É assim, considerando a História, não se conseguiu nenhuma prova concreta da existência de Jesus até agora. Nenhum arqueólogo descobriu qualquer vestígio até agora que se possa relacionar diretamente com a existência real de Jesus. O Santo Sudário até hoje gera polêmica, mas por datação do carbono 14 (que determina a idade provável de um objeto) o santo sudário tem uns 1000 anos menos que Jesus. Todos os locais na Terra Santa, designados como o de nascimento, de crucificação ou mesmo a sepultura de Jesus, não têm qualquer comprovação histórica. Estes lugares foram estabelecidos como sendo o de nascimento, morte, etc, a partir dos sonhos e de informações - nem sempre confiáveis - que a mãe do imperador romano Constantino, que entrou pra História como Santa Helena teria tido e recebido. Mas isto foi praticamente 4 séculos após a vida e morte de Cristo.
Então oficialmente, considerando a História oficial, e os meios empregados para se estabelecer o que existiu ou aconteceu de verdade, Cristo por enquanto, carece de comprovação histórica, para que se possa afirmar que existiu realmente. Mas é claro que para todo bom cristão ele existiu.
2006-07-01 15:23:19
·
answer #1
·
answered by locacinoca 3
·
4⤊
0⤋
Não sei responder essa pergunta. Mas o que sei é que nunca foi apresentada nenhuma prova real de que ele existiu de verdade.
2006-06-30 05:19:15
·
answer #2
·
answered by ComoAssim? 2
·
2⤊
0⤋
Uhn! sempre tive a opinião de que seja Deus ou Jesus, sua criação é uma espécie de feitiche humano. Pensar que havia a necessidade de um meio que causasse medo e que respondesse ao homem as perguntas que ele não possuia resposta. Talvez exista uma forma superior realmente, porém, creio que ele não é representando pelas instituições que aqui existem, afinal: Inquisição e roubalheira, não é algo de muita crença ! A humildade pregada e vista no palácio do papa e nas grandes fazendas pessoais dos pastores... o mundo é um sistema capitalista que tornou a fé um meio de consumo!
2006-06-30 05:24:28
·
answer #3
·
answered by Camille Claudel 3
·
1⤊
0⤋
ecu não sou fanático por nenhuma religião,mas a existencia de Cristo não pode ser contestada,porque bem antes de Jesus,existiu Cleópatra,Nero e muitas personagens que ninguem contesta,porque então contestar sua existencia?
2016-12-14 03:11:24
·
answer #4
·
answered by lipskar 4
·
0⤊
0⤋
Não foi criado por judeus. Aliás o judaísmo helênico foi o que mais se aproximou do cristianismo, mas depois desapareceu com a ascensão deste. Mas a história do cristianismo só exite em relatos, não existe prova científica. Existe sim, comprovações da não existência, quando não se comprova a exitência (ficou confuso?) Leia sobre o imperador Constantino e a viagem de sua mãe Helena à Belém na mesma época, digo 300 anos depois do suposto nascimento. Cristianismo foi criado como uma religião de Estado, Romano no caso, para combater as revoltas dos escravos, muitas vezes judeus escravizados e outros bárbaros(que não tinham religião), constantemente maltratados.
2015-04-04 08:11:07
·
answer #5
·
answered by Tux 1
·
0⤊
0⤋
Acredito que sim.
Já faz um tempo que me afastei de religiões, mas, independente disso, sempre considerei Jesus uma pessoa real, que já existiu, porque ele me parece real. Mas, não como as escrituras falam. Gosto muito de filmes como "A ultima tentação de Cristo" ou até mesmo livros como o da Anne Rice que procuram mostrar lado humano e confuso de Jesus.
Acho que, ainda existem muitas coisas que o homem não compreende, mas, independente de tudo, é preciso acreditar.
Nunca se teve um documento de Sócrates também, no entanto, veja todos os seus estudos e seus ensinamentos sobre o homem! A busca do conhecimento, o verdade sobre nossa própria ignorância!
Mais do que tudo, independente de sua existência, acho que o que vale são os ensinamentos, a marca que seus espíritos reais ou imaginários deixaram. Abandonei a igreja católica pela hipocrisia de seus seguidores, mas, sempre tentei ver o mundo e as pessoas com a perspectiva de que é preciso amar ao próximo, ajudar uns aos outros, independente de uma interferência divina, e sim porque somos humanos, e como humanos e irmãos devemos nos importar uns com os outros.
Sintetizando, acredito, realmente, na existência de Jesus. Mesmo sem nenhuma prova histórica, as marcas que ele deixou no mundo são suficientemente reais para mim, marcas de sua existência.
2014-04-04 09:31:43
·
answer #6
·
answered by Anelise 2
·
0⤊
0⤋
CLARO QUE SIM!
Jesus de Nazaré, Jesus Nazareno ou Jesus da Galiléia (8-4 a.C. – 29-36 d.C.) nasceu em Belém com o nome de Yeshua ben(bar)-Yoseph, ou seja, Jesus filho de José. É considerado o fundador e a figura mais importante da religião cristã, na qual ele é chamado Jesus Cristo, é tido como um rabino especial (Messias) pelo judaísmo messiânico, é um grande profeta para os adeptos do islamismo e possui papel importante também em várias outras religiões.
O nome Jesus (do hebraico, Yeshua), significa "Salvador", ou "auxílio do Senhor" (Yah). Seus discípulos o chamavam Messias, ou "o ungido do Senhor". O nome Cristo vem do grego Χριστός (Christós), que significa "Ungido". Os cristãos consideram-no o filho de Deus e, para a maioria das entidades cristãs, também o próprio Deus, enviado à Terra para salvar a humanidade.
Sua influência foi provavelmente maior que a de qualquer outra pessoa que jamais tenha existido. Seus ensinamentos sobre o amor e a fraternidade uniram pessoas de muitos lugares, fazendo com que o cristianismo se tornasse o grupo religioso mais difundido em todo o mundo, como é hoje. Maomé, o fundador do Islã, via em Jesus um grande profeta e adotou muitas de suas idéias. Os princípios de igualdade, responsabilidade e cuidado com os desvalidos da democracia também tem base nas lições de Jesus.
2006-07-04 09:57:06
·
answer #7
·
answered by ♡•Joana•♡ 3
·
0⤊
1⤋
Existem diversas versões acerca da existência de Jesus,uma delas, a que considero mais provável, é a de que Jesus era um profeta, mas não filho de Deus, que era carismático e por isso possuía diversos seguidores. Um dos evangelhos apócrifos diz que ele viveu, dos dez aos trinta anos, aproximadamente, numa espécie de templo ou monastério, isolado do mundo, sem contato com os familiares, meditando e aprendendo artes como levitação e indução ao coma voluntário, baixando a pulsação a níveis baixíssimos. Logo, ele pode muito bem ter sido crucificado e dado como morto, sem milagre nenhum, pois estaria utilizando as técnicas aprendidas durante seus quase 20 de reclusão.
2006-07-01 12:30:28
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Minha opinião eu creio em Jesus Cristo e acredito que tenha existido!!! este fato foi comprovado?
mas existem muitas pessoas que não creem!!
Princess.
2006-06-30 05:25:34
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Eu creio que existiu!!!! E também já foi provado!
2006-06-30 05:52:32
·
answer #10
·
answered by Ps 3
·
1⤊
3⤋