fosse obrigatório, os políticos teriam que mudar as suas atitudes se quisessem conquistar o imenso número de insatisfeitos com eles que deixariam de votar e seriam disputados voto a voto por cada concorrente.

As pessoas que se abstivessem estariam demonstrando que não confiam em nenhum deles e que para serem dignos do seu voto, teriam que mudar as suas atitudes para ter desempenhos que fossem de acordo com os interesses do eleitor.

Eles seriam obrigados a não só falar, mas também a realizar as suas promessas de campanha.

O voto é um direito. Onde já se viu "direito obrigatório"?

Essa história de que se o voto não fosse obrigatório a democracia cairia é besteira.

Nos Estados Unidos voto não é obrigatório e continua sendo uma democracia.

2006-07-07 03:32:27 · answer #2 · answered by Radar 2 · 0 0

aí é que ninguém ia votar mesmo, mta gente n suporta esses troço, se n for obrigatório então,vai ser um tal de falsificar votos, sai fora!!!!!vai virar uma pu/ria

2006-07-05 14:53:15 · answer #3 · answered by Sula 5 · 0 0

É sem duvidas algo a ser pensado, apesar de que seria muito ruim para muitos partidos, partidos esse que não possuem militancia, e diante dessa situaçõa certamente partidos com por ex: o PT (Partido dos Trabalhadores) ganhariam as eleições de maneira esmagadora, isso pelo fato de que os petistas sim copareceriam em massa, e certamente poderia ate ser muito bom para o nosso pais...


essa é a opinião de Michael Pietro.

2006-07-05 12:40:27 · answer #4 · answered by Michael Pietro 3 · 0 0

Uma democracia não pode começar com um voto obrigatório.Democracia é goverdo do povo para o povo, se o povo não pode nem escolher se vota ou não, esse governo pode ser muitas coisas, menos para o povo.Se fosse opcional fica a preocupação de as pessoas não irem votar, mas elas não sentem vontade de não votar por preguiça, mas sim por cansaço, de ver tanto ladrão impune na tv, roubando rios de dinheiro do povo e não acontecendo nada com elas.E ainda por cima o povo só por deixar de votar, sem roubar nada de ninguem, apenas exercendo o direito que deveria ser assegurado pela justiça de não votar, pode perder o titulo e nào poder fazer concursos, nao poder entrar na faculdade.Enfim, a roubalheira ta muito clara e muito pra um lado só, como queriam que o povo reagisse?Não sei dos outros, mas não voto nem em alckimin privatizador e nem em lula-valério duto.EU ANULO SIM! VOTO NÃO!

2006-07-04 23:32:08 · answer #5 · answered by Felipe 3 · 0 0

Ta ai uma coisa que eu nunca soube responder, mas acho que o povo brasileiro em sua maioria não está preparado para ter este tipo de escolha, infelizmente.... sempre haverá um jeitinho pra resolver as coisas, mais uma vez, infelizmente!

2006-07-04 19:11:55 · answer #6 · answered by Mestiça 2 · 0 0

Não, o q faz necessário é a reforma eleitoral para acabar com essa salada de Políticos de diversas tendências e correntes, cabendo o eleitor eleger no Partido pois, aceitou as propostas como a melhor para melhorar a vida da Nação.....

2006-07-04 19:08:07 · answer #7 · answered by adriano g 6 · 0 0

Acredito que sim.

2006-07-04 19:05:28 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers