De fato nem tudo na nossa democracia é democrático. No caso dos votos realmente não há democracia. Pois, além de sermos obrigados a votar, não temos o direito de não escolher nenhum candidato. Se votarmos "nulo" ou "em branco", nosso voto é excluído como se não tivéssemos votado, ou seja como se não tivéssemos ido à urna (que de fato fomos por obrigação). Pois se todos os brasileiros votassem nulo ou em branco e somente um brasileiro votasse num candidato, este seria eleito com 100% dos votos válidos. Até o ano de 97 o voto em branco era computado no total de votos válidos, e o voto nulo não era. Caso alguém quisesse registrar seu voto e não votar em nenhum candidato, este deveria votar em branco. Dai, se mais da metade da população votasse em branco nenhum candidato teria maioria dos votos. No caso dos votos nulos, se a maioria votasse nulo, estes votos simplesmente eram desconsiderados e contavam-se só os votos não nulos. Porem, a partir de 97 perdemos o direito de não escolher candidato algum, se anularmos o voto ou votarmos em branco, nosso voto será desconsiderado, mas ainda assim, somos obrigados a comparecer nas urnas para sermos ignorados.
2006-07-02 17:27:22
·
answer #1
·
answered by paulopetrillo 2
·
1⤊
0⤋
Eu acho que se o voto não fosse obrigatório, quatro gatos pingados sairiam num domingo pra votar. Sairiam somente aqueles realmente conscientes da sua função social.
2006-07-02 21:33:39
·
answer #2
·
answered by Biguzita 2
·
0⤊
0⤋
Pq somos uma nação imatura
2006-07-02 20:57:02
·
answer #3
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
0⤊
0⤋
Esta é uma boa pergunta. Porém, acho que a democracia é algo tão novo no país - e já foi interrompida algumas vezes, de modo terrível, diga-se - que acho que a obrigatoriedade do voto exerce até certa pressão educativa na população, no sentido de formação política. Isto eu acho muito positivo. Talvez seja necessário mesmo por um tempo que todos sejam instados a se posicionarem politicamente (mesmo que seja pra anular o voto). Só assim discussões como papel do Estado, economia, educação etc entram no cotidiano das pessoas e a imprensa se obriga a comentar de maneira mais séria, por mais direcionado e viciado que as vezes seja, sobre estes temas.
Mas espero também que um dia - e que esse dia não demore - possamos ir votar por iniciativa própria.
2006-07-02 16:59:24
·
answer #4
·
answered by Yurov 3
·
0⤊
0⤋
Se o voto, não fosse obrigatório, as eleições seriam mais justas e éticas, porque somente pessoas conscientes iriam votar, porém o voto é obrigatório para que o povo que não gosta de política vá votar sem saber o que estar fazendo ali na urna, isso sim, é uma forma de dominação e alienação de um povo, ou seja controle total através do voto obrigatório.
2006-07-02 16:42:55
·
answer #5
·
answered by George Machado 4
·
0⤊
0⤋