O Brasil nunca foi descoberto, porque quando os portugueses chegaram aqui já haviam muitas tribos indígenas habitando.
Os portugueses só 'redescobriram' a terra brasileira, na verdade mostraram ao Velho Mundo que existia mais gente além deles..
2006-07-04 10:29:07
·
answer #1
·
answered by melissa prado 2
·
0⤊
0⤋
Meu caro Gavião Preto [blackfalcon fica muito submisso aos infames americanos imperialistas]
Aquela estorinha se afastar do "Cabo das Tormentas" por causa das "calmarias", todo mundo já sabe que é conversa mole para boi dormir.
Antes de analisar o descobrimento do Brasil você terá que se contestualizar no período que isto aconteceu.
Em primeiro lugar, entre as 4 potências da época [Portugal, Inglaterra, Espanha e França], Portugal tinha a chamada "Escola de Sagres", uma universidade do mar que detinha o maior conhecimento de engenharia naval do mundo e os melhores especialistas em navegação e construção naval até então conhecidas. Ela equivalia, na época, à NASA de hoje.
A Escola de Sagres era a única que dominava a tecnologia de navegação com velas triangulares [os "busters" de hoje] e a construção de caravelas [os "spacebus" de hoje], maiores, mais rápidas, mais robustas, mais fáceis de manobrar e com maior autonomia de navegação [mais dia navegando sem aportar] e portanto infinitamente superiores às escunas inglesas e francesas. Suas cartas nauticas também eram muito mais precisas que as dos seus concorrentes.
Já sabendo da existência de terras para o lado oeste do mundo, conforme relatos de navegadores e "batedores" [navegadores espiões que viajavam na surdina a mando dos reis] que antes do "descobrimento " do Brasil já haviam passado pelo nosso continente [Cristóvão Colombo foi um deles. Esteve na América 8 anos ante de Cabral em 1492], o rei de Portugal, Manuel I apelidado de "O Venturoso", não podia mandar uma expedição marítima "oficial" para o oeste porque ele já sabia que só haviam terras após o meridiano que demarcava o "tratado de Tordesillas" firmado anos antes com os espanhois. Porisso ele inventou aquela estória das calmarias. Assim Cabral poderia "descobrir" e o que é mais importante, "tomar posse" [que até então não havia sido feito pelos espanhóis] de terras que no caso estariam sendo "descobertas por acaso". Por essa razão o escrivão da esquadra, "Dom" Pero Vaz de Caminha, um nobre Português [o que um nobre estaria fazendo no meio de um monte de marinheiros imundos e doentes? Comprando cravo e canela? Me engana que eu gosto...] primeiro reconheceu as terras como uma ilha para depois de 32 anos Portugal reconhecê-la como um continente [terra] e mandar o navegador Brás Cubas para tomar posse dele.
Nestes 32 anos, sabe o que Portugal ficou fazendo? Negociando a quebra de 4 tratados de limitação de descobertas e posse de terras novas com a Espanha.
Sacou a sacanagem política? Pois é, ela existe desde aqueles tempos.
Curiosidade: O rio Amazonas já era conhecido 8 anos antes de Colombo aportar na América Central pelo nome de "Mar dulce" devido ao seu descobridor [não lembro o nome do cara, mas tem vaca no meio: Cara de Vaca ou algo assim] ter achado que havia descoberto um mar de água doce, devido ao tamanho da sua foz.
Espero ter ajudado.
Abs
2006-07-04 11:56:18
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Por Pedro Alvarés Cabral não foi...... Cristovão Colombo, espanhol ja tinha descoberto as américas, mas não tinha chegado a América Latina ( atualmente ) e os portugueses como ja tinham uma noção de mapas para navegação e pelas correntes marinhas foram levados da Costa da África para as continente Americano, para descobrirem novas terras para colonizar.
2006-07-04 11:20:56
·
answer #3
·
answered by Helena 2
·
0⤊
0⤋
ano 1500 - Pedro Álvares Cabral "descobriu" as Terras de Vera Cruz - o Brasil - partindo de Lisboa, não se sabe de certeza, se a caminho da Indía, se por conhecimento da existência de uma terra naquele local (esta situação surge como dúvida devido ao Tratado de Tordesilhas em 1494). Apesar de estar na moda o "achamento" do Brasil, e apesar da existência de tribos indígenas, o Brasil não era do conhecimento do mundo, à altura, civilizado, pelo que foi descoberto. Fizeram-se coisas boas e coisas más, mas quanto a isso a história diz e dirá de sua verdade e julgará ambas.
Não pretendendo ofender ninguém, mas se formos pelo "achamento", nada se descobriu neste mundo, porque existia gente em todos os cantos do mundo e tudo o que usamos já cá estava, faltava era juntar as peças...
2006-07-04 11:12:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋