A expressão correta é força centripeta. Para entender o seu conceito, é preciso lembrar que todo corpo submetido a forças cuja resultante é nula permanecerá em repouso ou em movimento retílineo uniforme. Dessa forma, para um corpo executar um movimento curvilíneo, é necessário haver uma força orientada para o centro da curva, denominada força centrípeta.
Amarre uma pedra em uma ponta do de um barbante e, segurando na outra, faça com que ela execute um movimento circular no espaço. Você notará que o barbante permanecerá esticado e que você precisará fazer certa força para que não escape de sua mão. Tal, é a força centrípeta.
Em uma curva, o carro empurra a pista para fora, e a pista aplica sobre o carro uma força voltada para dentro, a força centrípeta. Dessa forma, uma pista escorregadia poderá não ter condições para aplicar a força centrípeta necessária, e o carro sairá pela tangente, em linha reta.
2006-07-02 16:39:55
·
answer #1
·
answered by KR 4
·
2⤊
0⤋
Não existe energia centrípeta, mas seria uma energia direcionada ao centro de uma trajetória curvilínea.
2006-07-03 10:49:02
·
answer #2
·
answered by Sabichão 3
·
0⤊
0⤋
Energia direcionada a um ponto central do movimento circulatório.
2006-07-02 13:57:02
·
answer #3
·
answered by Schopenhauer 2
·
0⤊
0⤋
Para entender melhor, imagine a energia inversa. A Centrífuga. CENTRI - FUGA. Fuga do centro. Uma energia que impele os corpos para longe de um determinado centro. Por exemplo: Uma pedra amarrada numa linha quando girada exerce uma força no sentido de fugir da sua mão que é o centro, nesse caso. A centípeta é a força exercida em direção a um determinado centro. Um ralo de pia gera uma força centrípeta, a que você queria saber. A Lua está em órbita da Terra pelo equilíbrio dessas duas forças. A centrípeta que é a força de (atração) gravidade exercida pela Terra sobre ela, e a centrífuga resultante do seu movimento de translação, impelindo a Lua para longe, como no caso da pedra. A lua está quieta lá, porque essas duas forças se equivalem e estão em equilíbrio. Um dia poderão estar diferentes e aí... Ou ela vai embora para o espaço ou choca-se com a Terra.
O dicionário diz: Centrípeto: O que se aproxima ou tenta aproximar-se do eixo de rotação; axípeto
2006-07-02 11:39:10
·
answer #4
·
answered by Alfredo Bernacchi 1
·
0⤊
0⤋
É a energia agregada de um centro e tudo que passa em torno dele.
2006-07-02 11:29:07
·
answer #5
·
answered by Laura Jane S 1
·
0⤊
0⤋
Acho que não é "energia", mas Força Centrípeta.
É a força que empurraria um corpo para o CENTRO de uma curva, por exemplo, ao contrário da força centrífuga, que o empurra para fora.
Não lembro de um exemplo, pelo que peço desculpas, mas tenho certeza que é isso mesmo.
2006-07-02 11:20:50
·
answer #6
·
answered by Rottweiler 5
·
0⤊
0⤋
De acordo com o Tantra, toda a manifestação é baseada num dualismo fundamental: o princÃpio masculino “Purusha” (consciência cósmica) e o princÃpio feminino “Prakriti” (força da natureza cósmica). Mas na base de tudo, a Realidade é a Unidade como um todo indivÃsÃvel (Shiva-Shakti).
Purusha (aspecto masculino) é estático, enquanto Prakriti (aspecto feminino) é a energia cinética da qual o mundo nasce e, na qual o mundo é dissolvido (Sattva – a energia centrÃpeta, Tamas – a energia centrÃfuga “inércia”, e Rajas – a energia rotativa “força cinética”). O poder Universal de Shakti é o movimento primário e o ventre materno dos ciclos recorrentes do Universo (por esta razão considera-se o Tantra como a redescoberta do mistério da mulher e é muitas vezes associado a práticas relacionadas com o culto feminino).
2006-07-02 11:18:44
·
answer #7
·
answered by Carbono 14 2
·
0⤊
0⤋