English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Freud em O Mal-Estar na Civilização aponta que o sentimento de culpa, tão necessário para constituir a civilização, é o mesmo que irá destruí-la por conta de se tornar tão insuportável o fardo que recai sobre o indivíduo que é preferível o suicídio. Considerado isto: Será que realmente caminhamos para a auto-destruição?

2006-06-30 10:25:03 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

16 respostas

Freud tinha uma visão determinista do ser humano. Carl Rogers diz que o homem tem uma capacidade impar de tomar conciencia de seu estado, se restabelecer mentalmente e mudar o rumo de sua trajetoria.
É isso que fez surgir apartir da decada de 70 o movimento ecologico e outros.

2006-07-07 11:43:59 · answer #1 · answered by Leonardo D Bastos 3 · 0 0

São vários os indícios. Degradação ambiental(Chegará o dia em que o planeta não mais se regenera) Relação desproporcional entre população e produção de alimentos.Exaustão de recursos hídricos.Desertificação crescente de áreas agricultáveis.

2006-07-14 09:52:47 · answer #2 · answered by Sebastian 2 · 0 0

Acho q o ser humano deixa de ser racional no momento em q ele não pensa nas conseqüências de algo , ou seja , ele não estuda as conseqüências antes de tomar decisões .
Claro , hoje vivemos de uma forma , e na época das colonizações não tinha problema algum em desmatar grandes áreas . Hoje ao contrario o realidade é bem diferente . Mesmo com leis grandes áreas são desmatadas e quem sofre com isso é a Terra , e agora tão tarde o ser humano está percebendo q ele sofre isso tbm . Não é atoa q a temperatura está almentando , isso sem tocar no assunto puluição . O ser humano aos poucos transformou o planeta em q vive em uma bomba relógio , q pode explodir a qualquer momento se o próprio não tomar nenhuma providencia .

2006-07-12 10:57:34 · answer #3 · answered by Aragon 3 · 0 0

Olha, temos que analizar de vários ângulos .primeiro tem a questão do ser humano estar a destruir tudo,tudo;São a camada de ozônio é a falta de agua para breve a natureza e ó meu tio me falou uma vez que o último ser vivo vão ser as micro-bactérias pois vão surgir tanta doença que o ser humano não vai ter nen força para suicidar de tanta doença e dor DEUS NUS LIVRE vamos aproveitar o máximo agora e cooperar com o planeta Valeu ?????? té mais e se cuida.......

2006-07-12 03:25:37 · answer #4 · answered by Luis A 1 · 0 0

acredito que muitos caminham , outros correm e a maioria é arrastada contra sua vontade. A natureza do HOMEM é ser perverso, competitivo e egoísta. Alguns que vêem a LUZ se diferenciam da maioria e conseguem fazer algo de bom pelo planeta e pelos outros, mas mesmo assim serão arrastados rumo à destruição pelos que visam a satisfação de seus baixos instintos. Os "cupins" que devoram o barco em que viajam sabem que vão se danar mas não conseguem fugir à sua natureza de serem cupins.

2006-07-11 22:51:04 · answer #5 · answered by EEL 2 · 0 0

Existem duas visões de mundo: a pessimista e a otimista. A visão pessimista prega o fim de tudo e de todos; já a visão otimista prega o contínuo desenvolver de tudo.

Sobre a culpa recai sobre as religiões sobre a origem do pecado do homem e sua conciliação com Deus. Com o passar dos anos o homem tende mais a ter uma visão de si sobre o mundo. Visão esta que abre os horizontes e permite ao homem ser mais feliz e pree homem ser mais feliz e preencher o vazio que decorre do caos.

A auto-destruição são para os "loucos" aqueles que não encontraram uma razão boa para construir o paraíso aqui na terra. Sob esta ótica, viver é caminhar para a florescência, é um desenvolver, apesar dos tropeços, quase que contínuo, rumo a felicidade.

2006-07-11 16:19:09 · answer #6 · answered by Max Diniz Cruzeiro 3 · 0 0

Discordo de Freud.
O caminho para a auto-destruição começa na falta de educação do indivíduo, que vive em seu próprio mundinho.

2006-07-09 20:43:34 · answer #7 · answered by MESQUITÃO 2 · 0 0

FREUD não te disse que o sentimento de culpa tem cura?

2006-07-09 02:21:24 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

acredito que o caminho é feito ao caminhar

portanto as possibilidades de destruição e sobrevivência tem as mesmas chances

porém, por concordar com Freud, acredito que cada um de nós pode "construir" o futuro que queremos, conhecendo melhor o MEDO e a CULPA (que dele advém), lidando melhor com ele e principalmente ganhando conhecimento suficiente para, com coragem, mudar o que está errado sem medo nem culpa!

2006-07-08 22:24:41 · answer #9 · answered by marcia_sisi 1 · 0 0

sim o homem caminha a passos de dominador do mundo quando seus limites forem atingidos e suas fronteiras terminarem voltaremos a essência da vida e a destruiremos como se não viéssemos dela.

2006-07-08 18:16:08 · answer #10 · answered by PETRALHA VAVA 3 4 · 0 0

O ser humano tem extinto de sobrevivencia, caso isso acontecer, justamente por ser racional, talvez encontre a solução para resolver essa questão!!! Por outro lado, se formos analisar, o homem ja esta em auto-destruição, jah que vemos e não de hoje, tantas guerras, miséria, violência!!!!
A falta de consciência, de respeito, e de amor ao próximo não só prejudica aos outros mas como a nós mesmos, pois a mesma pessoa a quem negamos ajuda hoje, pode estar cometendo por desepero ou necessidade um crime amanhã!!! E isso pode ser contra mim, ou contra você ou contra qualquer outro "inocente" que esteja por aí...

2006-07-08 10:28:09 · answer #11 · answered by YOJANNYNHA 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers