English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-04 07:15:18 · 1 respostas · perguntado por hermes61 3 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

1 respostas

A lenda do Boi-bumbá

O ponto alto da Festa do Boi é a encenação da lenda do Boi-bumbá. A história é simples: grávida, Mãe Catirina deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vive, o que leva seu marido, o peão Pai Francisco, a matar o animal de estimação de seu patrão. O homem é descoberto e preso. Para salvar o boi, o amo manda chamar um médico e um padre, que acabam conseguindo ressuscitar o animal. Pai Francisco é perdoado e todos iniciam uma grande festa. Trazido do Nordeste, o espetáculo de Parintins ganhou algumas adaptações: o médico virou um pajé, a presença do negro foi substituída pela do índio e a prisão do matador só é conseguida com a ajuda de uma tribo indígena.

Ao som da Marujada (bateria do Caprichoso) ou da Batucada (a do Garantido), os 4 mil brincantes, como são chamados os integrantes de cada torcida, encarnam os personagens da lenda: além do amo do boi, do levantador de toadas (cantor), da sinhazinha da fazenda, da rainha do folclore, dos vaqueiros, do pajé, e é claro, de Pai Francisco e Mãe Catirina, cada “boi” ainda é composto pelo narrador, que conta a lenda e fala sobre os personagens e pelo apresentador, responsável por animar a torcida e narrar a matança do boi. Entretanto, a figura central da encenação fica escondida debaixo da fantasia do boi. É o Tripa, que carregando uma pesada armação, pula e dança sem parar e chega a perder um quilo e meio por noite.

Cerca de 100 mil pessoas chegam à Parintins em junho, entre elas artistas, personalidades, políticos e empresários interessados em se esbaltar na festa de cores, ritmos, música e muita emoção.

2006-07-07 01:29:54 · answer #1 · answered by Beatriz 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers