A Natureza Humana é quem criou o Capitalismo, entre outras criações elaboradas pelo Homem. Ela foi fruto da "evolução" (se é que se pode chamar de evolução) das relações comerciais entre os Estados, as pessoas, até chegar na sua forma atual. Ela reflete muito das contradições da Natureza Humana, como a vontade de crescer e prosperar, que são positivas e o egoísmo e o desrespeito às necessidades do outro e da Natureza, que são extremamente negativas.
Em tese, qualquer regime econômico funcionaria razoávelmente sem grandes sobressaltos, não fosse o egoísmo humano e a sua necessidade de competir, como a de qualquer animal que luta por comida, fêmeas e território. Esse lado do aspecto humano, pouco solidário e muito predatório, é a razão principal (não a única) das distorções que ocorrem sobre qualquer regime e sonho de igualdade e justiça, seja no cristianismo, capitalismo, comunismo, etc..que só funcionam bem no papel, e são pouco exeqüíveis na prática, levam à corrupção das regras estabelecidas (seja lá em que "ismo") em função das vantagens que se obtem ao transgredi-las .
Enquanto não se houver uma cultura mundial (usos e costumes de todos os povos) que consiga dar vazão às necessidades (intrínsecas) instintivas humanas de competitividade (predatória, sobrevivência) sem passar para relações econômicas humanas, que coloquem aceitação de sua Natureza de qualidades e defeitos, sem o "conceito difundido" em qualquer cultura da História, de que "eu tenho as minhas razões e sou correto". "os culpados são os outros", que "justificam" meu egoísmo e à corrupção das regras de qualquer ISMO, sempre seremos reféns do "ISMO" da vez, como somos hoje reféns do Capitalismo, um monstro que hoje dita as regras.
Um monstro de quem hoje nossa civilização é fruto. Um Frankenstein que criamos no início até com boas intenções, mas de cuja capacidade de promover o bem estar de todos, fugiu ao nosso contrôle.
2006-07-03 13:30:20
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
1⤋
capitalismo é reflexo da natureza humana
2006-07-10 14:11:30
·
answer #2
·
answered by Coruja 3
·
0⤊
0⤋
Ha 6.000 anos de história que o mundo é exatamente como está agora e assim será nos próximos 6.000 anos. É altamente previsível. O sol levanta-se e deita-se diariamente ha 6.000 anos. O mar tem ondas uma após a outra ha 6.000 anos em registro. Pessoas são diferentes ha 6.000 anos. As pessoas pensam diferentemente e agem diferentemente. Capitalismo nada mais é do que por em aplicação, ou seja, para se multiplicar, o pequeno excesso do que se tem. Bom ter uma bicicleta não? Prefiro ter duas e alugar a outra. Isso é capitalismo. Fazer render o que te sobra.
A maoir riqueza do capitalismo é um bem de que todos dispõem. É comum a todos! O bem chama-se TEMPO. O que você faz com o uso do seu tempo, é problema exclusivamente seu. É justamente aí, onde todos costumam negligenciar e acabam por encontrar culpados para as suas mazelas pessoais pelo uso indevido e irracional do tempo.
Vejamos: Quantos livros você leu este mês? Quanto aplicou em conhecimentos pessoais e em sua formação pessoal?
Este investimento contínuo dia após dia, mês após mês, ano após ano é que fará a diferença na hora de receber o pagamento do investimento pessoal realizado. Isso é captalismo.
Tempo, investimento e aplicação dos resultados. Tempo é o ingrediente FUNDAMENTAL do sistema.
Ha 6.000 anos o homem é assim e não se mudará isso por decreto!
2006-07-04 04:14:44
·
answer #3
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
0⤊
0⤋
O capitalismo sempre existiu, desde os primórdios...e isso se adequa perfeitamente à natureza humana, por isso, o mundo q vivemos hoje é dominado pelo capitalismo e adaptado à natureza humana...
2006-07-03 12:25:57
·
answer #4
·
answered by Dra.De 3
·
0⤊
0⤋
O Capitalismo é fruto da natureza do homem com certeza, pois deste os primórdios tempos o homem faz "barganhas" e sempre quer sair ganhando nelas, seja por vaidade ou necessidade. A necessidade de levar vantagens e se diferenciar é muito grande e indiferentemente de razões políticas ou Social sempre vai ser assim...infelizmente
2006-07-03 12:25:44
·
answer #5
·
answered by DELL 3
·
0⤊
0⤋
O mundo em que vivemos hoje é fruto do Capitalismo. Ele é uma criação do homem que cresceu tanto que acabou existindo por si só, o homem perdeu o controle do Capitalismo e este passou a controlá-lo. Hoje somos completamente alienados pelo lucro, tanto os dominantes quanto os dominados.
Os dominados por não saberem o seu papel na sociedade (que surgiu com o fordismo) e os dominantes por buscarem o lucro a qualquer custo. O trabalhador precisa disto para sobreviver e o proprietário do lucro para não falir, e isso é uma dependência que evidencisa o controle do Capitalismo sobre o homem.
2006-07-03 12:10:21
·
answer #6
·
answered by Vik 3
·
0⤊
0⤋