English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Educar filhos atualmente é um trabalho de Hércules, e eles não vem com manual. Existe um grupo de apoio aos pais que é ótimo chama-se Amor Exigente, interessante conhecer...

Veja o que achei no site deles...

Impor limites. Ter autoridade, sem ser autoritário, para não sucumbir à tirania do filho. A autoridade quando exercida com equilíbrio é uma manifestação de afeto e traz segurança.

Transmitir valores: O filho precisa de um projeto de vida. Desde pequeno é importante o desenvolvimento de valores, como Ética, Cidadania, Solidariedade, Respeito ao Meio Ambiente, Auto-Estima, ensejando adultos flexíveis e versáteis, que saibam resolver problemas, que estejam abertos ao diálogo, às mudanças e às novas tecnologias.

Valorizar a escola e o estudo: Os educadores erram sim! E os pais também! Pequenas divergências entre a Escola e a Família são aceitáveis e, quiçá, salutares, uma vez que educar é conviver com erros e acertos.

Dar segurança do seu amor: Importa mais a qualidade do afeto que a quantidade de tempo disponível ao filho.

Dedicar respeito e cordialidade ao filho. Tratá-lo-emos com a mesma urbanidade com que tratamos nossos amigos, imprimindo um pouco de nós, pelo diálogo franco e adequado à idade.

Permitir que gradativamente o filho resolva sozinho as situações adversas: "Um filho superprotegido possivelmente será um adulto inseguro, indeciso, dependente, que sempre necessitará de alguém para apoiá-lo nas decisões, nas escolhas, já que a ele foi podado o direito de agir sozinho".

Consentir que haja carências materiais. Cobrir o filho de todas as vontades (brinquedos, roupas passeios, conforto, etc.) é uma imprevidência. Até quando vão perdurar essas facilidades? Disponibilizamos prioritariamente aquilo que não tivemos em nossa infância. Mas cabe a pergunta: estamos lhe dando aquilo que efetivamente tivemos e fomos felizes por isso?

Conceder tempo para ser criança (ou adolescente). Não se deve sobrecarregar o filho com agenda de executivo: esportes, línguas, música, excesso de lições, atividades sociais, etc. Se queimarmos etapas de seu desenvolvimento, ele será um adulto desprovido de equilíbrio emocional. Nosso filho precisa brincar, partilhar, conviver com os amigos, desenvolvendo assim as faculdades psicomotoras e a sociabilização.

Desenvolver bons hábitos alimentares e exercícios físicos. Tais hábitos promovem o bem estar, a auto-estima e a boa disposição para a vida.

Convencer o filho a assumir tarefas no lar: Certamente haverá resistência. Mas, ele deve ter responsabilidades em casa; assumindo algumas tarefas domésticas, como limpar o tênis, fazer compras, lavar a louça, tirar ou colocar a mesa, etc. E indispensável que tenha hábitos de higiene e mantenha arrumado o seu quarto.

2006-07-03 11:33:53 · answer #1 · answered by Rita r 6 · 5 1

Minha experiência, se limita a dois filhos. Mas talvez ajude. A primeira coisa, é que a melhor maneira de se educar, é utilizar o amor. Carinho, palavras de incentivo, atenção e saber dar limites. A religião também ajuda muito. Levar seu filho a frequentar uma religião, qualquer que seja a sua, é um bom investimento futuro. O diálogo nunca pode faltar, firmeza nas decisões também não. Insegurança nem pensar. Se você demonstrar insegurança em alguma atitude em quem ele vai confiar? Então, saiba, por fim, quer ter filhos é "sacrificar" no mínimo duas décadas de sua vida para educar bem. Abraços fraternos

2006-07-03 11:35:09 · answer #2 · answered by Sônia Sant'Anna 5 · 0 0

em primeiro lugar,para existir uma boa educaçao,é necessário,um ambiente de amor e respeito,boa atençao pela criança,e estar atento as perguntas que ela faz

2006-07-03 11:24:51 · answer #3 · answered by aldo 1 · 0 0

rotina, respeito e atividades.
ensine os a ter uma boa rotina, horario para dormir, estudar, etc.
e importante que eles possam fazer algum tipo de esporte porque isso ajuda na vida emocional, social, na confidencia e na saude.
com criancas pequenas, e bom abaixar quando falar come elas, na altura delas e olhar para o rosto dela e dar-he atencao e respeito , assim voce tera o mesmo em volta.
alimentacao tambem e um fator importante. ensine eles a comer alimentos integrais e sem pecado (no minimo nao comer carne de vaca).
e alimentos coloridos com a quimica E fazem eles ficarem muitos ativos e terrives, entao nao de essas coisas para as criancas comerem toda hora.

2006-07-03 10:41:01 · answer #4 · answered by Jerome 2 · 0 0

A criança deve ser educada sabendo respeitar o limite e o espaço dos outros e tendo seu espaço também , é necessário também que ela saiba até onde vai esse espaço. Limitações na hora certa e trabalhar a responsabilidade dessa criança para que ela se torne um adulto responsável em qualquer área de sua vida .

2006-07-03 10:32:14 · answer #5 · answered by vinha 1 · 0 0

Depende da cultura de cada um. Um pai pobre vai educar seu filho de um jeito. Um pai rico vai educar de outro. O que deve ser levado em conta na hora da educação dos filhos é somente a questão de saber prepará-los para situações que o mundo vai exigir dele. Nessa hora é que vc e eles vão saber se vc foi bem sucedido ou não. Veja um exemplo verdadeiro: um pai turco, põe seu filho na mesa e manda que o garoto pule. Ele o pega por duas vezes seguidas. Na terceira ele deixa o garoto cair no chão. Assim que o garoto começa a chorar, o pai o pega e diz: Nunca confie no que os outros disserem. Mesmo que seja quem vc ame muito. Copmo vc vê, cada cultura ensina de um jeito, mas a lição pode ser a mesma que vc ensinaria a seu filho!

2006-07-03 12:17:08 · answer #6 · answered by kiko nova lima 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers