Mesmo sendo intrigado pela Filosofia, a religião é ligado ao estudo e ao conhecimento científico, contradizendo a resposta anterior do nosso colega, se o indivíduo está ligado no estudo da filosofia, é possível claramente que esteja também ligado a uma religião. Esta nada mais é que uma crença, onde você acredita que tem um DEUS superior a tudo, que criou o mundo, o ser Filósofo estuda esses fenômenos criados e procura ir além do que possa existir, se aprofundar no inconsciente e chegar num mundo onde jamais existirá, mas sabendo que lá fora, o mundo está, e não podemos transformá-lo, mas podemos explorá-lo. Até o inexistente podemos ver, é um tempo para refletir, esse é o ser Filósofo.
2006-07-03 02:36:13
·
answer #1
·
answered by philosopher 2
·
1⤊
0⤋
Vamos entender: quando a Filosofia aparece, vem combater a religião no sentido de tentar compreender e achar respostas nos próprios eventos. por exemplo, o conformismo que a religão sempre pregou, tipo, "é assim porque Deus quer" ou "tem que ser assim porque é a vontade de Deus". A Filosofia procura a resposta de forma racional, mas sempre respeitando que não existe uma única verdade, mas várias formas de se ver uma mesma coisa.
2006-07-06 09:48:56
·
answer #2
·
answered by Nazar順 2
·
0⤊
0⤋
Não acredito nisto e posso te dar um exemplo dentro da Bíblia.
Veja bem Saulo de Tarso. Era filósofo e religioso. Entretanto por acreditar somente em Deus criador rejeitou Jesus Salvador. Pediu carta aos principais sacerdotes e perseguia homens, mulheres e crianças que falassem em Jesus. Mais tarde ele se arrependeu e tornou-se cristão.
Convenhamos que não é ético nem moral isso, apesar dele ser extremamente religioso e sábio.
2006-07-05 19:59:08
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A religiosidade talvez sim. Mas a religião, creio que não tenha esse papel... Os dogmas já chegam aos fiéis devidamente formatados, nas religiões não cabem questionamentos, como na filosofia. Se você concorda, segue aquela religião, se discorda, existem várias outras... Na filosofia o questionamento é incentivado, e as respostas não vêm prontas nem são colocadas de maneira imposta e inquestionável. Assim, o sujeito constrói sua própria ética e moral a partir de seus questionamentos...
...e ninguém sabe o nome do diabo da música do comercial...rsrs
2006-07-03 22:24:13
·
answer #4
·
answered by Girl 3
·
0⤊
0⤋
Não. Como alguém já respondeu acima, são duas coisas antagônicas. A religião se baseia na fé, que consiste em crer em algo que não pode ser provado. Já a Filosofia procura entender o mundo através do uso da razão (capacidade de correlacionar fatos e dados), cuja sede encontra-se no córtex pré-frontal. A Filosofia é a expressão máxima dos seres humanos evoluídos, ao passo que a Religião (ou ao menos as religiões ocidentais) já morreu e não sabe.
2006-07-03 17:08:54
·
answer #5
·
answered by Professor_oculto 2
·
0⤊
0⤋
Filosofia somente não é cética como a ciência, nem fantástica ( talvez não seja o termo certo ) como a religião.
A filosofia tenta buscar as respostas em todos os sentidos.
Filósofos são apenas pensadores, coisa que não se adquire em faculdade, não pode ser ensinado, e não possui um diploma. Ninguém ensina a pensar, é um dom natural, apenas pode mostrar exemplos e induzir a pessoa que pense sobre isso ou aquilo.
E sim, a religião fez e faz um papel na formação ética e moral tanto que chega a influenciar no modo de pensar das pessoas.
Tal como a caridade, igualdade, etc.
O amor por exemplo é motivo de inspiração à filósofos e religiosos, que assim tentam aplicar em suas vidas.
2006-07-02 16:25:42
·
answer #6
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Religião é vício, assim como comsumir drogas.
Foi incutida na mente temerosa por alguém mais esperto.
O sobrenatural assusta e 'alguém mais esperta' aproveitou-se do temor de pessoas sem convicção para incutir nas suas mentes que o erro cometido seria um pecado.
Daí foi um passo para 'o esperto' criar seres onipresentes e com capacidade de fazer milagres.
E a religião transformou-se no que um bêbado vislumbra no seu estado de embriaguês.
2006-07-02 15:34:37
·
answer #7
·
answered by Tango Sierra 3
·
0⤊
0⤋
Não. Filosofia se baseia na razão e religião na fé. São duas coisas inconciliáveis. Ou você é uma pessoa racional ou é uma pessoa de fé. Não pode ser as duas ao mesmo tempo. Seria contradição.
2006-07-02 15:29:08
·
answer #8
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
0⤋
Nada a ver, religião com filosofia. A religião alienar as pessoas, a filosofia liberta; a religião coloca o homem na condição de inferioridade perante Deus"que nem existe" e perante a igreja, a filosofia coloca o homem no seu devido lugar e maximizar seu potencial; a igreja conduz a um caminho, direcionado sem questionamento, já a filosofia mostra o caminho em varias direções, escolher esta direção, vai do interior de cada pessoa. Bem, há vários exemplos da diferença de religião e filosofia. Seria muito informativo você ler a Alegoria da Caverna de Platão, isto sim é um ensinamento digno a liberdade humana.
2006-07-03 10:02:49
·
answer #9
·
answered by George Machado 4
·
0⤊
1⤋
isso não eh verdade.
Einstein se dizia judeu, mas raramente ia a sinagoga, e tinha ateh pontos de vistas diferentes em sua religiao.
Da vinci era agnostico, portanto não tinha religiao.
Matin luther king era apenas um pastor batista,e lider da comunidade negra. Embora eu admire bastante, ele não criou nada de novo nos campos da ciencia, tecnologia, ou das artes. Se não tivesse sido morto, não seria famoso.
2006-07-02 15:25:13
·
answer #10
·
answered by gerson m 2
·
0⤊
1⤋