1.Em JORNALISMO, a crônica é o relato dos acontecimentos diários separado em seções ou áreas noticiosas. Os jornalistas fazem a crônica policial, esportiva, social etc.
Em cada veículo, há normas mais ou menos estritas para escrever as notícias, pois a redação delas não deve ser pessoal. Para isso fazem-se Manuais de Estilo Jornalístico. O mais famoso no Brasil parece ser o do Estadão (O Estado de São Paulo).
2.Em LITERATURA, a crônica é um gênero (diferente dos contos, das cartas, dos poemas, dos romances etc).
São artigos de jornal, mas escritos em estilo pessoal, versando sobre opiniões, recordações, elaborações, em geral sobre assuntos atuais e contingentes. A linguagem é ágil, crítica, sintética, poética, de bom humor.
Os cronistas têm liberdade de redação e não seguem as normas do Manual de Estilo. Grandes cronistas brasileiros são Rubem Braga, Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo. O primeiro em antigüidade e em qualidade (ainda imbatível) é Machado de Assis.
Os dicionários tendem a dar o enfoque literário, sem considerar o primeiro, puramente jornalístico.
COLUNISTAS sociais ou políticos (como Anselmo Góis), que dão informações ou opiniões pessoais em parágrafos curtos, não são cronistas no sentido literário tradicional. No enfoque jornalístico, são jornalistas que escrevem textos de estilo pessoal (hoje em dia, chama-se simplesmente "coluna"). Não fazem crônica no sentido 1 (pois seu estilo é pessoal) nem no sentido 2 (escrevem sem arte ou com vulgaridade de estilo).
2006-07-03 19:22:15
·
answer #1
·
answered by Francisco V 6
·
2⤊
0⤋
Defino crônica como uma história, em geral verídica, relatada em poucas linhas, ou páginas
2006-07-03 14:28:22
·
answer #2
·
answered by Roberto H 2
·
0⤊
0⤋
Achei diversos, o melhor foi do "Aurélio":
"Texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal e que tem como tema fatos ou idéias da atualidade, de teor artístico, político esportivo, etc., ou simplesmente relativo à vida cotidiana"
2006-07-02 14:02:06
·
answer #3
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
0⤋