English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-03 09:48:13 · 2 respostas · perguntado por ♡ Lolαh ♡ 3 em Governo e Política Governo

2 respostas

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que instaurou no país. A primeira grande dificuldade pela jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha.

À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político alemão partidos ultranacionalistas, radicalmente contrários ao socialismo. Curiosamente, um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleições presidenciais de 1925 foram vencidas pelo velho Von Hindenburg que, com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano, conseguiu com que a economia do país voltasse a crescer lentamente. Esse crescimento, porém, perdurou somente até 1929.

Foi quando a crise econômica atingiu com tal força a Alemanha, que, em 1932, já havia no país mais de 6 milhões de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhões de desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos dominantes, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num país rico e poderoso. Assim, nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido.

Valendo-se disso, os nazistas passaram a pressionar o presidente e este concedeu a Hitler o cargo de chanceler, chefe do governo. No poder, Hitler conseguiu rapidamente que o Parlamento aprovasse uma lei que lhe permitia governar sem dar satisfação de seus atos a ninguém. Em seguida, com base nessa lei, ordenou a dissolução de todos os partidos, com exceção do Partido Nazista. Em agosto de 1934, morreu Hindenburg e Hitler passou a ser o presidente da Alemanha, com o título de Führer (guia, condutor).

Fortalecido o Führer lançou mão de uma propaganda sedutora e de violência policial para implantar a mais cruel ditadura que a humanidade já conhecera. A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da Educação do Povo e da Propaganda. Esse órgão era encarregado de manter um rígido controle sobres os meios de comunicação, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, símbolos, saudações e palavra de ordem nazista.Já a violência policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropas de elite), das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polícia secreta de Estado) para prender, torturas e eliminar os inimigos do nazismo.

No plano econômico, o governo hitlerista estimulou o crescimento da agricultura, da indústrias de base e sobretudo, da indústria bélica.Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.
O NAZI de onde advém a palavra tão conhecida NAZISMO. Em uma sociedade desestruturada pela guerra, com famintos e desempregados, lança sua plataforma de ação com um plano político e econômico baseado em 25 itens:
1) reunião de todos os Alemães na Grande Alemanha;
2) abolição do Tratado de Versalhes;
3) reivindicação do espaço vital;
4) definição de cidadão: só quem for de sangue Alemão;
5) exclusão dos Judeus da comunidade Alemã;
6) quem não for cidadão estará sujeito às leis dos estrangeiros;
7) quem não for cidadão poderá ser expulso no caso de o Estado não estar em condições de assegurar alimentos à população Alemã;
8) os cargos públicos estão reservados aos cidadãos;
9) o direito e o dever de trabalho;
10) a abolição das rendas não derivadas do trabalho;
11) eliminação da escravidão do interesse;
12) confisco dos lucros de guerra;
13) nacionalização das industrias monopolistas;
14) participação dos trabalhadores nos lucros das grandes empresas;
15) incremento da previdência para a velhice;
16) fortalecimento da classe média;
17) reforma agrária;
18) punição dos usuários, açambarcadores, traficantes do mercado-negro com a pena de morte;
19) substituição do direito romano por um direito Alemão;
20) reforma da escola num sentido nacionalista;
21) proteção da mãe e da criança;
22) criação de um exército popular;
23) limitação da liberdade de imprensa e de arte;
24) liberdade de credo religioso, desde que não contrarie a moralidade da raça germânica; 25) criação de uma forte autoridade central o Reich.

2006-07-08 07:30:16 · answer #1 · answered by Déa 3 · 0 0

Muitas... as principais foram voltadas para a reorganização da economia e da sociedade - normalmente a custa de algum grupo. Existiram leis contra casamento inter-etnicos (um alemão era proibido de casar com uma judia), de controle de acesso ao governo (proibição de cargos publicos para não-arianos)... Mas também teve leis de saude publica - controle contra o cigarro - ou economico - centralização da produção, reativação de aŕeas paradas por causa do fim do exercito (no fim da 1ª guerra).
Houve tb incentivo cientifico e ao cinema - normalmente voltado para provar as teorias supremacistas e entreter a população.
Procure em sites como historiaweb.com.br sobre documentos relativos a isso
abraços

2006-07-04 13:17:54 · answer #2 · answered by Givaldo C 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers