De modo mais simples, em Portugal, o chefe do governo (1ºministro) é nomeado pelo povo que é soberano. Promulga leis que são anteriormente votadas na Assembleia da República ouvindo os outros partidos (pois cada partido tem a sua tendência, de direita ou de esquerda, e todos têm a sua opinião). A Assembleia representa o povo, ou seja, a opinião de todo o povo. O Presidente da República regula as leis dando o seu parecer e representa o País a nível internacional.
2006-07-06 10:21:52
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O primeiro-ministro, nos países que usam o parlamentarismo, é o chefe do governo, figura máxima do poder executivo. Ele não se confunde com o chefe de Estado, que tem por papel personificar a sua nação e representá-la perante o sistema internacional. O parlamentarismo se distingue do presidencialismo, porque neste caso uma pessoa pode ser a chefe de Estado e o chefe de Governo (como é o caso de nosso presidente).
No parlamentarismo, o primeiro-ministro nomeia um gabinete (com seus ministros, como o de Saúde, Educação, etc) e fica no poder enquanto tiver apoio de seu partido no parlamento. Se nas eleições o número de representantes do partido do primeiro ministro ficar abaixo da maioria, outra pessoa é indicada no seu lugar. Apesar disto, há casos em que o primeiro-ministro renuncia de seu cargo se o seu partido perde um número considerável de representantes, ainda estando na maioria.
Um exemplo de primeiro-ministro é Tony Blair, no Reino Unido, que conseguiu sua posição pelos votos de seu partido, o Trabalhista (Labour Party). Ele é o chefe de governo de seu país, enquanto a Elizabeth II é a chefe de Estado. Como foi dito acima, pressões para que ele renunciasse após as últimas eleições tomaram lugar, apesar de seu partido ainda ser maioria.
2006-07-01 17:12:50
·
answer #3
·
answered by Pietro S. 2
·
0⤊
0⤋